A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Algar Educa 1º Encontro de Educadores 2012 Polo Balsas Polo Porto Franco.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Algar Educa 1º Encontro de Educadores 2012 Polo Balsas Polo Porto Franco."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Algar Educa 1º Encontro de Educadores 2012 Polo Balsas Polo Porto Franco

2 Síntese Geral da Formação Presencial de Educadores

3 Datas do encontro: 16 e 17 de março Local: Balsas/MA CargosNúmero de participantes presentes Professores27 Coordenadores Pedagógicos 18 Diretores4 Técnicos de Secretaria4 Total: 53 participantes presentes* * 2 participantes (Zélia Barbosa de Freitas e Rejane Martins Hartmann) representaram duas instituições no encontro de Balsas, por isso, na lista de presença são contados 55 participantes/assinaturas.

4 Datas do encontro: 19 e 20 de março Local: Porto Franco/MA CargosNúmero de participantes presentes Professores18 Coordenadores Pedagógicos4 Diretores18 Técnicos de Secretaria4 Total: 44 participantes presentes

5 *2 participantes (Zélia Barbosa de Freitas e Rejane Martins Hartmann) representaram duas instituições no encontro de Balsas, por isso, na lista de presença são contados 55 participantes/assinaturas.

6 Resumo da Pauta Objetivo do Encontro – Retomar os princípios gerais do Programa Algar Educa, tal como foi em 2011 para dar continuidade em – Discutir a relação entre as dimensões do ensino de Língua portuguesa e a noção de desenvolvimento humano. – Experimentar modelos de análise da aula de português, com subsídio nos quais será possível elaborar propostas de intervenção na escola. Conteúdos – Apresentação do Programa e das perspectivas para – As dimensões do ensino da língua portuguesa e sua relação com a educação integral e o desenvolvimento humano. – Modelos de análise das dimensões do ensino da língua portuguesa nas aulas de português (análise de livros, relatos de experiência e aulas gravadas).

7 Irandé ANTUNES, Aula de português – Encontro & Interação. São Paulo: Parábola, 2003 (Este livro faz parte da Biblioteca do Professor, do MEC) Irandé ANTUNES, Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2010 (Este livro faz parte da Biblioteca do Professor, do MEC) Suzana HERCULANO-HOUZEL, O cérebro nosso de cada dia. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007 Suzana HERCULANO-HOUZEL, Cérebro: guia do proprietário. São Paulo: ATTA, 2002 (DVD) Suzana HERCULANO-HOUZEL, Neurociência do aprendizado. São Paulo: ATTA, 2002 (DVD) Elvira Souza LIMA, Neurociência e Aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, Elvira Souza LIMA, Neurociência e Leitura. São Paulo: Inter Alia, Elvira Souza LIMA, Neurociência e Escrita. São Paulo: Inter Alia, Maira Teresa A. FREITAS & Sérgio Roberto COSTA, Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: Editora da UFJF, Bibliografia Básica

8 Avaliações – Polo Balsas e Polo Porto Franco

9 Do total de 53 participantes presentes em Balsas, 41 (77,35%) responderam à avaliação. Os participantes que se abstiveram de responder à avaliação foram: Nome do participanteCargo/ Instituição Francinete Moreira LopesTécnica da SME Altair Berreza Goes Fonseca Professora – EM Eliezilda Coelho da Rocha Raimunda Nunes Pimentel Professora – EM Elias Alfredo Cury Ana Felix Carvalho Fernandes Professora – EM João Botelho Filho Rejane Martins Hartmann Professora – EM Joaquim Coelho e Silva Maria da Cruz de Sousa Almeida CP – EM Joaquim Coelho e Silva Maria Alice de Carvalho Barros Professora – EM Luiz Rocha Junior Analice Melo França Professora – EM Maria Justina Serrão Adriana Maria dos Anjos Queiroz Diretora – EM Nossa Senhora Aparecida Arlete Félix Brito Ferreira CP – EM Padre Ângelo de Lassalandra Horacina Maria Arrais de Souza CP – Senador Alexandre Costa Anaídes Pereira Bucar Diretora – UI Alexandre Pires

10 Do total de 44 participantes presentes em Porto Franco, 35 (79,54%) responderam à avaliação. Os participantes que se abstiveram de responder à avaliação foram: Nome do participanteCargo/ Instituição Evanilde Moura MeloDiretora – UE Antonio Raimundo de Moura Sebastiana Solidade BarrosDiretora – UI Clarindo Santiago Maria Sonha Alves Santos Diretora – UE João Walcácer de Oliveira Antonia Tenório Feitosa Almeida Professora – UE João Walcácer de Oliveira Leny dos Santos Conceição Brito Diretora – UI Francisco Pereira Primo Teresa Lucia Bandeira dos Reis Diretora – EM São Raimundo Tito Antonio de Andrade Professor – EM São Raimundo Maria Conceição de Morais Marinho Aguiar Técnica da SME Maria Ricarte de Sousa Técnica da SME

11 Os dados do gráfico a seguir apresentam o consolidado da avaliação dos polos do Maranhão – Balsas e Porto Franco. Nos próximos slides, o desempenho de cada item é avaliado por polo.

12 Síntese Geral dos Comentários e Sugestões nos Polos do Maranhão Das 76 avaliações respondidas pelas participantes (41 em Balsas e 35 em Porto Franco), 39 apresentaram comentários ou sugestões (51,31%) (21 em Balsas e 18 em Porto Franco). Classificando essas sugestões usando as mesmas categorias (conteúdo, metodologia, infraestrutura, duração e formadores) da primeira parte da avaliação, o resultado é o que está indicado nas tabelas a seguir. ComentárioFrequência* no total das 39 avaliações com comentários Destaque e elogios à importância do tema e do conteúdo da formação para a prática pedagógica. 43,5% (17 vezes) Categoria 1: Conteúdo * A frequência considera apenas as 39 (100%) avaliações com comentários

13 ComentáriosFrequência* no total das 39 avaliações com comentários Elogios para a organização/metodologia do encontro. 12,8% (5 vezes) Solicitação de que trechos do encontro sejam filmados, e que os DVDs sejam disponibilizados aos participantes. 2,56% (1 vez) Desenvolvimento de mais atividades práticas, para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula. 5,12% (2 vezes) Categoria 2: Metodologia * A frequência considera apenas as 39 (100%) avaliações com comentários

14 ComentárioFrequência no total das 39* avaliações com comentários O tempo da formação foi considerado adequado e suficiente para discussões e realização de atividades. 2,56% (1 vez) Solicitação de que a carga horária da formação seja ampliada. 5,12% (2 vezes) Categoria 3: Duração * A frequência considera apenas as 39 (100%) avaliações com comentários

15 ComentárioFrequência* no total das 39 avaliações com comentários Solicitação de que o número de professores participantes seja ampliado. 10,2% (4 vezes) Categoria 4: Infraestrutura ComentárioFrequência* no total das 39 avaliações com comentários Elogios aos formadores.30,7% (12 vezes) Categoria 4: Formadores * A frequência considera apenas as 39 (100%) avaliações com comentários

16 Nos próximos slides, são apresentados gráficos com o desempenho dos itens avaliados pelos participantes no polo Balsas.

17

18

19

20

21

22 Sugestões Das 41 avaliações recebidas, em Balsas, 21 (51,21%) vieram com comentários nas Sugestões e Comentários. Nas demais, esse item opcional não foi preenchido. Classificando essas sugestões usando as mesmas categorias (conteúdo, metodologia, infraestrutura, duração e formadores) da primeira parte da avaliação, o resultado é o que está indicado nas tabelas a seguir.

23 Categoria 1: Conteúdo * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 21 avaliações com comentários Destaque e elogios à importância do tema e do conteúdo da formação para a prática pedagógica. 47,6 % (10 vezes)

24 Categoria 2: Metodologia * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários ComentáriosFrequência* no total das 21 avaliações com comentários Elogios para a organização/metodologia do encontro. 9,5 % (2 vezes) Desenvolvimento de mais atividades práticas, para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula 9,5 % (2 vezes)

25 Categoria 3: Duração * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 21 avaliações com comentários Solicitação de que a carga horária da formação seja ampliada. 9,5% (2 vezes)

26 Categoria 4: Infraestrutura * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 21 avaliações com comentários Solicitação de que o número de professores participantes seja ampliado. 4,8 % (1 vez)

27 Categoria 5: Formadores * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 21 avaliações com comentários Elogios aos formadores.33,33 % (7 vezes)

28 Nos próximos slides, são apresentados gráficos com o desempenho dos itens avaliados pelos participantes no polo Porto Franco.

29

30

31

32

33

34 Sugestões Das 35 avaliações recebidas, em Porto Franco, 18 (51,42%) vieram com comentários nas Sugestões e Comentários. Nas demais, esse item opcional não foi preenchido. Classificando essas sugestões usando as mesmas categorias (conteúdo, metodologia, infraestrutura, duração e formadores) da primeira parte da avaliação, o resultado é o que está indicado nas tabelas a seguir.

35 Categoria 1: Conteúdo * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 18 avaliações com comentários Destaque e elogios à importância do tema e do conteúdo da formação para a prática pedagógica. 38,8% (7 vezes)

36 Categoria 2: Metodologia * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários ComentáriosFrequência* no total das 18 avaliações com comentários Elogios para a organização/metodologia do encontro. 16,6% (3 vezes) Solicitação de que trechos do encontro sejam filmados, e que os DVDs sejam disponibilizados aos participantes. 5,5% (1 vez)

37 Categoria 3: Duração * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 18 avaliações com comentários O tempo da formação foi considerado adequado e suficiente para discussões e realização de atividades. 5,5% (1 vez)

38 Categoria 4: Infraestrutura * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 18 avaliações com comentários Solicitação de que o número de professores participantes seja ampliado. 16,6% (3 vezes)

39 Categoria 5: Formadores * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 18 avaliações com comentários Elogios aos formadores.27,7% (5 vezes)

40 Algar Educa Assessoria Educacional Criação Consultoria Av. Santo Amaro, 1817, sala – São Paulo, SP (11) (34)


Carregar ppt "Programa Algar Educa 1º Encontro de Educadores 2012 Polo Balsas Polo Porto Franco."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google