A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Humanismo e Psicologia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Humanismo e Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Humanismo e Psicologia
Abordagens Humanistas em Psicologia AHP UNIP – fev.2011 Profa: Carolina Brum

2 Bibliografia AMATUZZI, M. Por uma Psicologia Humana. S.P.: Ed. Alínea, 2008. Capítulo 1

3 Homem NÃO é um “bicho que fala”. Ele é a própria palavra. Não é a linguagem que se encontra no homem, mas o homem que se encontra na palavra. Mudança de pensamento: mudança na relação com o objeto. A teoria não tenta mais teorizar como um fim, passa a ser processo. Consideração do sentido é fundamental. Ser humano como totalidade em movimento: mais do que causa/efeito, antecedente/conseqüente.

4 Homem O que vamos fazer da nossa vida? Que sentido vamos dar a ela?
Ser humano não como resultante, mas como iniciante de uma série de coisas. Decifrar o sentido das coisas se dá no presente, no vivencial. Ser atuante, presente...

5 REVIRAVOLTA A consideração do sentido é fundamental. Nenhuma explicação separada e nem todas somadas dão conta do ser humano como totalidade em movimento. Relação explicativa – homem como resultado, repertório ou concebido – o ser humano como passado X Relação de sentido – homem como iniciador, desafiado, atual, presente, em movimento, existente.

6 O HUMANISMO No sentido estrito, o Humanismo é um movimento cultural europeu, com seus primórdios no séc. XIV, intimamente ligado à Renascença, pois vem resgatar o valor humano em reação ao sobrenaturalismo medieval.

7 O HUMANISMO Promoveu, buscando a revalorização do humano, um resgate da cultura antiga, clássica, pagã, greco-romana.

8 O HUMANISMO Essa visão coloca o ser humano no centro das preocupações e qualifica a sua natureza. Ressignifica o humano como uma totalidade, material e espiritual, sem negligenciar nada que o compõe. O ser humano é tanto corpo quanto alma e é como um todo que ele deve ser cuidado.

9 O HUMANISMO Com a expansão do Humanismo, surge a Tradição da Ética Humanista em que predomina “a opinião de que o conhecimento do homem é a base para o estabelecimento de normas e valores”. O encaminhamento dessa visão é ao mesmo tempo ética – questão do sentido – e psicológica – debruçar-se sobre a natureza humana. Traz uma crença na pessoa, uma confiança no que nela se manifesta.

10 O HUMANISMO O que está na raiz do humanismo, não é apenas algo teórico ou hipotético. O que une as diversas manifestações humanistas é uma atitude concreta, expressada em posicionamentos e compromissos.

11 PSICOLOGIA HUMANISTA Década dos anos 60 nos EUA.
Tempo de crise dos valores vigentes – guerra do Vietnam: questionamento coletivo

12 PSICOLOGIA HUMANISTA Crise ética que, na Psicologia, gerou uma reação de insatisfação face aos dois conjuntos teóricos mais importantes da época: behaviorismo e psicanálise. Ambos não respondiam às questões de sentido suscitadas pelo momento presente.

13 PSICOLOGIA HUMANISTA Explicar X Buscar compreender
Abstrações X Concretude Discorrer sobre um humano X Atualidade Presença de uma atitude humanista na Psicologia

14 “Nada na vida deve ser temido, somente compreendido.
Agora é hora de compreender mais, para temer menos.” Marie Curie, física


Carregar ppt "Humanismo e Psicologia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google