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Um Sistema de Informação para os Lundus do Acervo Mozart de Araújo

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Apresentação em tema: "Um Sistema de Informação para os Lundus do Acervo Mozart de Araújo"— Transcrição da apresentação:

1 Um Sistema de Informação para os Lundus do Acervo Mozart de Araújo
Autores: Jupter M. de Abreu Jr. Adriana Olinto Ballesté José Luiz B. Staneck Orientadora: Rosana Lanzelotte

2 Sumário Projeto Matrizes Motivação Desafio Objetivos
Aporte da Ciência da Informação Aporte de Sistemas de Informação Considerações finais

3 Projeto Matrizes Projeto Matrizes Musicais e Matrizes Culturais da Música Brasileira Popular Profa. Dra. Martha Ulhôa Acervo Mozart de Araújo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - RJ Subconjunto: Lundus O nosso trabalho vai focar especificamente os LUNDUS do acervo.

4 Facilitar o acesso aos Lundus
Motivação Facilitar o acesso aos Lundus 48 partituras 47 Canções 1 lundu instrumental 45 partituras impressas 3 partituras manuscritas Esse acervo é de difícil acesso , não está disponível ao público, nem mesmo aos pesquisadores. Existe grande interesse dentro e fora do Brasil Vai permitir a incorporação deste repertório nos concertos Vejam que a grande maioria é de canções e de partituras impressas

5 Aplicar metodologias de: Ciência da Informação Sistemas de Informação
Desafio Aplicar metodologias de: Ciência da Informação Sistemas de Informação a acervos musicais Escassez de trabalhos que utilizem esta estratégia... Muitas iniciativas existem para disponibilizar acervo na internet, mas poucos trabalhos fazem uso de conhecimento de áreas afins como a CI e SI. A preocupação maior do nosso trabalho é incorporar metodologias destas área para a descrição e acesso a acervos musicais. Existem desafios específicos na aplicação destas metodologias a acervos musicais.

6 Objetivos Pesquisar os padrões adotados nas áreas de CI e de SI.
Selecionar os padrões e normas Aplicar ao caso específico dos Lundus

7 CI: Normas de descrição
AACR2 - Anglo American Cataloging Rules ISAD(G) - General International Standard for Archival Description Normas do RISM - Repertoire Internationale des Sources Musicales Regras da IAML - International Association of Music Libraries Uma das principais contribuições da CI são as normas de descrição. Normas no âmbito da musicologia

8 CI: Padrões de intercâmbio
MARC 21 - MAchine Readable Cataloging record desenvolvido pela Library of Congress (LC) Intercâmbio em formato legível por computador Campos correspondem a metadados ex: campo 100 <-> autor campo 245 <-> obra Padrão de fato para intercâmbio de registros de catalogação de qq área.

9 CI: Metadados Descrição bibliográfica Levantamento dos metadados
São dados que descrevem dados (campos) titulo da obra nome do editor ano da obra Descrição bibliográfica <> metadodoscatalogação equivalente O Retrato Yayá você quer morrer Bevilacqua & Cia. Casa Mozart 1891 1894

10 Modelo é a descrição abstrata de um universo
SI: Modelagem Modelo é a descrição abstrata de um universo Conceitos ex: obra, compositor, editor Atributos ex: título da obra, gênero, data de edição Interrelacionamentos ex:compositor compõe obra editor imprime partitura Agora vamos mostrar as contribuições da área de SI. A principal contribuição é a noção de modelo e a pratica de modelagem descrição de um universo qq. Para construir um modelo é preciso identificar os conceitos São caracterizados por seus atributos SI / metadados CI termos correspondentes

11 SI: Construção de Modelos
Linguagem gráfica para representação de modelos: Unified Modeling Language – UML CONCEITO Atributo 1 Atributo 2 Atributo 3 ...

12 SI: Exemplos de Diagramas
OBRA COMPOSITOR Título Incipit Literário Tonalidade Data compõe Nome Data nascimento Data falecimento

13 conjunto de valores dos atributos de uma classe
SI: Instância conjunto de valores dos atributos de uma classe OBRA COMPOSITOR Yayá você quer morrer Lá maior 1894 compõe Xisto Bahia 1841 1894

14 SI: Instância conjunto de valores dos atributos de uma classe compõe
OBRA COMPOSITOR O Retrato Quem quiser venha escutar Ré maior 1891 compõe T. A. Ribeiro 1854 1897

15 Modelo UML

16 Considerações Finais Integração das metodologias de CI e SI para a descrição de acervos musicais Abordagem inovadora Etapa indispensável para que nossos acervos sejam acessíveis nacional e internacionalmente Facilitar acessa a essas informações atravbes de web

17 Trabalhos futuros José Staneck – acervo Francisco Mignone
André Guerra Cotta – acervo Curt Lange Adriana Olinto Ballesté – utilizar resultados como experiência para investigação e pesquisa de novos paradigmas para disponibilizar acervos musicais na web.

18 Referências ANGLO-AMERICAN CATALOGUING RULES, 2nd ed. Joint Steering Committe for Revision of AACR. Otawa: Canadian Library Association, 1998. CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Segunda Edição. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. GÖLLNER, Marie Louise (Comp.). Code International de Catalogue de la Musique (Vol. IV, Régles de Catalogages des Manuscripts Musicaux). Frankfurt: C. F. Peters / IAML, 1975. MELO, A. C. Desenvolvendo aplicações com UML: do conceitual à implementação. Rio de Janeiro: Brasport

19 Referências POSEIDON FOR UML. Disponível em: Acesso em: 10 set RISM – RÉPERTOIRE INTERNATIONAL DES SOURCES MUSICALES. Normas internacionales para catalogación de funtes musicales históricas. Traducción española y comentários realizados por: José V. Gonzalez Valle, Antônio Ezquerro, Nieves Iglesias, C. José Gonzalez, Joana Crespi, Madrid: Arco/Libros, 1996.


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