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PROJETO CIDADES CULTURAIS Identidades Brasileiras Cultura, história e turismo. VARGINHA-MG.

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Apresentação em tema: "PROJETO CIDADES CULTURAIS Identidades Brasileiras Cultura, história e turismo. VARGINHA-MG."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO CIDADES CULTURAIS Identidades Brasileiras Cultura, história e turismo. VARGINHA-MG

2 Realização Apoio Cultura, História e Turismo Local Identidades Brasileiras

3 OBJETIVOS GERAIS O projeto visa inicialmente à elaboração de um documentário historiográfico cultural que forneça para as localidades selecionadas um inventário artístico, cultural e histórico, ressaltando os bens materiais e imateriais associados às tradições, à religiosidade, à memória oral e às demais expressões culturais. Dessa forma, permitir-se-á que a apresentação de tais conteúdos, sob a forma audiovisual, sirva para demonstrar as potencialidades, promovendo o desenvolvimento regional através da estruturação e comercialização do território de forma sistêmica e organizada, com vistas à sustentabilidade e estimulando o fomento e o incremento à atividade da economia, cultura e turismo. ____________________________________________________ Cidades Culturais

4 ____________________________________________________ ______________________________Cidades Culturais Em segundo lugar irá permitir que uma maior visibilidade dessas potencialidades sirva para auxiliar na definição de políticas públicas voltadas para a capacitação e a formação de agentes municipais culturais e turísticos. Objetivos Gerais

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Divulgar a experiência local associada aos modos de viver, fazer e pensar dos distintos grupos sociais focalizando as manifestações culturais e históricas; Valorizar a identidade e a diversidade cultural, divulgando as riquezas materiais e imateriais das comunidades microrregionais em conformidade com as diretrizes nacionais; Despertar o sentimento de valor e o interesse pela própria cultura e por bens e manifestações que necessitam ser resgatados e registrados metodologicamente; ____________________________________________________ Cidades Culturais

6 Apresentar por meio da contextualização histórica, informações relevantes das localidades, de forma documental e educativa, contribuindo para a elaboração de novos atrativos culturais; Diversificar a oferta de bens, produtos e serviços turísticos relacionados ao Turismo Cultural, ampliando a competitividade e a qualidade dos mesmos; Estimular a preservação da integridade dos aspectos históricos, arquitetônicos, artísticos, paisagísticos e simbólicos das regiões estimulando a produção historiográfica local e regional; ____________________________________________________ Cidades Culturais Objetivos Específicos

7 Contribuir para dotar a rede pública municipal de educação, do acesso a informações, dados, pesquisas, depoimentos e conteúdos que sirvam para registrar a história cultural pregressa e contemporânea, contribuindo para a inclusão de tais temas nas grades curriculares, conforme determina a LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Impulsionar a execução de Políticas Públicas relacionadas com as diretrizes da Convenção Internacional da Diversidade Cultural. ____________________________________________________ Cidades Culturais Objetivos Específicos

8 O projeto Cidades Culturais focará sua atuação nos territórios municipais, contribuindo para as atividades de planejamento, gestão, promoção e comercialização de produtos e serviços públicos nas áreas de cultura e turismo, sendo que: Planejamento consiste em estimular as administrações municipais a incluírem no Plano Plurianual, na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei de Orçamento Anual, recursos para custear a execução dos projetos culturais associados ao incremento do turismo e ao desenvolvimento econômico e social; Gestão refere-se à formação e a capacitação de Agentes Municipais Culturais e Turísticos no desenvolvimento de habilidades gerenciais e administrativas para a eficientização dos projetos, atendendo às diretrizes dos Planos Municipais de Desenvolvimento, integrados às demais áreas; ____________________________________________________ Cidades Culturais RESULTADOS ESPERADOS

9 Formatação de novos produtos, que se relaciona com o incentivo à promoção e à comercialização de novos atrativos culturais, históricos e turísticos nos municípios, com a definição de rotas, roteiros, calendários, eventos, atividades e ações de uso adequado dos recursos e das potencialidades associadas à economia da cultura; Integração de Políticas, que consiste em estimular o poder público local a adotar ações em conformidade com as diretrizes propostas pela Conferência das Nações Unidas para a Cultura e as ações do Plano Nacional de Cultura; Gestão institucional, que tem como foco apoiar aos municípios no sentido de assegurar a ampliação e ou a criação, na forma da lei, dos Planos Municipais e ou Intermunicipais Culturais, utilizando para tanto, dados do Perfil dos Municípios Brasileiros – Cultura 2006, elaborado pelo IBGE e MINC, bem como estimular a criação de um Foro Local de Desenvolvimento. ____________________________________________________ Cidades Culturais Resultados Esperados

10 O Brasil possui 5.564 municípios, sendo que, 3.953 cidades possuem até 20 mil habitantes, perfazendo um universo de 72%. São pequenas e médias comunidades que conformam o espaço físico territorial, onde se corre o risco do desaparecimento da memória histórica e cultural original. Nessas localidades, verifica-se a inexistência ou a escassa produção historiográfica cultural, fato que determina o esquecimento das culturas vivas, ou a redução da importância das mesmas. PRINCÍPIOS NORTEADORES E CONCEITUAIS DO PROJETO ____________________________________________________ Cidades Culturais

11 Diante da acentuação do processo de globalização e da mass society, a cultura oral e as tradições estão sendo velozmente substituídas pela midiática tecnológica, relegando a um segundo plano a história pregressa, permitindo que as tradições orais e os ritos culturais não sejam preservados e passem a se tornar apenas “algo do passado” e não referências históricas e culturais da constituição das identidades sociais comuns. ____________________________________________________ Cidades Culturais Princípios norteadores e conceituais do projeto

12 A realização do Projeto CIDADES CULTURAIS – IDENTIDADES BRASILEIRAS irá reforçar os laços existentes entre a dimensão local e global, na medida em que a micro-história cultural serve para registrar de forma mais democrática a ocupação dos territórios, o condicionamento e a reprodução de significados e de habitus, eis que o local esta sendo recuperado conceitualmente como o espaço privilegiado para a análise dos fatores determinantes das experiências comuns e pertinentes aos grupos sociais distintos, pois conforme elucida Peter Burke, historiador cultural renomado é preciso abandonar as formas generalizantes, distinguindo grupos sociais específicos e os locais onde praticam a cultura. ____________________________________________________ Cidades Culturais

13 Outro aspecto importante a ser atingido no Projeto CIDADES CULTURAIS, diz respeito às deliberações da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, aprovada na Conferência Geral das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, ocorrida em Paris, de 03 a 21 de outubro de 2005, e que reafirma que a “ diversidade cultural cria um mundo rico e variado que aumenta a gama de possibilidades e nutre as capacidades e valores humanos, constituindo-se e um dos principais motores do desenvolvimento sustentável das comunidades”. ____________________________________________________ Cidades Culturais

14 METODOLOGIA: Deverá se adotar como critério base, a utilização de recursos baseados em fontes visuais (iconografia e iconologia) para um tratamento mais abrangente da visualidade como uma dimensão importante da vida social e dos processos culturais permitindo a produção de materiais de uso público, para além dos registros meramente academicistas e avançando-se na realização de um projeto baseado nos postulados da sociologia e da antropologia cultural, ou seja, buscando resgatar a historia social da cultura nas comunidades que serão objeto do trabalho. Os documentários serão produzidos em média-metragem, com duração de 8 a 10 minutos, sendo utilizado o recurso de câmara subjetiva, com roteiro especificamente criado para cada município a partir do uso de recursos com efeitos cinematográficos. ____________________________________________________ Cidades Culturais

15 A análise da qualidade do produto será parcial à medida que os documentários irão sendo finalizados, visando garantir a eficácia de cada etapa e produto. O monitoramento das atividades será feito por intermédio de relatórios circunstanciados da Organização dos Estados Ibero Americanos. ____________________________________________________ Cidades Culturais

16 José Carlos Rassier Uma cidade é nosso lugar no mundo Mesmo quando partimos, Fica em nós sua identidade Suas ruas tem costumes Que se convertem em crenças Que nos são contadas Uma cidade não pode ser esquecida Em nós se revela o que nela se vê E o que não nos parece visível Uma cidade é a cultura que habita nossa alma. José Carlos Rassier


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