A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romantismo Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior. (Fichte)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romantismo Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior. (Fichte)"— Transcrição da apresentação:

1 Romantismo Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior. (Fichte)

2 Crise do pensamento clássico Surge com o movimento denominado Sturm und Drang (Tempestade e impulso); Contrário ao racionalismo - Consequência das contradições da Revolução Industrial e da burguesia ascendente; Expressa os sentimentos dos descontentes - linguagem evidencia o subjetivo. Critérios estéticos relativos: conhecimento intuitivo; rebeldia individual. A subjetividade é atemporal e atópica, isto é, não é organizada segundo as normas do mundo.

3 Novos temas Sentimentos predominantes Insatisfação Melancolia/nostalgiaarrebatamento O fantástico e o diferente O terror violento e macabro Mundo de sonhos vagos e indefinidos Lugares solitários agrestes Alheamento no tempo e no espaço Política: Liberalismo Social: inconformismo Cor local exotismo O histórico e o popular nacionalis mo

4 Características Subjetividade: perspectiva pessoal e particular, negando a objetividade clássica. Egocentrismo: oposição entre o mundo interno, confortável e livre, e o mundo exterior, que nega a liberdade. Escapismo psicológico: busca refúgio no sonho, no passado ou na morte (drástica ruptura). Sentimentalismo: exalta os sentimentos, os sentidos e os impulsos. Idealização: as coisas não são vistas como realmente são, mas como deveriam ser. Pessimismo: ou "mal-do-século; É impossível realizar-se, pois é impossível a concretização do sonho de negação do mundo exterior. Fusão do grotesco e do sublime: Valoriza tanto o belo idealizado, quanto o obscuro de cada ser humano.

5 Liberdade de criação: oposta à escrita convencional do Arcadismo. Culto ao fantástico: o mistério, o sobrenatural, tudo que busca representar o sonho e a imaginação, ou seja, a a liberdade de expressão e de pensamento. Nativismo: fascínio pelas formas livres de vida; negação da vida em sociedade; Bom Selvavem; Exótico. Religiosidade: o espiritual como válvula de escape para as frustrações do mundo real. Naturalismo: a natureza como reflexo dos estados da alma. Patriotismo: a exaltação da pátria decorre das preocupações com a sociedade, dos ideais reformistas No Brasil, insufla os ideais de independência.


Carregar ppt "Romantismo Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior. (Fichte)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google