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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

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Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
PROJETO DE PESQUISA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I Halana Santos Borges

2 ETAPAS DA PESQUISA CIENTÍFICA
Antes de proceder as etapas de uma pesquisa, o pesquisador deve conceber as seguintes interpelações: O que é pesquisa? Porque pesquisar? Para que pesquisar? Como pesquisar? Onde pesquisar?

3 PESQUISA O vocábulo pesquisa tem origem no latim “perquirese”, e exprime a atividade cujo objetivo é buscar, indagar, descobrir e investigar. Assim, o ato de pesquisar significa investigar com profundidade um determinado assunto. De acordo com Aurélio B. Holanda Ferreira, pesquisa é a "Investigação e estudo, sistemáticos, com o fim de descobrir e estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer do conhecimento" Gil (1991, p. 19) considera a pesquisa como "procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos".

4 PARA QUE PESQUISAR? Para resolver problemas – comumente são pesquisas realizadas no meio acadêmico ou no mercado. Exemplo: Na educação, existem muitas pesquisas para detectar a eficiência dos métodos de ensino, ou mesmo uma indústria que faz pesquisa para determinar efeitos da música ambiental na produtividade dos empregados. Para formular teorias – muito utilizada nas Ciências Sociais. Exemplo: um pesquisador em Educação o efeito das mudanças que oi método de ensino produz no rendimento escolar de uma turma. Para testar teorias – semelhante ao estilo anterior, mas é utilizada mais na área das Ciências Exatas, como forma de constatação das teorias ou fórmulas.

5 TIPOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Tomando como base Pedro Demo (1994), podemos identificar quatro tipos de pesquisa: Pesquisa teórica - Trata-se da pesquisa que é "dedicada a reconstruir teoria, conceitos, idéias, ideologias, polêmicas, tendo em vista, em termos imediatos, aprimorar fundamentos teóricos”. Pesquisa metodológica - Refere-se ao tipo de pesquisa voltada para a inquirição de métodos e procedimentos adotados como científicos. "Faz parte da pesquisa metodológica o estudo dos paradigmas, as crises da ciência, os métodos e as técnicas dominantes da produção científica”.

6 TIPOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Pesquisa empírica - É a pesquisa dedicada ao tratamento da "face empírica e fatual da realidade; produz e analisa dados, procedendo sempre pela via do controle empírico e fatual”. Pesquisa prática - Trata-se da pesquisa "ligada à práxis, ou seja, à prática histórica em termos de conhecimento científico para fins explícitos de intervenção; não esconde a ideologia, mas sem perder o rigor metodológico”.

7 ELEMENTOS DO PROJETO TEMA INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA
HIPÓTESE DO PROBLEMA BREVE FUNDAMENTAÇÃO TEORICA METODOLOGIA CRONOGRAMA REFERÊNCIAS

8 ESCOLHA DO TEMA O que vou pesquisar?;
Um aspecto ou uma área de interesse de um assunto que se deseja provar ou desenvolver; Assunto interessante para o pesquisador; Fontes de assuntos: vivência diária, questões polêmicas, reflexão, leituras, conversações, debates, discussões.

9 Depois da escolha do tema, deve ser feito uma breve introdução a respeito do assunto escolhido, um breve histórico sobre o assunto. Constitui a finalidade do estudo ou da pesquisa. Exemplos de verbos que expressam objetivos em suas dimensões cognitiva e epistemológica: identificar, descrever, constatar, reconhecer, apontar, apresentar, definir, caracterizar, explicar, verificar, analisar, examinar, explicitar, demonstrar, formular, comparar, compreender, interpretar, discutir, avaliar criticamente, etc.  INTRODUÇÃO

10 JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA
O problema deve ser concreto e formulado de maneira clara e precisa; Ora, se estamos falando de um problema, obviamente que ele deve deliberar uma resposta. Por isso, é recomendável precisá-lo através de pergunta; Modo como foi escolhido o fenômeno a ser pesquisado; Apresentação das razões em defesa da proposta temática; Por que estudar esse tema? Qual as vantagens e benefícios que a pesquisa irá proporcionar. Importância pessoal/cultural/social/profissional/cotidiana; e Importância da problemática estabelecida.

11 HIPÓTESES do problema “A hipótese é a suposição de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenômeno até que os fatos a venham contradizer ou afirmar”. (Cervo e Bervian, 1996, p. 29).  A evolução da intuição está intimamente ligada a possibilidade de testar as hipóteses firmadas pelo raciocínio dedutivo. As hipóteses primeiras nem sempre são definitivas e estas, quando firmadas, nem sempre são as ideais, ainda que satisfaçam condições momentâneas.

12 Breve fundamentação Teórica
Quem já pesquisou algo semelhante?; Busca de trabalhos semelhantes ou idênticos; Pesquisas e publicações na área; e Exposição das idéias de alguns autores ou fontes que possivelmente estão sendo lidos pelo pesquisador a fim de mostrar suas perspectivas teóricas.

13 METODOLOGIA A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa. Exemplo: Será realizada uma pesquisa de caráter comparativa descritiva com 8 professores das escolas da rede municipal de Camaçari, escolhidos dentre os que possuíam mais de cinco anos de docência. Este critério foi utilizado considerando a necessidade de verificar as concepções teórico-metodológicas de professores mais experientes.

14 METODOLOGIA Modelo estrutural
Tipo de pesquisa (quanto aos fins) – exploratória, descritiva ou explicativa Delineamento da pesquisa (quanto aos meios) – bibliográfica ou documental Natureza dos dados – quantitativa ou qualitativa Procedimentos – utilização do método

15 METODOLOGIA No caso da utilização de técnica de coleta de dados deve-se colocar além destes elementos: Instrumento de coleta de dados – falar sobre o tipo de coleta de dados aplicado na pesquisa. Os tipos mais utilizados são: Observação Entrevista: estruturada, semi-estruturada ou livre. Questionário – perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha Formulários Universo da Pesquisa – total de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo. Este tipo é utilizado comumente em pesquisas quantitativas. Amostra – parte do universo.

16 cronograma Especifica a previsão do tempo a ser despendido na realização de cada uma das etapas da pesquisa, bem como da data de conclusão e entrega do trabalho.

17 REFERÊNCIAS Constitui um conjunto de documentos que permitem identificar os textos utilizados para a elaboração do trabalho. Exigência em qualquer pesquisa científica. Para maiores informações recomendamos a consulta a NBR 6023 da ABNT.

18 PESQUISA CIENTÍFICA NA INTERNET
Uso adequado das fontes de informações eletrônicas, tais como: Bibliotecas Jornais Revistas Sites variados Correio Eletrônico Não esquecer de colocar a data do Acesso

19 REFERÊNCIAS BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M.. A arte da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, p. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996. DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

20 REFERÊNCIAS LAKATOS, Eva Maria. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. São Paulo: Hucitec,1993. RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas,

21 Planejamento das aulas
AULA 01 – CONHECENDO A DISCIPLINA / QUESTIONAMENTOS INICIAIS AULA 02– AULA TEORICA SOBRE TEMA+ INTRODUÇÃO + JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA AULA 03 - ULTIMOS AJUSTES REFERENTES TEMA+ INTRODUÇÃO + JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA AULA 04 - AULA SOBRE HIPOTESE E FUNDAMENTAÇÃO TEORICA (ENTREGA DO TEMA+ INTRODUÇÃO +JUSTIFICATIVA DO PROBLEMA ATÉ AS 23:55) AULA 05 -AULA COM OS ULTIMOS AJUSTES REFERENTES A HIPÓTESE + FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA AULA 06- AULA SOBRE METODOLOGIA + REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ( ENTREGA DA HIPÓTESE + FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ATÉ AS 23:55) AULA 07 – ULTIMOS AJUSTES REFERENTES A METODOLOGIA + REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS AULA 08 -REVISÃO GERAL DE TODAS AS PARTES DO PROJETO (ENTREGA DA METODOLOGIA + REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS ATÉ AS 23:55) AULA 09 - ENTREGA DO ANTEPROJETO IMPRESSO , PRONTO PARA CORREÇÃO AULA 10 – ENTREGA DOS RESULTADOS

22 Informações importantes


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