A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior."— Transcrição da apresentação:

1 ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior

2 Contexto Histórico → No final do século XVIII, surge, na Europa, principalmente na Inglaterra e na Alemanha. → O Ocidente vivia, então, as contradições da Revolução Industrial. → a sociedade dividia-se em classes.

3 Em 1750, ocorre, na Inglaterra, a Revolução Industrial
Em 1750, ocorre, na Inglaterra, a Revolução Industrial. consequências: → Novos inventos; → Formação de centros fabris e urbanos; → Surgimento do operariado; → Revoltas sociais; → Associações de trabalhadores;

4 → O aperfeiçoamento tipográfico; → A liberdade e a expansão da imprensa; → Formação de um novo público leitor: a burguesia, que passará a ser o alvo das produções literárias românticas.

5 → Em 1789, ocorre a Revolução Francesa → O Iluminismo, com suas ideias de um governo eleito democraticamente pelo povo, será o berço ideológico do Romantismo, pregando justiça social, direito de liberdade e igualdade.

6 A LITERATURA ROMÂNTICA
→ Na Alemanha, o nome de maior destaque é Goethe ( ), com Os Sofrimentos do Jovem Werther. → Na França, Victor Hugo ( ) consolidou o movimento. → Alexandre Dumas (pai) é outro nome que merece destaque com Os Três Mosqueteiros e O Conde de Monte Cristo.

7 CARACTERÍSTICAS DO ROMANTISMO
Sentimentalismo; Evasão; Subjetivismo; Nacionalismo; Idealização; Religiosidade;

8 Valorização da natureza; Liberdade formal; Linguagem sensorial
Metáfora; hipérbato; Metonímia; hipérbole; Símile.


Carregar ppt "ROMANTISMO Prof.: Romão Júnior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google