A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"— Transcrição da apresentação:

1 METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Universidade Castelo Branco Pólo Três Rios Curso de FISIOTERAPIA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Prof. Ms. DILSON BORGES

2 Prezados Professores de Metodologia Científica:
“…EU NÃO ENTENDO POR QUE TENHO DE ESTUDAR ESTA DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA. AFINAL, O QUE SE TEM PARA APRENDER EM METODOLOGIA DA PESQUISA? EU QUERO SER É UM/UMA FISIOTERAPEUTA.” Sinceramente, I. Aluno Indignado da Silva Prezado Fisio: “A ÚNICA COISA QUE VOCÊ VAI APRENDER EM METODOLOGIA CIENTÍFICA (e em livros de Fisioterapia) É QUE VOCÊ NÃO PODE APRENDER NADA EM METODOLOGIA CIENTÍFICA, MAS VOCÊ TERÁ QUE FAZER A DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA APRENDER ISTO.” Metodologicamente, Prof. de Metodologia de Carvalho.

3 Esta é a sua última oportunidade de falar!
PARA QUE INVESTIGAR? Esta é a sua última oportunidade de falar!

4 ENTÃO COMO FAZER?

5 APLICABILIDADE MTC E PPC (Disciplina de Seminário de monografia I e TCC). SEMANA DA FISIOTERAPIA. PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CIENTÍFICOS. FORMAÇÃO ACADÊMICA.

6 UNIVERSIDADE - FUNÇÕES
ENSINO Formação profissional PESQUISA Produção de Conhecimento EXTENSÃO Servir à Comunidade

7 Pequena Etimologia Methà+odon (gr.) –Caminho pra chegar a um fim
Logos (gr.) –estudo Scientia (lt.) – conhecimento

8 Níveis de Conhecimento
Conhecimento popular Conhecimento científico Conhecimento filosófico Conhecimento teológico

9 Níveis de Conhecimento
Conhecimento popular – nasce da experiência do dia-a-dia; também chamado de conhecimento empírico. Exemplos: língua falada, conhecimentos do lavrador sobre as estações e os ventos para prever a chuva, época de colheita. Conhecimento ametódico e assistemático, mas não deve ser menosprezado.

10 Níveis de Conhecimento
Conhecimento filosófico: O homem será dominado pela técnica? Quais são os aspectos éticos da globalização ou da engenharia genética? Conhecimento teológico: A verdade pode ser encontrada pelo caminho da investigação ou pela revelação. A teologia é uma reflexão racional e sistemática que parte de dados da fé.

11 Níveis de Conhecimento
Conhecimento científico – surgiu no século XVIII com Galileu ( ), ainda que já na Grécia antiga se aspirasse um conhecimento distinto dos mitos e do conhecimento comum, ligado à filosofia. A ciência nasce com a determinação de um objeto específico de investigação e com o método que fará controle desse conhecimento.

12 Níveis de Conhecimento
Cada ciência se torna uma ciência particular no sentido de ter um campo delimitado de pesquisa (matemática, física, história, etc.). •A preocupação do cientista está na descoberta das regularidades que existem em determinados fatos.

13 Níveis de Conhecimento
A matematização da ciência se inicia com Galileu, ao estabelecer a lei da queda dos corpos. O resultado de suas observações foi registrado em fórmulas matemáticas.

14 Níveis de Conhecimento
A ciência moderna se fundamenta na observação e na experimentação. Outro elemento importante é o uso de instrumentos, que tornam a ciência mais rigorosa, precisa e objetiva.

15 Níveis de Conhecimento
A ciência nunca é neutra, pois tem seus efeitos, bons e maus; e é dirigida pelo homem, que tem seus fins, seus projetos. É preciso retirar da ciência a falsa idéia de que ela é a única explicação da realidade, como se tratasse de um conhecimento certo e infalível. Há muito de construção nos modelos científicos e, às vezes, há teorias contraditórias.

16 MTC - EMENTA “A PROPOSTA DA DISCIPLINA É DISCUTIR A UNIVERSIDADE, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DIDÁTICOS PARA LEITURA, ESTRUTURAÇÃO, ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS.”

17 MTC – OBJETIVO “CARACTERIZAR A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO, APLICAÇÃO E VEICULAÇÃO DO SABER CIENTÍFICO.” “APRESENTAR AS FORMAS DE LEITURA, ESTRUTURAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS.”

18 MTC – UNIDADE I UNIVERSIDADE E CIÊNCIA
PAPEL SOCIAL E FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO METODOLOGIA CIENTÍFICA NA ERA DA INFORMÁTICA NA FISIOTERAPIA

19 MTC – UNIDADE II A ORGANIZAÇÃO DA VIDA DO ESTUDANTE NA UNIVERSIDADE.
OS INSTRUMENTOS DE TRABALHO. A DOCUMENTAÇÃO COMO MÉTODO DE ESTUDO PESSOAL. DIRETRIZES PARA LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS. DIRETRIZES PARA REALIZAÇÃO DE SEMINÁRIO.

20 MTC – UNIDADE III ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO.
A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS MONOGRÁFICOS. APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS SEGUNDO AS NORMAS DA ABNT.

21 BIBLIOGRAFIA BÁSICA LAKATOS, E. M. e MARCONI, M de A. Fundamentos da Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. RUIZ, J. A. Metodologia Científica: Guia para Eficiência nos Estudos. São Paulo: Atlas, 1996. MATTAR NETO, J. Augusto. Metodologia Científica na Era da Informática. São Paulo: Saraiva, 2002. PÉREZ, J.M. e SOLER M. F. A. Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos na Universidade Castelo Branco. Rio de Janeiro: UCB/CEDI, 2001. SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. SP: Cortez, 2002.

22 MTC - AVALIAÇÕES A1 – TEÓRICA (26/09/07).
A2 – TRABALHO, SEMINÁRIO E ATIVIDADES EM SALA DE AULA (21/11/07). A3 – TEÓRICA (05/12/07). A4 – TEÓRICA (12/12/07).

23 OBRIGADO


Carregar ppt "METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google