A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers 1908-1970 1902–1987.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers 1908-1970 1902–1987."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987

2 Psicanálise X Behaviorismo Humanismo TERCEIRA FORÇA Críticas à: Comportamental: abordagem limitada, artificial e improdutiva da natureza humana; críticas à Skinner por querer entender o homem estudando ratos. Psicanálise: tendências deterministas, minimização do papel da consciência; críticas à Freud por só estudar neuróticos e psicóticos.

3 Ênfases: no poder do homem em suas aspirações positivas na experiência consciente no livre-arbítrio (não-determinismo) na plena utilização do potencial humano na crença sobre a integridade da natureza humana

4 Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow

5 Auto-realização: todo indivíduo é dotado de propensão de auto-realização. Envolve o uso de todas as qualidades e habilidades, desenvolvimento e aplicação plena do potencial individual. Pré-requisitos para a auto-realização: -satisfação das necessidades fisiológicas e de segurança nos primeiros dois anos de vida - amor suficiente na infância O que os homens podem ser, eles devem ser: eles devem ser verdadeiros com sua própria natureza. "... temos de ser tudo o que somos capazes de ser, desenvolver os nossos potenciais".

6 Carl Rogers Teoria da Personalidade As pessoas são capazes, consciente ou racionalmente, de mudar seus próprios pensamentos e comportamentos do indesejável para o desejável. A personalidade é moldada pelo presente e pela maneira como o indivíduo percebe seu campo experiencial. Principal construção: terapia centrada na pessoa, desenvolvida a partir de sua experiência com: -jovens delinqüentes e desprivilegiados; - estudantes no centro de aconselhamento universitário (jovens, inteligentes, comunicativos). A responsabilidade de melhora está colocada na pessoa/no paciente e não no terapeuta

7 Auto-realização: a maior força motivadora da personalidade é o impulso para a realização do self. A ânsia pela auto-realização é inata, mas pode ser incentivada ou reprimida por experiências concretas e por aprendizagem.

8 Características das pessoas saudáveis: mente aberta para aceitar qualquer tipo de experiência e de novidades tendência a viver plenamente cada momento capacidade para se orientar pela própria sensibilidade senso de liberdade em pensamento e ação alto grau de criatividade necessidade contínua de maximizar seu potencial. Autenticidade: capacidade das pessoas de expressarem abertamente quem são, sem se esconderem atrás da aparência de ser o profissional X.

9 Campo Experiencial Self Comunicação Consciência Congruência: coerência do sujeito em termos de seus pensamentos, sentimentos, percepções e ações.

10 Aceitação positiva incondicional: demonstração de amor e de aceitação à pessoa, independentemente de seu comportamento, sem exigências de repressão de nenhuma parte emergente da pessoa. Condição para a auto- realização. Confiança básica: convicção de que a outra pessoa é fundamentalmente merecedora de crédito. Empatia: capacidade de compreender as reações íntimas da outra pessoa, de se colocar na situação do outro, de ver pelos olhos do outro.

11 Self – está dentro do campo da experiência. Não é estável, nem imutável, embora a observação momentânea diga o contrário. É uma gestalt organizada e consistente num processo constante de formar-se e reformar-se, à medida que algum elemento mude. Self /Autoconceito – visão que a pessoa tem de si própria, baseada nas experiências passadas, estimulações presentes e expectativas futuras. Possui embutido a noção de crescimento e a possibilidade de mudança. Tendência do organismo para funcionar de maneira a se preservar e se valorizar. Self Ideal – aquilo que a pessoa gostaria de ser. A distância entre os dois é vivida com desconforto, insatisfação e dificuldades neuróticas. Aceitar-se é sinônimo de saúde mental e é diferente de resignação. É estar mais perto da realidade. A não aceitação é um obstáculo para o crescimento pessoal.


Carregar ppt "SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers 1908-1970 1902–1987."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google