A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Encontro de Educadores 2012

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Encontro de Educadores 2012"— Transcrição da apresentação:

1 1º Encontro de Educadores 2012
Programa Algar Educa 1º Encontro de Educadores 2012 Polo Balsas Polo Porto Franco

2 Síntese Geral da Formação Presencial de Educadores

3 Datas do encontro: 16 e 17 de março Local: Balsas/MA
Cargos Número de participantes presentes Professores 27 Coordenadores Pedagógicos 18 Diretores 4 Técnicos de Secretaria Total: 53 participantes presentes* * 2 participantes (Zélia Barbosa de Freitas e Rejane Martins Hartmann) representaram duas instituições no encontro de Balsas, por isso, na lista de presença são contados 55 participantes/assinaturas.

4 Datas do encontro: 19 e 20 de março Local: Porto Franco/MA
Cargos Número de participantes presentes Professores 18 Coordenadores Pedagógicos 4 Diretores Técnicos de Secretaria Total: 44 participantes presentes

5 *2 participantes (Zélia Barbosa de Freitas e Rejane Martins Hartmann) representaram duas instituições no encontro de Balsas, por isso, na lista de presença são contados 55 participantes/assinaturas.

6 Resumo da Pauta Objetivo do Encontro
Retomar os princípios gerais do Programa Algar Educa, tal como foi em 2011 para dar continuidade em 2012. Discutir a relação entre as dimensões do ensino de Língua portuguesa e a noção de desenvolvimento humano. Experimentar modelos de análise da aula de português, com subsídio nos quais será possível elaborar propostas de intervenção na escola. Conteúdos Apresentação do Programa e das perspectivas para 2012. As dimensões do ensino da língua portuguesa e sua relação com a educação integral e o desenvolvimento humano. Modelos de análise das dimensões do ensino da língua portuguesa nas aulas de português (análise de livros, relatos de experiência e aulas gravadas).

7 Bibliografia Básica Irandé ANTUNES, Aula de português – Encontro & Interação. São Paulo: Parábola, 2003 (Este livro faz parte da Biblioteca do Professor, do MEC) Irandé ANTUNES, Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2010 (Este livro faz parte da Biblioteca do Professor, do MEC) Suzana HERCULANO-HOUZEL, O cérebro nosso de cada dia. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007 Suzana HERCULANO-HOUZEL, Cérebro: guia do proprietário. São Paulo: ATTA, 2002 (DVD) Suzana HERCULANO-HOUZEL, Neurociência do aprendizado. São Paulo: ATTA, 2002 (DVD) Elvira Souza LIMA, Neurociência e Aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, Elvira Souza LIMA, Neurociência e Leitura. São Paulo: Inter Alia, Elvira Souza LIMA, Neurociência e Escrita. São Paulo: Inter Alia, Maira Teresa A. FREITAS & Sérgio Roberto COSTA, Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2002.

8 Avaliações – Polo Balsas e Polo Porto Franco

9 Do total de 53 participantes presentes em Balsas, (77,35%) responderam à avaliação. Os participantes que se abstiveram de responder à avaliação foram: Nome do participante Cargo/ Instituição Francinete Moreira Lopes Técnica da SME Altair Berreza Goes Fonseca Professora – EM Eliezilda Coelho da Rocha Raimunda Nunes Pimentel Professora – EM Elias Alfredo Cury Ana Felix Carvalho Fernandes Professora – EM João Botelho Filho Rejane Martins Hartmann Professora – EM Joaquim Coelho e Silva Maria da Cruz de Sousa Almeida CP – EM Joaquim Coelho e Silva Maria Alice de Carvalho Barros Professora – EM Luiz Rocha Junior Analice Melo França Professora – EM Maria Justina Serrão Adriana Maria dos Anjos Queiroz Diretora – EM Nossa Senhora Aparecida Arlete Félix Brito Ferreira CP – EM Padre Ângelo de Lassalandra Horacina Maria Arrais de Souza CP – Senador Alexandre Costa Anaídes Pereira Bucar Diretora – UI Alexandre Pires

10 Do total de 44 participantes presentes em Porto Franco, 35 (79,54%) responderam à avaliação. Os participantes que se abstiveram de responder à avaliação foram: Nome do participante Cargo/ Instituição Evanilde Moura Melo Diretora – UE Antonio Raimundo de Moura Sebastiana Solidade Barros Diretora – UI Clarindo Santiago Maria Sonha Alves Santos Diretora – UE João Walcácer de Oliveira Antonia Tenório Feitosa Almeida Professora – UE João Walcácer de Oliveira Leny dos Santos Conceição Brito Diretora – UI Francisco Pereira Primo Teresa Lucia Bandeira dos Reis Diretora – EM São Raimundo Tito Antonio de Andrade Professor – EM São Raimundo Maria Conceição de Morais Marinho Aguiar Técnica da SME Maria Ricarte de Sousa

11 Os dados do gráfico a seguir apresentam o consolidado da avaliação dos polos do Maranhão – Balsas e Porto Franco. Nos próximos slides, o desempenho de cada item é avaliado por polo.

12 Síntese Geral dos Comentários e Sugestões nos Polos do Maranhão
Das 76 avaliações respondidas pelas participantes (41 em Balsas e 35 em Porto Franco), 39 apresentaram comentários ou sugestões (51,31%) (21 em Balsas e 18 em Porto Franco). Classificando essas sugestões usando as mesmas categorias (conteúdo, metodologia, infraestrutura, duração e formadores) da primeira parte da avaliação, o resultado é o que está indicado nas tabelas a seguir. Categoria 1: Conteúdo Comentário Frequência* no total das 39 avaliações com comentários Destaque e elogios à importância do tema e do conteúdo da formação para a prática pedagógica. 43,5% (17 vezes) * A frequência considera apenas as 39 (100%) avaliações com comentários

13 Categoria 2: Metodologia Comentários
Frequência* no total das 39 avaliações com comentários Elogios para a organização/metodologia do encontro. 12,8% (5 vezes) Solicitação de que trechos do encontro sejam filmados, e que os DVDs sejam disponibilizados aos participantes. 2,56% (1 vez) Desenvolvimento de mais atividades práticas, para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula. 5,12% (2 vezes) * A frequência considera apenas as 39 (100%) avaliações com comentários

14 Frequência no total das 39* avaliações com comentários
Categoria 3: Duração Comentário Frequência no total das 39* avaliações com comentários O tempo da formação foi considerado adequado e suficiente para discussões e realização de atividades. 2,56% (1 vez) Solicitação de que a carga horária da formação seja ampliada. 5,12% (2 vezes) * A frequência considera apenas as 39 (100%) avaliações com comentários

15 Categoria 4: Infraestrutura Comentário
Frequência* no total das 39 avaliações com comentários Solicitação de que o número de professores participantes seja ampliado. 10,2% (4 vezes) Categoria 4: Formadores Comentário Frequência* no total das 39 avaliações com comentários Elogios aos formadores. 30,7% (12 vezes) * A frequência considera apenas as 39 (100%) avaliações com comentários

16 Nos próximos slides, são apresentados gráficos com o desempenho dos itens avaliados pelos participantes no polo Balsas.

17

18

19

20

21

22 Sugestões Das 41 avaliações recebidas, em Balsas, 21 (51,21%) vieram com comentários nas “Sugestões e Comentários”. Nas demais, esse item opcional não foi preenchido. Classificando essas sugestões usando as mesmas categorias (conteúdo, metodologia, infraestrutura, duração e formadores) da primeira parte da avaliação, o resultado é o que está indicado nas tabelas a seguir.

23 Frequência* no total das 21 avaliações com comentários
Categoria 1: Conteúdo Comentário Frequência* no total das 21 avaliações com comentários Destaque e elogios à importância do tema e do conteúdo da formação para a prática pedagógica. 47,6 % (10 vezes) * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários

24 Categoria 2: Metodologia Comentários
Frequência* no total das 21 avaliações com comentários Elogios para a organização/metodologia do encontro. 9,5 % (2 vezes) Desenvolvimento de mais atividades práticas, para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários

25 Frequência* no total das 21 avaliações com comentários
Categoria 3: Duração Comentário Frequência* no total das 21 avaliações com comentários Solicitação de que a carga horária da formação seja ampliada. 9,5% (2 vezes) * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários

26 Categoria 4: Infraestrutura Comentário
Frequência* no total das 21 avaliações com comentários Solicitação de que o número de professores participantes seja ampliado. 4,8 % (1 vez) * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários

27 Categoria 5: Formadores Comentário
Frequência* no total das 21 avaliações com comentários Elogios aos formadores. 33,33 % (7 vezes) * A frequência considera apenas as 21 (100%) avaliações com comentários

28 Nos próximos slides, são apresentados gráficos com o desempenho dos itens avaliados pelos participantes no polo Porto Franco.

29

30

31

32

33

34 Sugestões Das 35 avaliações recebidas, em Porto Franco, 18 (51,42%) vieram com comentários nas “Sugestões e Comentários”. Nas demais, esse item opcional não foi preenchido. Classificando essas sugestões usando as mesmas categorias (conteúdo, metodologia, infraestrutura, duração e formadores) da primeira parte da avaliação, o resultado é o que está indicado nas tabelas a seguir.

35 Frequência* no total das 18 avaliações com comentários
Categoria 1: Conteúdo Comentário Frequência* no total das 18 avaliações com comentários Destaque e elogios à importância do tema e do conteúdo da formação para a prática pedagógica. 38,8% (7 vezes) * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários

36 Categoria 2: Metodologia Comentários
Frequência* no total das 18 avaliações com comentários Elogios para a organização/metodologia do encontro. 16,6% (3 vezes) Solicitação de que trechos do encontro sejam filmados, e que os DVDs sejam disponibilizados aos participantes. 5,5% (1 vez) * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários

37 Frequência* no total das 18 avaliações com comentários
Categoria 3: Duração Comentário Frequência* no total das 18 avaliações com comentários O tempo da formação foi considerado adequado e suficiente para discussões e realização de atividades. 5,5% (1 vez) * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários

38 Categoria 4: Infraestrutura Comentário
Frequência* no total das 18 avaliações com comentários Solicitação de que o número de professores participantes seja ampliado. 16,6% (3 vezes) * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários

39 Categoria 5: Formadores Comentário
Frequência* no total das 18 avaliações com comentários Elogios aos formadores. 27,7% (5 vezes) * A frequência considera apenas as 18 (100%) avaliações com comentários

40 Assessoria Educacional
Algar Educa Assessoria Educacional Criação Consultoria Av. Santo Amaro, 1817, sala 75 – São Paulo, SP (11) (34)


Carregar ppt "1º Encontro de Educadores 2012"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google