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Raimundo Nina Rodrigues (1862-1906) Nasceu em Vargem Grande, no Maranhão. Filho de um coronel, cursou a Faculdade de Medicina da Bahia, sendo incorporado.

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1 Raimundo Nina Rodrigues ( ) Nasceu em Vargem Grande, no Maranhão. Filho de um coronel, cursou a Faculdade de Medicina da Bahia, sendo incorporado como catedrático da mesma em 1891.Defendeu a introdução da área de Medicina Criminal nas faculdades de Direito e a instituição de manicômios nas faculdades de Direito e a instituição de manicômios judiciários no Brasil. judiciários no Brasil. Principais obras e ensaios etnográficos: - Os mestiços brasileiros (1890) - - Antropologia patológica: os mestiços (1890) - As raças humanas e a responsabilidade penal no Brasil (1894) - Negros criminosos no Brasil (1895) - A Medicina Legal no Brasil (1895) - Animismo fetichista dos negros baianos (1896) - A loucura epidêmica de Canudos (1897) - Antonio Conselheiro e os jagunços (1897) - Mestiçagem, degenerescência e crime (1899) - Atavismo psíquico e paranóia (1902) - Os africanos no Brasil ( ); publicado em 1933

2 Quando vemos homens, como Bleek, refugiarem-se dezenas e dezenas de anos nos centros da África somente para estudar uma língua e coligir uns mitos, nós que temos o material em casa, que temos a África em nossas cozinhas, como a América em nossas selvas, e a Europa em nossos salões, nada havemos produzido neste sentido! É uma desgraça.(...) O negro não é só uma máquina econômica; ele é antes de tudo, malgrado sua ignorância, um objeto de ciência (Silvio Romero, 1888 apud Rodrigues, 2004:12).

3 SIGNIFICADO DA OBRA : Nina Rodrigues empreendeu um esforço etnográfico inédito. Descreveu uma série de práticas culturais de populações negras no Brasil, reunindo dados retirados de fontes escritas e orais sobre os últimos africanos no Brasil. Nina Rodrigues empreendeu um esforço etnográfico inédito. Descreveu uma série de práticas culturais de populações negras no Brasil, reunindo dados retirados de fontes escritas e orais sobre os últimos africanos no Brasil. Foi um dos primeiros autores brasileiros a colocar oproblema do negro como uma questão fundamental para a compreensão da sociedade brasileira. Foi um dos primeiros autores brasileiros a colocar oproblema do negro como uma questão fundamental para a compreensão da sociedade brasileira.

4 Perspectivas teóricas do autor: Perspectivas teóricas do autor: Seu parâmetro de análise científica baseava-se na ciência positivista: observação documentada, minuciosa e severa, realizada com isenção e imparcialidade (Rodrigues, 1935). Seu parâmetro de análise científica baseava-se na ciência positivista: observação documentada, minuciosa e severa, realizada com isenção e imparcialidade (Rodrigues, 1935). Contudo, seu enfoque nos valores culturais, folclore, línguas, religiões, festas populares e mitologia orientava-se pelo determinismo biológico presente nas teorias raciais do final do século XIX. Contudo, seu enfoque nos valores culturais, folclore, línguas, religiões, festas populares e mitologia orientava-se pelo determinismo biológico presente nas teorias raciais do final do século XIX. Desta forma, a natureza e forma do sentimento religioso dos negros baianos, a persistência do fetichismo africano e da liturgia (feitiço, estado de possessão, oráculos, sacrifícios, ritos funerários) é concebida como produto da incapacidade psíquica das raças inferiores para as elevadas abstrações do monoteísmo (Rodrigues,1935:13) – propensos à sugestão, sonambulismo e histeria. Desta forma, a natureza e forma do sentimento religioso dos negros baianos, a persistência do fetichismo africano e da liturgia (feitiço, estado de possessão, oráculos, sacrifícios, ritos funerários) é concebida como produto da incapacidade psíquica das raças inferiores para as elevadas abstrações do monoteísmo (Rodrigues,1935:13) – propensos à sugestão, sonambulismo e histeria.

5 Adepto da antropologia criminal de Cesare Lombroso (1876: LUomo Delinquente) Adepto da antropologia criminal de Cesare Lombroso (1876: LUomo Delinquente) Determinismo biológico (indivíduos vistos como a soma do seu grupo racio-cultural, eugenia) >> darwinismo social Determinismo biológico (indivíduos vistos como a soma do seu grupo racio-cultural, eugenia) >> darwinismo social Raça: conceito não questionado Raça: conceito não questionado

6 Influenciado pelas teorias raciais (Gobineau): inferioridade das raças negras seria o produto da marcha desigual do desenvolvimento filogenético da humanidade - momentos diferentes de civilização: Influenciado pelas teorias raciais (Gobineau): inferioridade das raças negras seria o produto da marcha desigual do desenvolvimento filogenético da humanidade - momentos diferentes de civilização: Para a ciência a inferioridade da raça negra nada mais é do que um fenômeno de ordem perfeitamente natural, produto da marcha desigual do desenvolvimento filogenético da humanidade nas suas diversas divisões ou seções – outra fase de desenvolvimento intelectual e moral. A igualdade é falsa, só existe na mão dos juristas, porque sem ela não existiria a lei A igualdade é falsa, só existe na mão dos juristas, porque sem ela não existiria a lei Proposta de um Código Criminal diferente para negros e brancos – capacidades diversas exigiriam leis diversas. Proposta de um Código Criminal diferente para negros e brancos – capacidades diversas exigiriam leis diversas.

7 Quadros sinópticos, 1878, Brasil (Schwarcz, 1996: 158)

8 Mensuração de crânio para identificação criminal. s/d, Paris.

9 - Desigualdade na capacidade evolutiva e civilizadora de negros e brancos: - O negro, principalmente, é inferior ao branco, a começar da massa encefálica, que pesa menos, e do aparelho mastigatório que possui caracteres animalescos, até as faculdades de abstração, que nele é tão pobre e fraca. Quaisquer que sejam as condições sociais em que se coloque o negro, está ele condenado pela sua própria morfologia e fisiologia a jamais poder igualar o branco

10 Qual é o problema negro? Qual é o problema negro? Clima tropical que espanta o branco + mestiçagem irrestrita + português improgressista.

11 Objetivo: - Identificar possíveis germes de precoce decadência, que merecem ser sabidos e estudados, em busca de reparação e profilaxia – questão de higiene social Para Nina Rodrigues, resolver o problema negro, significava responder as seguintes questões: Para Nina Rodrigues, resolver o problema negro, significava responder as seguintes questões: Qual a capacidade cultural dos negros brasileiros? Quais os meios de promovê-la ou compensá-la? Qual a capacidade cultural dos negros brasileiros? Quais os meios de promovê-la ou compensá-la? Qual a conveniência de diluí-los ou compensá-los por um excedente de população branca que assuma a direção do país? Qual a conveniência de diluí-los ou compensá-los por um excedente de população branca que assuma a direção do país?

12 - Crítica à benevolência com indígena, negros e mestiços: fantasia-se dotes e exalta-se qualidades comuns ou medíocres - Não questiona a mestiçagem. Quer ver o que fazer a partir desse dado constitutivo da nossa sociedade para alcançar o desenvolvimento.

13 - Necessidade de medir a capacidade cultural da população negra e estudar os meios de promovê-la - Defende o branqueamento com ressalvas: produtos imprevistos dos antagonismos e afinidades de raças diversas que se fundem, influência que o caldeamento étnico pode exercer sobre a característica de uma nacionalidade em formação. - o que importava ao Brasil determinar é o (...) quanto de inferioridade lhe advém da dificuldade de civilizar-se por parte da população negra que possui e se de todo fica essa inferioridade compensada pelo mestiçamento, processo natural porque os negros se estão integrando no povo brasileiro.

14 - Como avalia as possibilidades de evolução e civilização dos negros? -Diz que eles podem evoluir, mas são mais lentos e nunca vão chegar ao patamar dos brancos. - O que propõe? -Branqueamento progressivo pela imigração européia >> Mestiçagem como processo civilizatório.

15 - Considera a supremacia imediata ou mediata da raça negra nociva à nossa nacionalidade, prejudicial em todo caso a sua influência não sofreada aos progressos e à cultura de nosso povo - Possibilidade de oposição futura entre Norte (mestiço, indolente e subserviente) e Sul (onde o clima e civilização eliminarão a raça negra, restando uma nação branca, forte e poderosa de origem teutônica) no Brasil.


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