A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE
Formal: linguagem cuidada, na variedade culta e padrão, conforme o estilo escrito. É o caso da escrita dos bons jornais, por exemplo, cuidadosamente editada e elaborada. Coloquial: aparece no diálogo entre duas pessoas. Sem planejamento prévio, mas continuamente planejada, caracteriza-se por construções gramaticais soltas, repetições freqüentes, frases bem curtas e conectivos simples, léxico constituído de palavras de uso mais freqüente. Casual: aparece nas conversações descontraídas entre amigos e colegas de trabalho. Caracteriza-se pelo uso freqüente de gíria, pela omissão de palavras e pouco cuidado em sua pronúncia, que pode ocorrer com mudanças de sons, supressão de sons finais, etc. Informal: é o caso de correspondência entre membros de uma família ou amigos íntimos; caracteriza-se pelo uso de formas abreviadas, abreviações padronizadas, ortografia simplificada, construções simples, sentenças fragmentadas. (Adaptado de Luiz Carlos Travaglia. Gramática e interação. São Paulo: Cortez, 1996, p. 55.)

2 GÊNEROS INFORMAIS: carta pessoal e cartão-postal
Comunicação geralmente breve e pessoal, de assunto livre; Sua estrutura é composta de local, data, vocativo, corpo e assinatura; às vezes, também de P.S.; A linguagem varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser menos ou mais formal, culta ou coloquial, e, eventualmente, incluir gírias; Verbos geralmente no presente do indicativo; Quando enviados pelo correio, a carta e o cartão-postal são acondicionados em um envelope, preenchidos adequadamente com o nome e o endereço do remetente e do destinatário.

3 Informalmente se diz Formalmente se diz Apesar da dificuldade que ele passou, seu trabalho foi ótimo. Apesar da dificuldade por que ele passou... Fui e voltei de casa em meia hora. Fui a casa e voltei de lá em meia hora. Aquele aluno que não sei o nome me entregou a prova. Aquele aluno  cujo nome não sei... Foi feito a experiência. Foi feita a experiência. O fato do professor faltar não diminui seu prestígio. O fato de o professor faltar... O filme que assistimos saiu de cartaz. O filme a que assistimos... Sua ausência não implica em falta grave. Sua ausência não implica falta grave. Quero que venha na minha casa. Quero que venha à minha casa.

4 GÊNERO FORMAL: requerimento
“REQUERER”: pedir, solicitar mediante requerimento à autoridade ou pessoa em condições de conceder o que se pede. Precisar, reclamar (-e), exigir (-se). Desta feita, temos que o gênero em questão trata-se de um pedido feito por pessoa física ou jurídica relacionado a algo a que se tem direito. Geralmente, é direcionado a alguém apto a atender tal solicitação, representado na pessoa do diretor de uma escola, reitor de uma universidade, chefe do departamento pessoal de uma empresa, dentre outras posições hierárquicas.

5 Esteticamente, assemelha-se à carta, como podemos conferir:
Vocativo: Refere-se à indicação do cargo pertencente à pessoa para a qual é destinado o requerimento, acompanhada do pronome de tratamento adequado, tal como: Vossa Excelência, Ilustríssimo Senhor, Vossa Magnificência, entre outros. Corpo do requerimento: Constitui-se de um único parágrafo, contendo o motivo do pedido baseado em uma fundamentação legal e demais aspectos elementares, como: - Identidade do requerente: Nome completo, estado civil, nacionalidade e número dos documentos pessoais, como RG e CPF. Fecho: Finaliza o documento, constando as seguintes informações: - Pede e aguarda deferimento (P. e A.D) ou - Nestes termos, pede deferimento (N.T. P.D.) E por último segue a data e assinatura do remetente.

6 A AUTORIDADE DESTINATÁRIA (usa-se Excelentíssimo (Exmo
A AUTORIDADE DESTINATÁRIA (usa-se Excelentíssimo (Exmo.) para Juiz, Promotor, Senadores, Deputados, Vereadores, Presidente da República, Governador, Prefeito e Ministros de Estado; usa-se Ilustríssimo (Ilmo.) para as demais autoridades).

7 Modelo de requerimento Exmo. Sr
Modelo de requerimento Exmo. Sr. (nome e cargo da pessoa) (Espaçamento de dez linhas) Texto com os dados do requerente e a solicitação. Ex: Empresa (nome), localizada na rua (endereço), inscrita no C.G.C. (número) e inscrição estadual (número), vem requerer a Vossa Excelência… (pedido). (Espaçamento de três linhas) Cidade, data. Assinatura

8 SOLICITAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE DISTRITO POLICIAL Exmo
SOLICITAÇÃO DE INSTALAÇÃO DE DISTRITO POLICIAL Exmo. Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo Senhor Secretário, __(nome completo)___, brasileiro(a),__(estado civil)__, __(profissão)__, portador da Cédula de Identidade R.G. nº ___________, residente na Rua _____________, nº ______, Bairro de _________, cidade e Município de _______________, vem à presença de V.Exa. para expor e requerer o que segue: (Exemplo) Na localidade em que o requerente reside tem aumentado muito o número de assaltos, agressões e até mortes, dada a insegurança que passou a existir no local nos últimos tempos. Já não é possível transitar com o mínimo de tranquilidade nem mesmo durante o dia. Diante do exposto, a fim de garantir a segurança dos moradores e facilitar o acesso à Polícia, requer a V.Exa. sejam adotadas as providências necessárias para a instalação de um Distrito Policial no bairro, bem como a presença ostensiva de policiamento. Pede Deferimento __________________________ Local/data _______________________ Nome/assinatura


Carregar ppt "LINGUAGEM ESCRITA GRAUS DE FORMALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google