A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As muitas faces da literatura fantástica Obras do acervo Clássicos do sobrenatural - Conto: O quarto vermelho de H.G.Wells Contos de Murilo Rubião - Conto:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As muitas faces da literatura fantástica Obras do acervo Clássicos do sobrenatural - Conto: O quarto vermelho de H.G.Wells Contos de Murilo Rubião - Conto:"— Transcrição da apresentação:

1 As muitas faces da literatura fantástica Obras do acervo Clássicos do sobrenatural - Conto: O quarto vermelho de H.G.Wells Contos de Murilo Rubião - Conto: Teleco, o coelhinho Histórias de mistério, de Lygia Fagundes Telles - Conto: A caçada

2 A literatura fantástica e suas diferenças importantes: 1 - A presença do elemento sobrenatural, como a figura do fantasma ou do monstro e, então, a angústia do sujeito está no ambiente externo (fins do século XIX e começo do XX). 2 - A presença de imagens assustadoras das loucuras, alucinações, pesadelos do sujeito, por isto a causa da sua angústia é interna (século XX). 3 - O fantástico no século XX está mais na linguagem, porque se trata de pensar a incoerência e o absurdo da vida comum, dos fatos cotidianos.

3 Afirmações de Murilo Rubião sobre sua obra literária: A literatura é sempre uma transformação/deformação da realidade.Enquanto o jornalista se agarra ao fato real, sem afastar-se da sua essência, o escritor procede de maneira inversa, porque ele apreende, nas coisas, um sentido que escapa aos outros. Minha opção pelo fantástico foi herança da infância, das intermináveis leituras dos contos de fadas, do Dom Quixote, da História Sagrada, e das Mil e uma noites.

4 Ainda sou um sujeito que acredita no que está além da rotina. Nunca me espanto com o sobrenatural, com o mágico.E isso tudo aliado a uma sedução profunda pelo sonho, pela atmosfera onírica das coisas. Nunca me preocupei em dar um final aos meus contos. Usando a ambigüidade como meio ficcional, procuro fragmentar minhas histórias ao máximo, para dar ao leitor a certeza de que elas prosseguirão indefinidamente, numa indestrutível repetição cíclica.


Carregar ppt "As muitas faces da literatura fantástica Obras do acervo Clássicos do sobrenatural - Conto: O quarto vermelho de H.G.Wells Contos de Murilo Rubião - Conto:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google