A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)
Aula 01 – Apresentação da Disciplina / Filosofia do Turismo

2 APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Apresentação Pessoal dos alunos e do professor O Ingresso no Ensino Superior e no IFSP: desafios e perspectivas O Curso de Turismo e a importância da disciplina de FT1X1 Áreas de Atuação em Turismo: dimensão Experiência profissional: dicas e mitos do turismo Plano de Ensino e Plano de Aulas

3 FILOSOFIA DO TURISMO QUAL O SEU SENTIDO?
Não se preocupa apenas com o estudo e a mensuração das manifestações do fenômeno turístico. Procura também compreender e explicar o fenômeno em si e sua essência.

4 FILOSOFIA DO TURISMO RELAÇÃO CIÊNCIA E FILOSOFIA
A Ciência nasce da Filosofia, que nasce das Religiões, que nasce das Crenças Coletivas Grandes nomes da ciência eram filósofos (Descartes, Newton, Einstein) Evolução recente da ciência (a partir do século XVIII – Revolução Industrial) diminuiu a importância que a sociedade dá à filosofia, levando esta a uma certa crise de identidade. Vale lembrar que prevalece no mundo uma visão utilitarista, pragmática, imediatista e superficial das coisas) – VISÃO POSITIVISTA / CAPITALISTA INDUSTRIAL

5 FILOSOFIA DO TURISMO EXERCÍCIO
QUE TIPOS DE QUESTIONAMENTOS FILOSÓFICOS PODEMOS LEVANTAR EM RELAÇÃO AO TURISMO Por que existe turismo? Como o turismo surgiu? Para que serve turismo? Por que se estuda turismo? O que se estuda em turismo?

6 FILOSOFIA DO TURISMO TURISMO ENQUANTO FENÔMENO CONTEMPORÂNEO
Turismo é um elemento histórico influenciado por inúmeras variáveis e em contínuo processo de transformação. A experiência de viajar não se inicia apenas quando iniciamos o deslocamento. Os momentos que antecipam e sucedem a viagem também o compõe.

7 FILOSOFIA DO TURISMO As experiências de viagem são sempre distintas, pois as pessoas possuem desejos (o que querem), expectativas (o que esperam) e necessidades (o que precisam) diferentes entre si. O Turismo envolve, em sua essência, a experiência humana pessoal e social capaz de colaborar com a construção do “ser” interno e externo. O Turismo não nasceu de um documento escrito, de uma teoria, mas sim da prática humana.

8 FILOSOFIA DO TURISMO MITOS DO TURISMO
1) Há poucas publicações no campo do turismo. 2) O estudo do turismo, pelo longo tempo em que vem sendo investigado e pela vasta produção acadêmica sobre ele, já pode ser considerado uma ciência. 3) Turismo é um fenômeno eminentemente econômico.

9 FILOSOFIA DO TURISMO MITOS DO TURISMO (CONTINUAÇÃO)
4) O turismo de massa desenvolveu-se depois da Segunda Guerra Mundial. 5) O turismo sempre existiu, pois o homem sempre se locomoveu sobre a face da terra. 6) Uma viagem só é turística se for motivada pelo lazer. 7) Turismo é a atividade do futuro.


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DO TURISMO 1 (FT1X1)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google