A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Respiratório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Respiratório."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Respiratório

2 Sistema Respiratório Ciências Funções Gerais: Absorção de oxigênio.
Sistemas humanos Sistema Respiratório Funções Gerais: Absorção de oxigênio. Eliminação de dióxido de carbono. Profª Renata Moda

3 Cavidade nasal: retenção de impurezas, umidificação
Ciências Sistemas humanos Cavidade nasal: retenção de impurezas, umidificação e aquecimento do ar.

4 Vias aéreas: da traquéia aos bronquíolos
Ciências Sistemas humanos Vias aéreas: da traquéia aos bronquíolos (conduzindo o ar).

5 Alvéolos pulmonares: locais das hematoses.
Ciências Sistemas humanos Alvéolos pulmonares: locais das hematoses.

6 Musculatura respiratória: movimentos de inspiração
Ciências Sistemas humanos Musculatura respiratória: movimentos de inspiração e expiração.

7 Tabagismo

8 O cigarro é uma pequena porção de tabaco seco e picado, enrolado em papel fino. Em alguns cigarros, o sistema de filtro geralmente é de esponja ou papel. Fabricado a partir de 1840, este se tornou um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. A fabricação do cigarro pode ser composta por até setecentos aditivos químicos. A fumaça é repleta de substâncias nocivas, como acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. A nicotina, um dos componentes do cigarro, é a responsável pela dependência.

9 Os sintomas psicológicos e físicos do cigarro responsáveis pela dependência são: maior clareza de pensamentos; maior atenção e capacidade de concentração; aumento da memória; além da diminuição do apetite, irritabilidade e agressividade

10 O cigarro foi considerado, durante muito tempo, como símbolo de status
O cigarro foi considerado, durante muito tempo, como símbolo de status. Hoje se sabe que é um dos piores inimigos da saúde, tendo se tornado o maior problema da saúde pública mundial. O fumo pode ocasionar doenças isquêmicas do coração, isquemias ou hemorragias cerebrais, doença pulmonar obstrutiva crônica, cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago e bexiga As pessoas que convivem com fumantes são conhecidas como “fumantes passivos”. Crianças expostas à fumaça são propensas a problemas respiratórios agudos. Entre alguns dos tratamentos utilizados para se acabar com o vício, podemos citar os grupos de apoio e a psicoterapia.

11 Pulmão de um não-fumante e um fumante

12 Apresento-lhes o “Cigarro”
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente substâncias tóxicas diferentes; que se constitui de duas fases fundamentais: a fase particulada e a fase gasosa. Na fase gasosa é composta, entre outros por monóxido de carbono, amônia, acetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. Essas substâncias tóxicas atuam sobre os mais diversos sistemas e órgãos, contém mais de 60 cancerígenos, sendo as principais citadas abaixo:

13 Nicotina - é a causadora do vício e cancerígena; Benzopireno - substância que facilita a combustão existente no papel que envolve o fumo; Substâncias Radioativas - polônio 210 e carbono 14; Agrotóxicos - DDT; Solvente - benzeno; Metais Pesados - chumbo e o cádmio (um cigarro contém de 1 a 2 mg, concentrando-se no fígado, rins e pulmões, tendo meia-vida de 10 a 30 anos, o que leva a perda de capacidade ventilatória dos pulmões, além de causar dispnéia, enfisema, fibrose pulmonar, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago); Níquel e Arsênico - armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..;

14

15 Só os fumantes não acreditam que são:
· Nove mortes por hora. · 80 mil por ano. · 90% dos casos de câncer de pulmão. · 80% dos enfisemas pulmonares. · 25% dos infartos de miocárdio. · 40% dos derrames cerebrais. · 10 milhões de pessoas vão morrer nos próximos 30 anos, nas Américas. · Quatro milhões morrem por ano.

16 Fumar durante a gravidez
Traz sérios riscos para a gestante como também aumenta o risco de mortalidade fetal e infantil, estes riscos se devem, principalmente, aos efeitos do monóxido de carbono e da nicotina exercidos sobre o feto, após a absorção pelo organismo materno. Estes riscos são: · Abortos espontâneos; · Nascimentos prematuros; · Bebês de baixo peso; · Mortes fetais e de recém-nascidos; · Gravidez tubária; · Deslocamento prematuro da placenta; · Placenta prévia e · Episódios de sangramento.

17 Comparando-se a gestante que fuma com a que não fuma, a gestante fumante apresenta mais complicações durante o parto e têm o dobro de chances de ter um bebê de menor peso e menor comprimento. A gestante que fuma, com um único cigarro fumado acelera em poucos minutos, os batimentos cardíacos do feto, devido ao efeito da nicotina sobre o seu aparelho cardiovascular. Imagine a extensão dos danos causados ao feto, com o uso regular de cigarros pela gestante. A gestante, o parto e a criança também estão expostos a estes riscos quando a gestante é obrigada a viver em ambiente poluído pela fumaça do cigarro (fumante passiva), absorvendo substâncias tóxicas da fumaça, que pelo sangue passa para o feto. Assim como a mãe que fuma durante a amamentação, a nicotina passa pelo leite que é ingerido pela criança.

18


Carregar ppt "Sistema Respiratório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google