A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro de Educadores Pólo Uberlândia. Síntese Geral da Formação Presencial de Educadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro de Educadores Pólo Uberlândia. Síntese Geral da Formação Presencial de Educadores."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Educadores Pólo Uberlândia

2 Síntese Geral da Formação Presencial de Educadores

3 Datas do encontro: 21 e 22 de março Local: Unialgar - Uberlândia Cidades participantes Número de participantes presentes Araguari07 Araxá05 Divinópolis09 Franca18 Ituiutaba09 Itumbiara09 Cidades participantes Número de participantes presentes Pará de Minas10 Patos de Minas10 Patrocínio05 S. J. Rio Preto06 Uberaba11 Uberlândia20 Total: 119 participantes presentes

4 Resumo da Pauta Objetivo do Encontro – Retomar os princípios gerais do Programa Algar Educa, tal como foi em 2011 para dar continuidade em – Discutir a relação entre as dimensões do ensino de Língua portuguesa e a noção de desenvolvimento humano. – Experimentar modelos de análise da aula de português, com subsídio nos quais será possível elaborar propostas de intervenção na escola. Conteúdos – Apresentação do Programa e das perspectivas para – As dimensões do ensino da língua portuguesa e sua relação com a educação integral e o desenvolvimento humano. – Modelos de análise das dimensões do ensino da língua portuguesa nas aulas de português (análise de livros, relatos de experiência e aulas gravadas).

5 Irandé ANTUNES, Aula de português – Encontro & Interação. São Paulo: Parábola, 2003 (Este livro faz parte da Biblioteca do Professor, do MEC) Irandé ANTUNES, Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2010 (Este livro faz parte da Biblioteca do Professor, do MEC) Suzana HERCULANO-HOUZEL, O cérebro nosso de cada dia. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007 Suzana HERCULANO-HOUZEL, Cérebro: guia do proprietário. São Paulo: ATTA, 2002 (DVD) Suzana HERCULANO-HOUZEL, Neurociência do aprendizado. São Paulo: ATTA, 2002 (DVD) Elvira Souza LIMA, Neurociência e Aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, Elvira Souza LIMA, Neurociência e Leitura. São Paulo: Inter Alia, Elvira Souza LIMA, Neurociência e Escrita. São Paulo: Inter Alia, Maira Teresa A. FREITAS & Sérgio Roberto COSTA, Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: Editora da UFJF, Bibliografia Básica

6 Avaliações

7 Do total de 119 participantes presentes, 114 (95,80%) responderam à avaliação. Os participantes que se abstiveram de responder à avaliação foram: CidadeNome do participante DivinópolisAna Luisa Gontijo (Diretor) – EM Prof. Darcy Ribeiro ItumbiaraAdriana Santos Prateado (Diretor) – EM Vinícius de Aquino Ramos S. J. do Rio PretoRenata Rodrigues Madi (CP) – EM Darcy Ribeiro UberlândiaMarinésia Costa Freitas (Diretor) – EE Prof. Américo R. Giannetti UberlândiaNádia Cristina Silva (Professor) – EM Prof. Gláucia S. Monteiro

8 Os dados do gráfico a seguir apresentam o consolidado da avaliação do pólo de Uberlândia das doze cidades. Nos próximos slides, o desempenho de cada item avaliado por cidades.

9 Conteúdo Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

10 Metodologia Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

11 Duração Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

12 Infraestrutura Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

13 Formadores Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

14 Sugestões Das 114 avaliações recebidas, 78 (69%) vieram com comentários nas Sugestões e Comentários. Nas demais, esse item opcional não foi preenchido. Classificando essas sugestões usando as mesmas categorias (conteúdo, metodologia, infraestrutura, duração e formadores) da primeira parte da avaliação, o resultado é o que está indicado na tabela a seguir.

15 Categoria 1: Conteúdo * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Destaque e elogios à importância do tema e do conteúdo da formação 24% (20 vezes) Solicitação de que se ampliem atividades de análise de livros, aulas e outros materiais nas próximas formações 11%

16 Categoria 2: Metodologia * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentáriosFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Aumentar o número de atividades práticas e de análises 6% Primeiro dia cansativo6% Separar o Seminário Inicial da Formação1,5% Ter mais tempo de formação presencial1,5%

17 Categoria 3: Duração * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Reestruturar o tempo da formação, para garantir mais discussões em grupos e menos atividades na plenária. 26%

18 Categoria 4: Infraestrutura * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Melhorar as acomodações do hotel10% Providenciar crachás de identificação para todos os participantes 4% Diminuir o número de hóspedes por quarto – três hóspedes é excessivo 4% Realizar a formação no hotel2,5% Mais microfones para as discussões na plenária 1,5% Separar o Seminário Inicial da Formação do Educa, porque foi muito cansativo 1,5%

19 Categoria 5: Formadores * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Elogios aos formadores4%

20 Algar Educa Assessoria Educacional Criação Consultoria Av. Santo Amaro, 1817, sala – São Paulo, SP (11)


Carregar ppt "Encontro de Educadores Pólo Uberlândia. Síntese Geral da Formação Presencial de Educadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google