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PROJETO PARA A CONSTITUIÇÃO DO ATA-ES Currículo Desde de 12/2002, o ATA trabalha em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, em projetos financiados.

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2 PROJETO PARA A CONSTITUIÇÃO DO ATA-ES

3 Currículo Desde de 12/2002, o ATA trabalha em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho, em projetos financiados pelo BID, tendo gerenciado até hoje cerca de R$1.500.000,00 em 4 diferentes projetos, sem ter tido nenhum problema em suas prestações de contas. O ATA, desde 09/2001 trabalha no Programa de Melhorias Habitacionais financiado pela União Européia, através do Programa APD-Rio – Apoio as Populações desfavorecidas da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e o IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil. De maio de 2001 até janeiro de 2002, o ATA trabalhou em parceria com a CAT – Central de Apoio ao Trabalhador, oferecendo cursos de empreendedorismo, plano de negócios, cooperativismo, para 5.000 alunos. Em janeiro de 2001, o ATA atuou junto a COOPEDESE, no curso de reparadores elétricos, financiado pela União Européia através do programa APD-Rio, para moradores das comunidades atendidas pelo programa. Em setembro de 2000, o ATA fechou um convênio com a SMTb para comercializar os serviços de trabalhadores autônomos na área da construção civil. No segundo semestre de 2000, o ATA desenvolveu com o SENAI e a Secretaria Municipal do Trabalho cursos com certificação para trabalhadores cadastrados no ATA.

4 O PORQUÊ O Brasil é o país das desigualdades – uma das mais altas do mundo e estável. Olhar exclusivo aos grandes Maior número de empreendedores do mundo Espírito Santo são mais de 260.000 pessoas trabalhando por conta-própria

5 Desigualdade Brasileira

6 Quem são os nossos Pobres Composição das camadas sociais por posição na ocupação do chefe de família Fonte: IETS, a partir de dados da PNAD/IBGE 1999.

7 DESIGUALDADE X CRESCIMENTO Relação entre nível de pobreza (medido pela porcentagem de pobres) e renda per capita para um conjunto selecionado de países

8 O Trabalho por conta-própria e a microempresa Isoladamente o pequeno tem pouca chance de se desenvolver Estamos convencidos que desde que sejamos (nós: várias esferas de governo, setor privado, e sociedade civil, conjuntamente) capazes de construir uma ambiência propícia para este tipo de atividade, ela pode se transformar na mola propulsora de um novo modelo de crescimento, mais equitativo que aquele que conhecemos no passado (URANI, 1999). Políticas Públicas integradas na geração de trabalho e renda para a redução da pobreza e da desigualdade de renda.

9 Histórico do ATA Plano Estratégico da Cidade do Rio de Janeiro - 1997 – Criação da SMTb 1,2 milhões de trabalhadores (28% Pea) Trabalhadores autônomos são na verdade nano empresários Tropicalizar a experiência Italiana Criação de um ambiente favorável Julho de 1998 - Nasce o ATA Consolidar institucionalmente o ATA Agosto de 2000 - OSCIP – Organização da Sociedade Civil Organizada

10 Metodologia O objetivo principal é comercializar os serviços de trabalhadores autônomos, conta-própria. Cadastro com 11 atividades Acesso ao crédito, qualificação profissional, apoio ao associativismo, certificação e a tecnologia da informação. Central de atendimento (telefone e internet) Identifica o profissional da vez, qualificado para atender ao cliente (encaminha dois) Nome e telefone para o profissional agendar visita para orçamentos

11 Avaliação/ Capacitação/Cert ificação Apoio à Comercialização CooperativismoAss ociativismo Legalização de Empresas Crédito SERVIÇOS DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL Qualificação

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13 Acompanhamento e a avaliação do pedido Sistema informatizado, desenvolvido especialmente para o ATA. Obrigatório fazer contrato (cliente, profissional e ATA) Profissional paga 10% do valor do contrato para o ATA, além de mensalidade (auto- sustentabilidade) Processo seletivo rigoroso – Palestra, entrevista psico-social, checagem de documentação (antecedentes criminais) Metodologia

14 A Qualificação Profissional Cursos de qualificação técnica e gerencial SENAI – básico, aperfeiçoamento e certificação desenvolvido especialmente para os trabalhadores cadastrados no ATA Ajudante, meio-oficial e profissional Garantia da qualidade dos serviços ofertados – Selo de Qualidade SEBRAE – plano de negócios, empreendedorismo, gestão, legalização de empresa, entre outros.

15 A Divulgação Comercialização Equilíbrio entre oferta e demanda Número mínimo de serviços a fim de garantir uma renda definida Número máximo de pedidos a fim de garantir a qualidade da execução

16 Objetivo do projeto Montar uma central de Apoio ao Trabalhador Autônomo em Vitória Prazo de 12 meses 400 trabalhadores cadastrados (200 controle) Pronto para inauguração no 4º mês Auto-sustentável no décimo primeiro mês Assistência Técnica permanente por 3 anos.

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18 Atividades Planejamento Estratégico - Definição, através de metodologia participativa, dos componentes estratégicos do Conselho de Definir divulgação para os Autônomos – Definição da forma de convocar os autônomos para participarem do processo de seleção. Pode ser através de um espaço na mídia em jornais de emprego, ou através de divulgação em comunidades nas associações de moradores, entre outras. Seleção de Psicólogas - Selecionar três psicólogas para aplicarem a entrevista nos trabalhadores candidatos. Seleção da Assessoria de Marketing – Selecionar a empresa que fará a campanha de marketing do ATA-ES. Definir local das palestras – Definição de local que comporte 50 trabalhadores candidatos para palestra que tenha disponível quadro branco.

19 Atividades SENAI – As reuniões têm o objetivo de adaptar os cursos para serem ministrados aos trabalhadores cadastrados no ATA-ES e estabelecer relação de parceria. Definição do local para Central de Atendimento - É indiferente ao cliente da Central a sua localização. No entanto é importante que seja instalada em local central para acesso dos trabalhadores. Seleção da equipe técnica - Seleção da equipe que trabalhará na Central de Atendimento. A equipe deverá ser formada por 1 coordenador, 1 assistente técnico, 1 assistente financeiro, 4 atendentes e 1 supervisor. Desenvolvimento do Portal para Internet – Desenvolver uma entrada única para os ATAs, com assuntos de interesse comum, mais o site do ATA-ES e atualizar o site do ATA- Rio

20 Atividades Seleção de alunos – Consiste na divulgação para os autônomos das vagas, seguida de dois dias de inscrição para as palestras, palestra e por fim a entrevista psico-social. Inscrição para as palestras – Reservar dois dias para atender aos autônomos interessados em participar do ATA, formando turmas de 50 para as palestras. Palestra – Encontro com cerca de 50 profissionais com o objetivo de explicar o ATA, as características necessárias para se cadastrar, a processo de recrutamento e seleção e o funcionamento básico da central de atendimento. A partir dessa palestra o profissional que se interessar pode se inscrever para a entrevista com as psicólogas. Entrevista psico-social – Tem 3 objetivos principais: 1. Identificar os trabalhadores que tenham perfil para atuarem por conta-própria; 2. Afastar pessoas que tenham dificuldades comportamentais; 3. Receber e checar a documentação exigida.

21 Atividades Compra e instalação dos equipamentos – Consiste na compra dos equipamentos definidos para a Central de Atendimento e instalação, incluindo a instalação da rede de computadores. Instalação do sistema - Será instalado o sistema que dará o suporte ao funcionamento da Central de Atendimento e realizados testes. Esse Software foi desenvolvido especialmente para o trabalho do ATA. Planejamento de Marketing – Em parceria com a empresa selecionada definir a estratégia que será utilizada para alcançar as metas de solicitações de clientes colocadas. A estratégia deverá ser um mix de assessoria de imprensa e anúncios. Treinamento da equipe técnica – O treinamento se dará através de uma cartilha explicando o funcionamento da central, de um curso de 12 horas e de visitas a central de atendimento do ATA no Rio de Janeiro.

22 Atividades Cursos no SENAI – Consiste no acompanhamento dos autônomos nos cursos oferecidos, assim como o controle de freqüência, qualidade dos cursos, adequação do material didático, qualidade dos instrutores, entre outros. Treinamento no sistema informatizado – Treinar a equipe técnica para utilização do sistema. Cadastro dos trabalhadores - Os autônomos selecionados e qualificados serão cadastrados no sistema informatizado e estarão ativos para serem indicados para os serviços. Encontrão - Consiste em encontros com os trabalhadores cadastrados a fim de discutir a política de funcionamento da central de atendimento, metas a serem atingidas, regras de participação no ATA, punições, etc. Lançamento da Campanha de Marketing – Colocar o bloco na rua.

23 Atividades Assistência Técnica – Acompanhar o funcionamento da Central, reparando possíveis erros e resolvendo os problemas que ocorrerão, garantindo a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Acompanhar o processo de auto- sustentabilidade da OSCIP.

24 Metas MÊS 01 – 64 hs Coordenação 1. Preparação para o Planejamento Estratégico – 8 hs 2. Planejamento Estratégico – 8 hs 3. Elaborar divulgação para os Autônomos e preparar qualificação (SENAI E SMAS) – 20 hs 4. Acompanhamento da seleção de alunos (150) – 8 hs 5. Seleção de psicólogas – 4 hs 6. Definir estratégia de Marketing – 8 hs 7. Definição do local para Central de Atendimento – 8 hs

25 Metas MÊS 02 – 80 hs Coordenação 1. Acompanhamento da seleção de alunos (300) – 16 hs 2. Reuniões com o SENAI e a Secretaria de Ação Social – 4 hs 3. Planejamento de Marketing – 12 hs 4. Locação da sala Central – 4 hs 5. Seleção da equipe técnica – 16 hs 6. Desenvolvimento do Portal para Internet – 8 hs 7. Compra e instalação dos equipamentos – 20 hs

26 Metas MÊS 03 – 80 hs Coordenação 1. Acompanhamento da seleção de alunos (150) – 8 hs 2. Instalação do sistema – 8 hs 3. Planejamento de Marketing – 16 hs 4. Treinamento da equipe técnica – 16 hs 5. Treinamento no sistema informatizado – 16 hs 6. Acompanhamento dos cursos no SENAI – 16 hs

27 Metas MÊS 04 – 80 hs Coordenação 1. Preparação para Encontrão – 16 hs 2. Encontrão – 8 hs 3. Lançamento da Campanha de Marketing – 16 hs Inauguração da Central de Atendimento – 40 hs

28 Custos – Infra-estrutura

29 Auto-sustentabilidade

30 Programa de Franquia

31 Cronograma de Desembolso

32 Cronograma de Execução


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