A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prática Jurídica I Petição Inicial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prática Jurídica I Petição Inicial."— Transcrição da apresentação:

1 Prática Jurídica I Petição Inicial

2 Formação da relação processual
1) Processo Conceito Formação da relação processual Espécies: - Processo de Conhecimento (art. 1º ao 565) A) Cunho Declaratório B) Cunho Constitutivo C) Cunho Condenatório D) Mandamental E) Executiva - Processo de Execução (art. 566 ao 795) - Processo Cautelar (art. 796 ao 889)

3 Jurisdição Contenciosa – Art. 890 e ss. (ação de prestação de contas)
2) Procedimento Conceito Espécies: - Procedimento Comum: Ordinário Sumário - Procedimento Especial Jurisdição Contenciosa – Art e ss. (ação de prestação de contas) Jurisdição Voluntária – Art e ss. (separação consensual)

4 Petição Inicial: É o meio formal pelo qual o autor deduz em Juízo uma causa, fazendo assim nascer um processo. Requisitos intrínsecos: a) o juiz ou tribunal, a que é dirigida; (Art. 86 a 101) b) os nomes, prenomes, estado civil, profissão, domicílio e residência do autor e do réu; c) o fato (evento ou conjunto de eventos apto a gerar o nascimento do direito ou da relação jurídica de que o autor se diz titular);

5 d) os fundamentos jurídicos do pedido (qualificação jurídica ou enquadramento jurídico dos fatos);
e) o pedido, com as suas especificações; * imediato: é a espécie de providência jurisdicional que o sujeito ativo da ação exige do Poder Judiciário. * mediato: é o bem da vida reclamado pelo autor por meio da ação. f) o valor da causa; (define o valor das custas, os honorários, cabimento do procedimento sumário, etc...)

6 g) as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; (Art. 331 § 2º CPC)
h) o requerimento para a citação do réu; (285 CPC) i) forma escrita; j) assinatura – 169 CPC k) endereço do advogado - 39 CPC.

7 Requisitos Extrínsecos:
a) procuração; b) documentos indispensáveis – 283 CPC; c) guia de custas; d) cópia da petição inicial para instruir o mandado (contra-fé);

8 INICIAL PROCEDIMENTO ORDINÁRIO (Art. 282 do CPC)
Endereçamento: Juízo a que é dirigida – Art. 86 e seguintes do CPC. Pólo Ativo: Nome, qualificação (nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF) e endereço - se pessoa física; ou nome, qualificação (pessoa jurídica de direito privado, CNPJ, representante legal) e endereço – se pessoa jurídica.. Advogado(a): Nome, número de ordem e endereço. Ex.: “por seu advogado João da Silva, inscrito na OAB/PR , com endereço na Rua...”. Natureza da Pretensão: Usar o verbo “propor” ou “requerer processamento de” seguido do nome da ação e do procedimento. Pólo Passivo: Nome, qualificação (nacionalidade, estado civil, profissão, RG, CPF) e endereço - se pessoa física; ou nome, qualificação (pessoa jurídica de direito privado, CNPJ, representante legal) e endereço – se pessoa jurídica.

9 Fatos: Descrever os fatos de maneira objetiva e completa.
Documentos: Indicar a juntada de todos os documentos, exemplo: (doc. anexo); ou fazer rol de documentos. Fundamentos: Aplicar o direito material ao caso concreto. Indicar o dispositivo legal a que está fundada a pretensão do seu cliente, adequando a norma ao fato. Transcrições: Transcrever no mínimo uma doutrina ou uma jurisprudência.

10 Pedido 1: Procedência do pedido para o fim de ...
Pedido 2: Citação do Requerido para apresentar defesa, no prazo legal, sob pena de revelia e confissão quanto a matéria de fato; Pedido 3: Condenação do Requerido em custas e honorários advocatícios; Pedido 4: Produção de todas as provas em direito admitidas em especial, depoimento pessoal do Requerido, prova testemunhal, documental e pericial; Valor da causa: Art. 258 ao 261 do CPC. Dá-se à causa o valor de ... Final: Pedido de deferimento, local, data, nome, número da OAB e assinatura.


Carregar ppt "Prática Jurídica I Petição Inicial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google