A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A psicologia do Comportamento Organizacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A psicologia do Comportamento Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 A psicologia do Comportamento Organizacional
Das doenças para a produtividade

2 Psicologia Aplicada á administração de empresas
“ Para os especialistas em Recursos Humanos, não somente o conhecimento das pessoas a que se destinam as estratégias administrativas é de insofismável importância, como também a análise cuidadosa e detalhada dos demais sistemas que compõem a organização.” Cecília W. Bergamini. Vimos todos os sistemas ou sub-sistemas de Gestão – C&S/ T&D, Carreira, ...contudo vimos pouco das pessoas...as escolas psicológicas são o testemunho do esforço cientifico, de forma sistematizada de explicar o comportamento humano, e, todas elas contribuem cada uma com seu enfoque. Insofismável – que não pode ser sofismável – sofismar – deturpar com sofisma, com sofisticação. Sofista – do grego sábio, posteriormente impostor. Os sofistas desenvolveram a retórica, a eloqüência. Sofismar – deturpar com sofismas. Sofisma – argumento aparentemente valido, mas, na realidade não conclusivo, e que supõe má fé por parte de quem o apresenta. Argumento que parte de premissas verdadeiras, contudo pode chegar a uma conclusão inadmissível. Argumento falso formulado de proposito para enganar alguém.

3 Principais Escolas Psiquiatria Psicologia Psicanálise
Praticas Alternativas (Tarô, Numerologia, Cromoterapia, Florais de Bach, etc...)

4 Principais Escolas PROFISSÃO CARACTERÍSTICAS ATUAÇÃO PSIQUIATRA
Especialização da medicina Transtornos mentais orgânicos – órgãos Foco: Cérebro psicológicas Neurologista / Neurocirurgião Recomposição de subs. quim.  func. Cerebral Medicamentosa PSICANALISTA Analise– método de escuta, téc. reordenar idéias e chegar ao conhecimento da causa e do desconforto. Conteúdos inconscientes. Relacional PSICÓLOGO Início: método experimental Especializações Fenômenos relacionados  indivíduos e grupos 3 nomes são de extrema importância, e são os mais famosos: Freud com a dimensão das profundezas do inconsciente, Moreno estudou a questão do vinculo entre as pessoas, ou seja, a dimensão do grupo, e Skinner que explorou a importância do meio ambiente na estruturução do comportamento.

5 Psicanálise Sigmund Freud: 1856-1939 – Viena. Níveis de Consciência
Consciente – Dados Atuais Pré-consciente – Exige Esforço para vir a consciência Inconsciente – Armazena as ocorrências traumáticas, defesa contra o sofrimento.

6 Psicanálise Sigmund Freud: Importância da Infância na formação da personalidade Teoria do Aparelho Psíquico Fase Oral – extrema dependência Fase Anal – Obsessivo/ Personalidade Teimosa e Mesquinha. Rígida e compulsivamente limpa. Fase Fálica – Masculina – Autoconfiante. Feminina – Conquistadora. Conduta Paranóide:

7 Psicanálise Conteúdos Psicológicos
Id – Regido pelo principio do prazer. Ego – Principio da realidade Superego – Valores morais, normas e regras rígidas. Id- conjunto dos impulsos inatos, que motivam as relações do suj. com o mundo, através da satisfação. Forma no plano imaginário o objeto que permitirá a satisfação (seio/ mãe). Modelo do querer a qquer preço. Sonho: podemos estar em 2 lugares ao mmo tempo, ser velho e novo... Ego: Mediador do desejo e realidade, forma de agir com o meio ambiente. Relação com a mae for ok, ele saberá que a fome agora, pode esperar o alimento depois. Superego: constituído de conteúdos adquiridos na infância através dos valores morais. Normas e regras impostas pelos pais.Instancia repressora de desejos inconscientes. (honestidade, coragem, castidade em algumas famílias ou culturas...)nossa sociedade é meritocratica, açougueiro ganha mais que um professor, porém, por não ter diploma, sente-se diminuido. Virgindade, se transgredida gera muita culpa, contudo é necessário esta instancia para não sermos todos delinquentes... Qdo o sujeito bebe libera a censura, fala coisas que não devia, faz coisas....

8 Mecanismos de Defesa São ações psicológicas utilizadas pelos indivíduos de maneira inconsciente, objetivando proteger a integridade do ego. Diante de situações ameaçadoras, os mecanismos de defesa serão acionados , e, quanto maior for a angustia, maior será a ativação dos mecanismos de defesa. Serve para afastar da consciência um evento gerador de angustia. Ego atua parte no cons/inconsc.

9 Mecanismos de Defesa Regressão: é o retorno do indivíduo a níveis anteriores do desenvolvimento sempre que se depara com uma frustração. Regressão:levar bronca e chorar – qdo o adulto age infantilmente

10 Mecanismos de Defesa Negação:
Processo pelo qual o sujeito, embora formulando um dos seus desejos, pensamentos ou sentimentos até então recalcado, continua a defender-se dele negando que lhe pertença. Deslocamento: Consiste em deslocar um impulso para outro objeto. Negação: mmo evidente para todos a pessoa não que lidar com o problema. ...tem pai que é cego...outro exemplo é o do fumante... Deslocamento: leva bronca do chefe e chega em casa chutando o cachorro, brigando com a mulher ou desconta na secretaria. Geralmente sentimentos agressivos são descarregados em objetos ou pessoas que oferecem menor perigo. Suportamos o mau humor do chefe, contudo brigamos com a namorada.

11 Mecanismos de Defesa PROJEÇÃO Atribuir os próprios impulsos a outra pessoa. Identificação: É o processo psíquico por meio do qual um indivíduo assimila um aspecto, uma característica de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o modelo desse outro. Os conflitos são colocados no outro. Exemplo uma mãe que não cuida adequadamente e gera problemas dirá que vai mal na escola pq a professora é ineficiente, se é agressivo é pq todas as pessoas o atacam....o marido infiel que desconfia de todo mundo... Identificação: fala como o chefe, se veste como o colega que admira muito, chefe carrasco e funcs tbm para evitar se agredido, para ficar igual. Internaliza caracts de alguém valorizado.

12 Mecanismos de Defesa Racionalização: Processo pelo qual o sujeito procura dar uma formulação discursiva aos seus conflitos e às suas emoções, de modo a dominá-los. Intelectualização – bom, mais é errando que se aprende - Paciente apresenta seus problemas de maneira racional. Funcionário por medo de assumir um erro começa a tentar inserir uma teoria...

13 Mecanismos de Defesa SUBLIMAÇÃO É o mais eficaz dos mecanismos de defesa, na medida em que canaliza os impulsos para uma postura socialmente útil e aceitável. Está relacionado as atividades artísticas e a investigação intelectual, e/ou socialmente produtivas. Mãe que perde o filho e abre uma instituição para crianças carentes. Desejos sexuais intensos podem gerar um bom fotografo, ginecologista...desejos agressivos podem gerar um bom cirurgião ou dentista...

14 Psicanálise Atos Falhos (trocas) Lapsos (esquecimentos) Sonhos
São indícios de manifestações do inconsciente, e, portanto um rico material a ser analisado.

15 Psicologia Aplicada à administração de empresas - Psicanálise
Contexto Organizacional Inseguranças inexplicáveis diante de novos objetivos; Desajustamentos aparentemente inexplicáveis; Liderança ineficaz; “ Podem trazer atrás de si uma história de experiências desagradáveis que já passaram para o domínio do inconsciente, mas que continuam, mesmo que esquecidas atualmente, a determinar a maneira de ser de um “funcionário-problema”.” O sentido de autoridade é introjetado na personalidade por volta dos 3 anos, pais que não conseguiram manter a sua palavra diante dos filhos, não oferecem o conceito de autoridade. As vezes ao funcionário problema é dado a rua, o descanso ou inúmaras advertidas...ataca apenas o sintoma e não a causa.

16 Psicodrama Jacob Levy Moreno (1889-1975)
Proposta da Técnica Psicodramática Drama= Ação Marca a transição da terapia individual para as terapias em grupo. Foco no presente e não no passado. Decisões grupais. Aspecto central da personalidade é formado pelo núcleo de EU. Nasceu em Bucareste e morreu nos EUA. Transição das palavras para a ação. No grupo as decisões são tomadas como um todo, como uma unidade social, embora cada membro dele participe de acordo com sua capacidade e interesse pessoais.; as pessoas jogam e desempenham papéis de forma totalmente diferentes, mesmo em situações idênticas.

17 Psicodrama No núcleo do encontram-se os PAPÉIS LIMITE DO EU VÍNCULO
PAPEL BEM DESENVOLVIDO/ PAPEL POUCO DESENVOLVIDO. “Do encontro de um papel com o outro é que se forma o vínculo.” O limite do eu entra qdo não queremos mostrar quem realmente somos, principalmente quando o meio pode suscitar respostas desagradáveis. O limite do eu encobre papéis pouco desenvolvidos, que dificultam a formação do vinculo. O limite do eu diminui qdo estamos com amigos íntimos.

18 Psicologia Aplicada à administração de empresas - Psicodrama
Aplicações no Contexto Organizacional Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal. “Durante muito tempo, visou apenas ensinar às pessoas saberem como executar o seu trabalho, sem, no entanto, atentar para a superioridade daquele treinamento que ensina a pessoa a saber “ser” a sua função, isto é, assumir o seu próprio papel dentro da empresa”.

19 Psicologia Aplicada à administração de empresas - Psicodrama
Aplicações no Contexto Organizacional Seleção de Pessoal Administração de Conflitos Através de role playing – técnica que permite avaliar a pessoas desenvolvendo sua função

20 Teoria - Gestalt A Psicologia da Gestalt é uma escola de origem alemã, cujo termo gestalt não encontra uma tradução precisa no português. As palavras mais próximas são: forma ou configuração e, em termos de conceito, o todo. Seus fundadores são Max Wertheimer ( ), Wolfgang Kohler ( ) e Kurt Kofka ( ), psicologia experimental em Leipzig em 1875. A Percepção é, o mecanismo cerebral, que atribui significado pratico a estímulos sensoriais, a partir de conhecimentos a posteriori. A traves da percepção o cerebro analisa e interpreta suas impressões sensoriais, para lhes atribuir significado cognitivo. Quando um certo cheiro atinge nossas narinas (Sensação), o cérebro analisa (Percepção) a partir de conhecimentos a posteriori, (experiências vividas), frango assado, nos retorna o cérebro.

21 Teorias - Gestalt Ilusão Ótica – Estimulo físico percebido de forma diferente pelo sujeito. Falsa percepção de coisas objetivas, logo, podemos erroneamente perceber coisas subjetivas (pensamento, sentimento, intenções de outras pessoas, totalmente distorcidos da realidade. que iniciaram seus estudos por meio da percepção e sensação do movimento, tendo como base inicial a ilusão ótica, onde um estimulo físico é percebido pelo sujeito de uma forma diferente da que ele tem na realidade. Se pudermos ter uma falsa percepção de coisas tão objetivas quanto tamanho, forma ou comprimento, há uma possibilidade maior de percebermos erroneamente coisas mais subjetivas como intenções, pensamentos e sentimentos de outras pessoas.

22

23

24

25

26

27

28 Um coelho ou um pato. – o todo é muito mais que a soma das partes.
Por exemplo: uma cadeira é mais do que quatro pernas, um assento e um encosto. Uma cadeira é tudo isso, mas é mais que isso: está presente na nossa mente como um símbolo de algo distinto de seus elementos.

29 Gestalt A FIGURA refere-se aos elementos, fatos ou informações que se destacam dentro de um contexto. É o foco da nossa atenção. O FUNDO refere-se aos elementos, fatos ou informações que não se destacam, mas estão presentes e são necessários para a compreensão da figura. É todo o contexto. Artistas que criaram ilusão ótica – salvador dali, asher, marcel duchamp.

30 Psicologia Aplicada à administração de empresas -Gestalt
As individualidades que compõem o grupo não representam o que o grupo é de fato. Eles têm características próprias que estão distantes da soma dos seus integrantes. Processos de Comunicação. Valores e opiniões sobre o outro, situações e determinados assuntos: um gerente, que tenha preconceitos em relação aos homossexuais, poderá não dar valor às idéias de um funcionário que julga ser homossexual. Um país que desvaloriza a mulher se ao negociar com outro país a intermediadora for uma mulher, a chance da negociação ser favorável poderá ser reduzida. Quem valoriza a estética e a limpeza pode se manipulado, por exemplo, quando vai a um laboratório limpo, com pessoas bem uniformizadas e sorridentes para atendê-lo dando a impressão de qualidade nos resultados dos exames, o que nem sempre é verdade, ou escolher uma faculdade por sua infra-estrutura, acreditando que esta é sinônima de boa formação.

31 BEHAVIORISMO: uma abordagem do comportamento humano
O termo behaviorismo vem da palavra “behavior” que em inglês significa comportamento. John B. Watson Ivan Pavlov - fisiologista russo , - nasce o reflexo condicionado. B.F.SKINNER ( ). Condicionamento Operante O que é comportamento – dançar, falar, tossir, conversar, coçar,

32 BEHAVIORISMO: uma abordagem do comportamento humano
A teoria de Skinner é conhecida como a teoria do condicionamento operante porque o comportamento opera uma transformação no meio e este opera uma transformação no comportamento. O reforço pode ser positivo (quando o estímulo é aplicado) ou negativo (quando o estímulo é evitado ou retirado). Prever e controlar todo comportamento.

33 BEHAVIORISMO: uma abordagem do comportamento humano
Reforço positivo: é qualquer evento ou estímulo (percebido como agradável) que, aplicado após a ocorrência de um comportamento aumenta a freqüência desse comportamento. Reforço negativo é a retirada de um estímulo com objetivo de aumentar a freqüência de um comportamento desejado. Pode ser a retirada de uma punição.

34 BEHAVIORISMO: uma abordagem do comportamento humano
Aplicações ao comportamento organizacional Treinamento Técnico Manuais e apostilas em instrução programada Elogios e Recompensas ao invés de punições.

35 Resumos das Escolas/ Correntes
Psicologia da Gestalt, que parte do pressuposto de que o comportamento humano é determinado pela percepção, principal responsável pelos conflitos e influências na tomada de decisões; a Psicanálise, que atribui ao inconsciente, o principal responsável pelas nossas defesas, a determinação do nosso comportamento e, abordagem Behaviorista, que determina que os nossos comportamentos são controlados pelos estímulos ambientais, responsáveis pelos sistemas de poder que envolve recompensas e punições. Essas abordagens oferecem ferramentas que facilitam a compreensão do comportamento humano dentro das organizações.


Carregar ppt "A psicologia do Comportamento Organizacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google