A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO. Revolução Francesa; Ascensão da burguesia; Liberalismo (incentivo à busca da realização individual por parte do cidadão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO. Revolução Francesa; Ascensão da burguesia; Liberalismo (incentivo à busca da realização individual por parte do cidadão."— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO

2 Revolução Francesa; Ascensão da burguesia; Liberalismo (incentivo à busca da realização individual por parte do cidadão comum).

3 Abertura dos portos; Fundação do Banco do Brasil; Criação dos tribunais das Finanças e da Justiça; Permissão para a instalação de indústrias; Implantação da imprensa; Inauguração da Biblioteca Real com mais de 60 mil volumes. CHEGADA DA FAMÍLIA REAL:

4 PÚBLICO BURGUÊS: Definiu as preferências; Figurou muitas vezes como personagem dos romances românticos. IMPRENSA: Padronizou o gosto literário da época; Divulgou os romances em forma de folhetins e os poemas românticos.

5 ROMANTISMO CARACTERÍSTICAS

6 O artista romântico expressa-se por meio de uma atitude pessoal, individual e única, sem considerar mais os modelos clássicos....nenhuma ordem seguimos; exprimimos as idéias como elas se apresentaram, para não destruir o acento da inspiração. (G. de Magalhães)

7 Para o romântico, a razão fica em segundo plano. Sua maneira de analisar e expressar a realidade obedece ao sentimento, considerado como o grande valor da vida do indivíduo. Minha vida é triste como a voz do sino Carpindo o morto sobre a laje fria; E doce e grave qual no templo um hino, Ou como a prece ao desmaiar do dia (C. de Abreu)

8 O amor é considerado o valor supremo da vida. É bom, puro, difícil de realizar. Daí ser, geralmente, platônico. Sua não- realização leva à loucura, à morte ou ao suicídio. Mas, finais felizes são comuns na literatura romântica. Amor é vida; é ter constantemente Alma, sentidos, coração – abertos (G. Dias)

9 Expressa-se principalmente por meio da valorização da terra natal, sua fauna, flora e cultura, numa visão idealizada da pátria. Nosso céu tem mais estrelas, Nossas várzeas têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida mais amores. (G. Dias)

10 A sua religiosidade é de natureza sentimental e intuitiva. Com Rousseau, os românticos descobriram e cultuaram Deus nos astros, no vento, em tudo o que existe no universo (panteísmo). Tu, Senhor, meu Deus, tu me recebes Na tua santa glória: alarga as asas Do teu santo perdão... (G. Dias)

11 Sentido-se deslocado no seu tempo e no seu espaço, o romântico cria mecanismos de evasão que podem ocorrer de três formas básicas: Evasão no tempo Evasão no espaço Evasão na morte

12 EVASÃO NO TEMPO O romântico busca no passado histórico de sua pátria (Idade Média) ou no seu passado histórico (infância) situações que ele considera ideais, por serem estáveis e equilibradas. Como o Brasil não teve Idade Média, buscou-se a época do descobrimento, criando-se um traço marcante do nosso Romantismo: o indianismo.

13 EVASÃO NO ESPAÇO Leva o artista a procurar paisagens novas, estranhas e exóticas. Por isso, o Oriente aparece com certa freqüência nos escritos românticos, europeus principalmente. Outro refúgio é a natureza, vista como um lugar não corrompido pela sociedade.

14 EVASÃO NA MORTE Esse escapismo é encarado como solução definitiva para o chamado mal-do-século. O artista sente-se fragmentado, como se fosse apenas mais uma peça da engrenagem social, com sua individualidade comprometida. Isso conduz à dor e à aflição, leva à busca da solidão, ao gosto pela melancolia e pelo sofrimento.

15 Desejoso de mudanças, o romântico torna-se revolucionário. Muitos escritores aderiram a movimentos democráticos. Queriam, muitas vezes, de maneira bastante violenta e exaltada, alterar radicalmente a estrutura da sociedade.

16 No Romantismo brasileiro, o indianismo foi a forma mais representativa do nacionalismo literário. O índio passou a figurar como legítimo representante de nossa raça. É um tipo idealizado, sempre bom, nobre, bonito e cavaleiro generoso.

17 TENDÊNCIAS ROMÂNTICAS BRASILEIRAS: Indianista Mal-do-século Social Lírico-amorosa Indianista Regional Urbana Gótica POESIAPROSA


Carregar ppt "ROMANTISMO CONTEXTO HISTÓRICO. Revolução Francesa; Ascensão da burguesia; Liberalismo (incentivo à busca da realização individual por parte do cidadão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google