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PublicouLeonardo De Armas Alterado mais de 9 anos atrás
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PHISHING Alexsandra, Cleiton, Lucas
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Origens do phishing O primeiro uso documentado da palavra "phishing" se deu em 1996. Muitas pessoas acreditam que se originou como uma ortografia alternativa para "fishing", "pescaria" em inglês, como em "pescar informações".
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Conceito Phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir informações sensíveis, tais como senhas e números de cartão de crédito, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial, como um correio ou uma mensagem instantânea.
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Phishing Clássico
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1 3 4 2 1 – Cumprimentos genéricos 2 – Solicitação de informações 3 – Ameaça 4 – Links falsificados
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O phishing consiste em uma série de etapas.
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Etapas do processo de phishing 1. Planejamento - os phishers decidem qual empresa mirar e determinam como conseguir endereços de e-mail de clientes dessa empresa. Eles muitas vezes usam as mesmas técnicas de correio em massa e coleções de endereços que os spammers;
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Etapas do processo de phishing 2. Organização - uma vez que eles sabem qual empresa lograr e que serão suas vítimas, os phishers criam métodos de entrega de mensagem e coleta de dados. Mais freqüentemente, isso envolve endereços de e-mail e páginas da web; Ocasionalmente, pode envolver a criação de softwares de coleta de informações.
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Etapas do processo de phishing 3. Ataque - este é o passo com que as pessoas estão mais familiarizadas - o phisher envia uma mensagem falsificada que parece ser de fonte respeitável;
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Etapas do processo de phishing 4. Coleção - os phishers registram as informações que as vítimas digitam nas webpages ou janelas de popup;
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Etapas do processo de phishing 5. Roubo de identidade e fraude - os phishers usam a informação que eles coletaram para fazer compras ilegais ou ainda cometer fraudes.
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Apelos Uma série de apelos é utilizada para que o usuário não ignore a mensagem.
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Mensagens de Bancos e Cartões
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Mensagens de Órgãos Governamentais
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Mensagens de Lojas
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Lojas
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Cobranças
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Promoções
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Cartões/Mensagens sentimentais
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Noticias
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Apelo sentimental
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Apelo Humoristico
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Apelo Sexual
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Apelo Pessoal
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Técnicas de Phishing Manipulação dos dados do Rementente das mensagens Manipulação de Links presentes nas mensagens http://www.orkut.com/Settings.aspx
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Técnicas de Phishing Por fim, os e-mails tendem a levar o usuário a uma das seguintes situações: 1)Acesso a sites falsificados que solicitam dados 2)Instalação de softwares maliciosos Softwares capazes de capturar dados sensíveis, como senhas (keyloggers), Abrir o computador a ataques posteriores (trojans), e permitir distribuir mais e-mails de phishing ou hospedar webages de phishing e bots para salas de bate papo Envenenamento de cache DNS (pharming)
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Outras Formas de Phishing mensagens instantâneas mensagens de texto de telefones celulares (SMS) salas de chat anúncios falsos tipo banner falsos vídeos que solicitam a instalação de plugins quadros de mensagens e listas de endereços sites falso de procura e ofertas de emprego barras de ferramentas falsas de navegadore
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Prejuízos Brasil Prejuízo médio por incidente no Brasil: 920 reais em 2007 Prejuízo no setor bancário do Brasil: 300 milhões de reais de prejuizo em 2007 Fontes: Febraban, FGV, Symantec e Consumer Reports
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No Mundo 13.776 ataques de phishing ligados a 5.259 websites aconteceram em agosto de 2005. Eles miraram 84 empresas diferentes, mas 3 delas receberam 80% dos ataques. 85% dos ataques miraram bancos e outras instituições financeiras. 7,9 milhões de mensagens de phishing são enviadas diariamente no mundo (2007) Fontes: Febraban, FGV, Symantec e Consumer Reports, Antiphishing.org
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Formas de Defesa Analisar o conteúdo dados mensagens (links, forma de escrita) Nunca responder ao e-mail Não clicar nos links Relatar o ocorrido à empresa presente no e- mail Utilizar clientes de e-mail decentes, com proteção anti-phishing (tal como GMail)
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