A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II."— Transcrição da apresentação:

1 CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II

2 DEFINIÇÃO DE CONVECÇÃO A convecção é a forma de transmissão do calor que ocorre principalmente nos fluidos (líquidos e gases). Diferentemente da condução onde o calor é transmitido de átomo a átomo sucessivamente, na convecção a propagação do calor se dá através do movimento do fluido envolvendo transporte de matéria.

3 Quando uma certa massa de um fluido é aquecida suas moléculas passam a mover-se mais rapidamente, afastando-se, em média, uma das outras. Como o volume ocupado por essa massa fluida aumenta, a mesma torna-se menos densa. A tendência dessa massa menos densa no interior do fluido como um todo é sofrer um movimento de ascensão ocupando o lugar das massas do fluido que estão a uma temperatura inferior. A parte do fluido mais fria (mais densa) move-se para baixo tomando o lugar que antes era ocupado pela parte do fluido anteriormente aquecido. Esse processo se repete inúmeras vezes enquanto o aquecimento é mantido dando origem as chamadas correntes de convecção. São as correntes de convecção que mantêm o fluido em circulação.

4

5

6

7 DEFINIÇÃO DE RADIAÇÃO É o processo de transmissão de calor através de ondas eletromagnéticas ( ondas de calor). As partículas de um corpo, sejam eles átomos ou moléculas, a uma certa temperatura estão em permanente agitação. Sendo assim, sempre que as partículas, átomos ou moléculas, do corpo oscilam, vibram, existe emissão de radiação eletromagnética. Todos os corpos emitem radiação eletromagnética como consequência da agitação térmica das partículas que os constituem. As frequências e amplitudes das ondas electromagnéticas emitidas dependem das frequências e amplitudes das vibrações das partículas.

8 A radiação térmica é a energia radiante emitida pelos corpos em virtude de sua temperatura. Todos os corpos, a uma temperatura acima do zero absoluto, emitem radiação térmica. A energia radiativa propaga-se através de ondas eletromagnéticas, caracterizadas pelo comprimento de onda λ [μm=10-6m] ou freqüência f [Hz].

9 Ao contrário da condução e convecção, a transferência de calor por radiação pode ocorrer entre dois corpos, mesmo quando estão separados por um meio mais frio do que ambos.

10

11

12 Um meio material não é necessário para este tipo de processo; a radiação é a única possibilidade de transferência de calor no vácuo. Se o material for semitransparente (vidros, cristais incolores, gases a altas temperaturas...) a radiação que sai do corpo por suas superfícies exteriores é o resultado de emissões ocorrentes em todos as profundidades dentro do material, é um fenômeno global ou volumar. Se o material for opaco radiação térmica (metais, madeiras...) a radiação emitida pelo corpo tem origem no material na vizinhança imediata da superfície, a emissão é superficial.


Carregar ppt "CONVECÇÃO E RADIAÇÃO DE CALOR FENÔMENOS DE TRANSPORTES II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google