A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR Vai uma cervejinha aí? Têm o prazer de apresentar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR Vai uma cervejinha aí? Têm o prazer de apresentar."— Transcrição da apresentação:

1

2 LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR

3

4 Vai uma cervejinha aí? Têm o prazer de apresentar

5 O que acontece com a cervejinha quando entra na nossa boca?

6 O corpo processa milhares de produtos químicos a todo momento. Proteínas, vitaminas, açúcar, sais minerais, oxigênio, tudo que ele conhece, sabe que nos pertence e nos permite viver. Mas existem milhares de outros produtos químicos que não fazem parte do organismo humano, não são necessários para manter a nossa vida, mas insistimos em botar prá dentro. E dão um trabalhão para serem eliminados. Chumbo, gasolina, arsênio, álcool, amônia, as dioxinas, álcool, os produtos tóxicos do cigarro, cocaína, mercúrio, etc.

7 Então, o que acontece com a cervejinha quando entra na nossa boca? Copyright 2008 – MARPAN Seguros

8 Todos os alimentos começam a ser digeridos na boca (com a saliva) e depois vão para o estômago encarar o poderoso suco gástrico, daí para o intestino e, finalmente, para o sangue. Já o álcool passa direto pela boca, mal para no estômago (mesmo assim consegue causar um grande estrago – a gastrite), e depois, sob a forma de ETANOL, é absorvido diretamente pelo intestino para o sangue.

9 Chegou no sangue, Tá dominado!

10 O sangue tem que circular pelo corpo inteiro, porque é responsável pela nutrição de todos os órgãos. E o álcool (esperto!) vai de carona.

11 E se dirige imediatamente para o órgão que gosta mais: o cérebro. Mas também é obrigado a passar pelo órgão que mais detesta: o fígado.

12 No cérebro sem defesa, o etanol faz a sua festa particular : 1) Manda fabricar substâncias que mudam o comportamento da gente Aí a gente fala muito (inclusive o que não deve), somos a alegria da festa, tudo podemos!.

13 Depois...

14 AZUL Faça o teste abaixo. Sem nenhum etanol no seu cérebro, ok? Não é para ler a palavra e sim dizer a cor. É rápido!!! LARANJA PRETOVERMELHOVERDE ROXOAMARELO VERMELHO LARANJAPRETOPRETO AZULVERMELHOROXO VERDE AZULLARANJA AMARELO

15 A dificuldade é que um lado do cérebro enxerga a cor e o outro lado lê a palavra. Como a palavra não combina com a cor, a gente fica confuso. Com álcool no cérebro, fica assim: AMA REL O AZU L LAR ANJ A PRE TO VER MEL HO VER DE ROX O AMA REL O VER MEL HO LAR ANJ A PRE TO AZU L VER MEL ROX O VERAZULAR AMA REL O AZU L LAR ANJ A PRE TO VER MEL HO VER DE ROX O AMA REL O VER MEL HO LAR ANJ A PRE TO AZU L VER MEL ROX O VERAZULAR

16 O que é o alcoolismo? É uma doença crônica, tratável, como as demais e muito comum que se caracteriza pelo uso descontrolado do álcool trazendo uma série de prejuízos para a vida da pessoa.

17 Qual a diferença entre beber socialmente e ser alcoolista? A principal diferença é que o alcoolista não tem controle sobre o consumo da bebida.

18 DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL AS CARACTERÍSTICAS

19 AMIGO QUE DIRIGE NÃO BEBE NÃO DEIXE SEU MELHOR AMIGO DIRIGIR BÊBADO

20 Vamospreservar a vida?

21 Segundo a Organização Mundial da Saúde, Droga é qualquer substância que altera o funcionamento do organismo e que não é produzido por ele. O QUE É DROGA?

22 O QUE SÃO DROGAS? A Organização Mundial da Saúde tem um Código Internacional de Doenças para classificá-las. Dentro desta classificação, designou o código CID-10 e preconiza que a dependência química é uma enfermidade incurável e progressiva, apesar de poder ser estacionada pela abstinência.

23 Conceitos O que são Drogas Psicoativas ? São substâncias naturais ou sintetizadas que ao serem ingeridas produzem alterações no SNC, modificando, assim, estado emocional e comportamental; Por serem psicoativas produzem prazer, o que pode induzir ao abuso e dependência.

24 Ação das Drogas no S.N.C. DROGAS DEPRESSORAS - Diminuem a atividade mental. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais lenta. Essas drogas diminuem a atenção, a concentração, a tensão emocional e a capacidade intelectual. Ex. tranqüilizantes, álcool, cola, morfina, heroína, maconha. DROGAS ESTIMULANTES - Aumentam a atividade mental. Afetam o cérebro, fazendo com que funcione de forma mais acelerada. Ex. nicotina, cafeína, anfetamina, cocaína, crack. DROGAS PERTURBADORAS: - Produzem alterações no funcionamento do cérebro, como delírios, alucinações e alteração na capacidade de discriminar medidas de tempo e espaço. Essas Drogas também são chamadas de alucinógenas ou psicodélicas.

25 Todas as drogas de abuso (incluindo o álcool) fazem com que o nosso cérebro libere maior quantidade de uma substância chamada dopamina que age na comunicação entre os neurônios (por isso chamada de neurotransmissor). Este aumento de dopamina gera uma sensação de prazer.

26 Conceito de Dependência Química Doença crônica bio, psico, social e ESPIRITUAL resultante da interação com substâncias psicoativas que inclui a compulsão repetitiva e intensa de consumo com a finalidade de experimentar efeitos psíquicos e físicos ou evitar o desconforto que sua falta ocasiona.

27 Tipos de Usuário Experimentador, Bebedor Social ou usuário ocasional Muitas pessoas experimentam uma ou mais drogas algumas vezes na vida, porém não continuam a usar. As razões de usar podem ser muitas, entre elas: Perda do interesse (queriam apenas matar a curiosidade) Medo de ser tornarem dependentes Não terem gostado dos efeitos Por considerar errado ou que faz mal

28 Tipos de Usuário Usuário Habitual ou Abusador Usuário Dependente Dependente Reestruturado

29 CAUSAS DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA O QUE LEVA A PESSOA A USAR A DROGA? 1.PERSONALIDADE 2.IMATURIDADE 3.CONFLITOS 4.FUGA PSICOLOGIA INFLUÊNCIAS DO MEIO MÃE PASSA A PRÉ-DISPOSIÇÃO PARA O FILHO NA GESTAÇÃO HERDA GENETICAMENTE A PRÉ-DISPOSIÇÃO FÍSICA (AS DROGAS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS - CELSO MARTINS) SOCIOLOGIA CONGÊNITA HEREDITÁRIA

30 Nem todos os usuários se tornam dependentes das drogas

31 Cérebro Depois de Drogas Normal Consumidor Cocaina 10 dias sem Cocaina Consumidor Cocaina 100 dias sem Cocaina

32 As drogas têm efeitos que se mantêm durante muito tempo. Controle / antes de anfetamina 10 dias de consumo de anfetamina 4 semanas dp 6 meses dp 1 ano dp 2 anos dp

33 Retenção de Sentimentos Dependente Químico Infecção Intestinal Equilibrio Energético

34 Depressão Profunda Extremo Cansaço Físico

35 Petála de Flor Pessoa Equilibrada

36 Pessoa com Problemas Pessoa com Problemas

37 DÚVIDAS ?

38 Novembro, 1979Agosto, 1980Junho, 1982Maio, 1986Janeiro, 1988 Janeiro, 1989 Dos brasileiros, 11,6% com mais de 12 anos já usaram drogas... De cada dez jovens que experimentam drogas, um vai se tornar dependente.... 4,2% de toda a população mundial acima de 15 anos consome drogas, cerca de 180 milhões de pessoas... Quem usa maconha tem 56% mais chances de vir a consumir outro tipo de droga... Falecida aos 38 anos, usuária de crack e heroína.

39 Menino de 12 anos, morador de rua no centro de São Paulo. / Comecei a usar (crack)... Pra esquecer dos problemas. Fugi de casa.. Meu pai chegava bêbado e me batia muito. Eu queria sair dessa vida. Meu sonho? É estudar, ter uma casa, uma família.. Se eu fosse mágico? Não existia droga, nem fome e nem polícia.

40 HOMEM DE DE 32 ANOS DE IDADE FUMANTE E USUÁRIO DE OUTRA DROGA MESMO HOMEM DE DE 32 ANOS DE IDADE FUMANTE E USUÁRIO DE OUTRA DROGA (6 meses depois)

41 NÃO O REJEITE. ENTENDA QUE ELE É UM DOENTE. COMO AGIR COM O DEPENDENTE QUÍMICO 1 NÃO FUJA DO PROBLEMA. CONHEÇA OS FATOS E PROCURE ORIENTAÇÃO ADEQUADA.. 2 JAMAIS O MALTRATE. FAÇA COM QUE ELE SE SINTA RESPONSÁVEL PELOS SEUS ATOS. 3 NÃO TENTE APENAS CONTROLAR O USO. CONCENTRE-SE NA NECESSIDADE DE TRATAMENTO. 4 NÃO CENSURE, NÃO FAÇA SERMÕES, NÃO IMPLORE. RELATE-LHE AS ATITUDES INAPROPRIADAS. 5 NÃO O SUPERPROTEJA. COMECE A DEIXÁ-LO SOFRER AS CONSEQÜÊNCIAS DOS SEUS ATOS. 6

42 NÃO ESCONDA QUE ESTÁ BUSCANDO AJUDA. DIGA QUE ESTÁ AGINDO NESSE SENTIDO. 8 NÃO PERCA A CALMA. ANALISE AS POSSIBILIDADES DE AJUDA. ENCORAJE-O ÀS ATIVIDADES BENÉFICAS. 9 NÃO CULTIVE CULPA E ANSIEDADE. TENTE MANTER DISTÂNCIA EMOCIONAL. 10 NÃO PERMITA AGRESSÕES. PROTEJA-SE. 11 NÃO PERMITA QUE O EXPLORE. APRENDA QUE O AMOR NÃO PODE EXISTIR SEM COMPAIXÃO, DISCIPLINA E JUSTIÇA. 12 ( REVISTA AVE MARIA - DONALD LAZO ) NÃO O AMEACE. DIGA O QUE PRETENDE E FAÇA O QUE DIZ. 7 COMO AGIR COM O DEPENDENTE QUÍMICO

43 TERMINANDO...

44 Quem não se educa para o bem e para a verdade e não contribui para que seu semelhante tenha condições de se educar, inclusive pelo seu exemplo pessoal, ainda não entendeu sua missão aqui na terra.

45 Se não houver frutos, Valeu a beleza das flores... Se não houver flores, Valeu a sombra das folhas... Se não houver folhas, Valeu a intenção da semente. (Heinfil)

46 Fim... Fim, não...Fim, não... Até uma próxima oportunidade... Nelson Mendes

47

48

49 Antes de terminar minha apresentação, vou mostrar-lhe uma foto Antes de terminar minha apresentação, vou mostrar-lhe uma foto para quando se sentir angustiado com a vida. angustiado com a vida. Quando sentir que os seus problemas são enormes. Quando sentir que o que você faz ou deixa de fazer, Quando sentir que o que você faz ou deixa de fazer, faz uma imensa diferença.

50 Mas, é também uma foto para quando, como humano que é, julgar-se poderoso, grandioso… o Homo Sapiens, dono da criação, no zênite do seu poder tecnológico. E sentir que, com os seis bilhões de pessoas que já somos, somos únicos no Universo.

51 E, por último, uma foto para quando julgar que o imenso mundo em que vive é indestrutível. Com as suas grandiosas cidades, mares, cordilheiras e continentes… Planeta invulnerável… Imune, pelo seu tamanho e grandeza, aos atos que os homens façam… ou deixem de fazer.

52 Afinal, são quinhentos e quarenta milhões de quilômetros quadrados de superfície! Seis mil quatrilhões de toneladas de rocha! Mais de mil trilhões de toneladas de água!

53 Héla aquí, pues: Contemple esta foto por uns instantes. Foi tirada por Cassini-Juygens, uma nave espacial não tripulada, em 2004, ao chegar aos anéis de Saturno.

54 Nesse pontinho azul, estamos todos. Todas as nossas guerras… Todos os nossos problemas… Toda a nossa grandeza e toda a nossa miséria… Toda a nossa tecnologia, a nossa arte, os nossos feitos… Todas as civilizações, toda a fauna e flora… Todas as raças, todas as religiões… Todos os governos, países e estados… Todo o nosso amor… e o nosso ódio… Seis bilhões de almas em constante convulsão… Aqui está o seu planeta.

55 Se quiséssemos, poderíamos tomar esta fotografia como uma lição de humildade… E como uma dupla mensagem: por um lado, da nossa pequenez no universo, do irrelevante que são os nossos problemas e diferenças, quando os vemos a esta escala… Mas, por outro lado, do frágil que o nosso planeta parece, e da importância de cuidarmos deste pontinho azul, …pois é o único lugar que temos. Dá o que pensar, não dá? Dá o que pensar, não dá?

56 Portanto acredite tem um poder superior que nos ajuda....não duvidem disso... Portanto acredite tem um poder superior que nos ajuda....não duvidem disso... ACREDITEM! TENHAM FÉ.. ESSE PODER SUPERIOR É DEUS..

57 Mas também tem um que devemos confiar sempre e que governa esse pontinho azul.

58


Carregar ppt "LUTANDO POR UM MUNDO MELHOR Vai uma cervejinha aí? Têm o prazer de apresentar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google