A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FATOS E CONCEITOS. DEFINIÇÃO DE FATOS E CONCEITOS São o que tradicionalmente se entendeu como conteúdos do ensino; São objeto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FATOS E CONCEITOS. DEFINIÇÃO DE FATOS E CONCEITOS São o que tradicionalmente se entendeu como conteúdos do ensino; São objeto."— Transcrição da apresentação:

1 A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FATOS E CONCEITOS

2 DEFINIÇÃO DE FATOS E CONCEITOS São o que tradicionalmente se entendeu como conteúdos do ensino; São objeto da maior parte das avaliações realizadas em sala de aula; Para dar sentido aos fatos, os alunos devem dispor de conceitos; Os fatos devem ser interpretados em função dos próprios conceitos que os alunos possuem.

3 DIFERENÇAS ENTRE FATOS E CONCEITOS A aquisição de fatos/dados é do tipo tudo ou nada: ou sabemos ou não sabemos; Os fatos serão facilmente esquecidos se não praticados; Os conceitos não são adquiridos dessa mesma forma, podem ser entendidos em níveis diferentes; Os conceitos, diferentemente dos fatos, são aprendidos gradativamente, o que torna seu esquecimento mais lento.

4 A APRENDIZAGEM DE FATOS E CONCEITOS A tabela a seguir, mostra alguns dos aspectos mais importantes em relação à aprendizagem de fatos e dados: Aprendizagem de fatosAprendizagem de conceitos Consiste em Cópia literal Relação com conhecimentos prévios É alcançada por Repetição (Aprendizagem memorística) Compreensão (Aprendizagem significativa) É adquirida De uma só vezGradativamente É esquecida Rapidamente se não revisado Mais lenta e gradativa

5 CONDIÇÕES DO MATERIAL DE APRENDIZAGEM Para que o material de aprendizagem seja compreendido, é necessário que haja uma organização conceitual interna; Em alguns materiais, a maior parte dos conhecimentos é exposta de forma arbitrária, o que dificulta a compreensão do aluno;. É conveniente que a terminologia e o vocabulário utilizados não seja excessivamente inovadores e difíceis para o aluno.

6 OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS São construções pessoais do aluno, são formados de modo espontâneo, através da interação cotidiana com o mundo; São bastante previsíveis do ponto de vista cotidiano, embora não sejam cientificamente corretos; São muito estáveis e resistentes à mudança, e muitas vezes persistem a muitos anos de instrução científica.

7 CONHECIMENTOS PRÉVIOS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA É importante que o professor conheça o que os alunos já sabem; Os conhecimentos prévios serão a ponte entre os alunos e a aprendizagem significativa; Para que haja uma aprendizagem significativa, é necessário que o aluno possa relacionar a nova informação com os conhecimentos que já possui.

8 A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES Atividades de aprendizagem por descobrimento: procedimentos de observação; Atividades de aprendizagem por exposição: uma atividade expositiva dirigida à aquisição de conceitos deveria conter pelo menos três fases:

9 A ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES 1 – Introdução: Ativa os conhecimentos prévios; 2 – Apresentação do conteúdo ou exposição; 3 – Estabelecer de conexões entre as idéias prévias e a organização conceitual.

10 AVALIAÇÃO Como avaliar fatos e conceitos; Evitando confusão entre fatos e conceitos na avaliação.

11 GRUPO: Adriana Ap. Dana Piovan Ana Paula dos Santos Andréia de Ol. Meth Anne Michelle Travassos Bárbara M. Santos Carolina R. Gonçalves Claudimir Bueno de Camargo Danielen Cristina Passos José Alonso Muchon Patrícia Pereira


Carregar ppt "A APRENDIZAGEM E O ENSINO DE FATOS E CONCEITOS. DEFINIÇÃO DE FATOS E CONCEITOS São o que tradicionalmente se entendeu como conteúdos do ensino; São objeto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google