A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA ESTADUAL CORONEL JOÃO FERREIRA Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira Pará de Minas – MG 04 de junho de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA ESTADUAL CORONEL JOÃO FERREIRA Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira Pará de Minas – MG 04 de junho de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA ESTADUAL CORONEL JOÃO FERREIRA Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira Pará de Minas – MG 04 de junho de 2009

2 SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO Atividades com material concreto fora da sala de aula com vários recipientes de diversas medidas (ml, litros) para comparar capacidades, estimar e interpretar resultados e compreender como utilizar o litro e o mililitro para mensurar capacidades.

3 1.Para encher um recipiente de 1 litro foram utilizados como medidas copos de 200ml e 250ml. 2.Observamos conta-gotas e medidas de remédio para a capacidade de ml. 3.Fizemos várias experiências utilizando diversos exemplos de medidas de capacidades que fazem parte da realidade cotidiana de nossos alunos. Ex.: remédios, refrigerantes, suco, leite, etc. 4.Ao retornar para sala de aula, propomos diversos problemas escritos e atividades relacionadas ao estudado no concreto.

4 4º ANO 5º ANO

5 ATIVIDADES 4º ANO

6 ATIVIDADES 5 º ANO

7 ANÁLISE DAS PROFESSORAS Houve facilidade de assimilação a partir do conhecimento do concreto pela maioria das crianças. Pudemos observar que os que não conseguiram fixar num primeiro momento, ao realizar as atividades propostas em sala de aula utilizando o material exposto, esta compreensão tornou-se mais fácil. As atividades complementares para ampliação do tema serão desenvolvidas buscando sempre as experiências cotidianas dos nossos alunos, de forma a facilitar as transformações do mundo em que vive.

8 EXEMPLOS DE INTERVENÇÕES Elogios, incentivos. Elogios, incentivos. Retomada de experiências para maior assimilação dos alunos que tiveram dificuldade no abstrato. Retomada de experiências para maior assimilação dos alunos que tiveram dificuldade no abstrato. Exposição dos recipientes na sala de aula, com capacidades diferentes, para que o aluno possa utilizar nas atividades em que não conseguir resolver. Exposição dos recipientes na sala de aula, com capacidades diferentes, para que o aluno possa utilizar nas atividades em que não conseguir resolver.

9 OUTRAS INFORMAÇÕES Programamos excursões à COOPARÁ e à ITAMBÉ com o objetivo de proporcionar a nossos alunos a experiência de um ambiente industrial onde possam, ao mesmo tempo, perceber também os diversos tipos de medidas (líquidos e massas) utilizadas por estas duas empresas instaladas na cidade e que fazem parte do cotidiano alimentar de nossos alunos.


Carregar ppt "ESCOLA ESTADUAL CORONEL JOÃO FERREIRA Ana Lúcia de Faria Araújo e Vanesse Cristine Pereira Silveira Pará de Minas – MG 04 de junho de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google