A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deficiência Sensorial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deficiência Sensorial"— Transcrição da apresentação:

1 Deficiência Sensorial
É a perda parcial ou total dos mecanismos proprioperceptivos, incluindo a deficiência Visual e Auditiva.

2 Deficiência auditiva Perda total ou parcial , congênita ou adquirida da capacidade de compreender a fala por intermédio do ouvido.

3 Causas da Deficiência Auditiva
ÉPOCA EXEMPLOS PRÉ- NATAL Neonatal Pós-natal Componentes hereditários; Infecções: rubéola materna, toxoplasmose,sífilis. - Ototoxidade-é definida como dano aos sistemas coclear e/ou vestibular resultante de exposição a substâncias químicas.. - Anoxia,prematuridade,traumatismo craniano Infecções,traumatismo,otoesclero se e disacusia ocupacional

4 Fisiopatologia Surdez Condutiva: localiza-se no nível do ouvido externo e/ou médio. Perda ou diminuição da capacidade de conduzir o som até o ouvido interno( chega mais fraco) Surdez Sensoneural:Localiza-se no ouvido interno. Perda ou diminuição da capacidade de perceber o som. Pode afetar o aparelho vestibular, responsável pelo equilíbrio. Mista: Combinação condutiva e sensoneural

5 Graus de Perda Auditiva:
Ligeira: Limiar auditivo de 27 a 40 db ( fala baixa) Leve: Limiar auditivo de 41 a 55 db ( fala normal) Moderada: Limiar auditivo de 56 a 70 db( fala alta) Severa : Limiar auditivo de 71 a 90 db (fala gritada) Profunda: Limiar auditivo superior a 90 db( uso de sinais)

6 Características do desenvolvimento do deficiente auditivo
Sistema Sensorial e Perceptivo são de grande importância no processo de desenvolvimento, qualquer impedimento pode prejudicar o indivíduo em sua adaptação ao ambiente. Quando mais cedo detectar a surdez( Quinto mês de gestação) mais fácil o desenvolvimento. No Brasil é tardio o diagnóstico, muitas vezes só detectado no processo de alfabetização.

7 Aspectos Cognitovos e Emocionais
Mais comprometido são os comportamentos verbais; dificuldade na formação de conceitos, na generalização e abstarção destes. Sua memória visual é Fundamental. Relutância no contato com pessoas estranhas; Vergonha do aparelho auditivo; Concretismo na análise da realidade; Rigidez de pensamento; Imaturidade social; Capacidade de concentração reduzida. Imagem Corporal : sistema cinestésicos, vestibular e tátil, depois dos 8 anos entra o Visual e o Verbal ocasionando muitas mudanças.

8 Aspectos Físicos e Motores( atividades)
Maior dificuldade Motor em deficiências congênitas ( anomalias do ouvido interno), geralmente a um atrazo global em seu desenvolvimento. Surdez neurosensorial pode afetar principalmente o equilíbrio e o Tônus. Principais atividades: Equilíbrio estático e dinâmico; cinestesia; coordenação motora; controle corporal; consciência corporal; noção espaço-tempo; ritmo; condicionamento físico; ex. Respiratórios e relaxamento e jogos e atividades em grupo.

9 Deficiência Visual Comprometimento da Visão, incluindo a cegueira, que, mesmo quando corrigido, prejudica o desempenho educacional do indivíduo. A definição do grupamento de deficientes visuais, cegos e portadores de visão subnormais, se dão por duas escalas oftalmológicas: acuidade visual ( o que enxerga a determinada distância) e o campo visual (a amplitude da área alcançada pela visão).

10 Fisiopatologia Catarata Congênita: opacificação do cristalino;
Glaucoma: aumento da pressão interna do olho causados po um bloqueio ao fluido no interior do olho, gera ao logo do tempo dano ao nervo óptico; Deslocamento da retina: perda da visão em funcão de uma cortina acinzentada que se move no campo de visão; Cegueira: Parcial: Só tem projeção e percepção luminosa; Total ou Amaurose: perda da visão. Visão Subnormal: acuidade entre 20 /200 e ou campo visual de 20 a 50 graus. Lê textos ampliados com recursos didáticos ou materiais especificos para a educação.

11 CAUSAS OU ORIGENS Pré – Natal:
Fatores genéticos; infecção; desnutrição da Gestante; uso de tóxicos pela gestante. Perinatal: Excessiva concentração de oxigênio na incubadora; conjuntivite purulenta causada por gonococos; anóxia. Pós- natal: Tumor maligno; falta da vitamina A; traumatismos; golpes; lesões por substâncias cáusticas; infecções interoculares; pressão intra- ocular(glaucoma); diabetes, degeneração da córnea.

12 Defasagens Psicomotoras
Imagem e esquema corporal;equilíbrio dinâmico; postura; mobilidade e marcha; expressão corporal e facial; macromotricidade mais defasada que a micro; lateralidade; direcionalidade; maneirismos; dificuldade de relaxamento; dificuldade na prontidão do movimento inerente; flexibilidade articulatória.

13 Defasagens Cognitivas e Sócio-Afetivas
Dificuldade de Formação e Utilização de Conceitos: falta da relação entre os objetos visualmente percebidos e a palavra, falta de experiências práticas. Defasagens da ordem da : auto-confianca, auto- estima, insegurança em relação as suas possibilidades,apatia, dependência, medo do desconhecido, Dificuldade na colocação do EU com as pessoas e com o ambiente, ecolalia, dificuldade de relacionamento social

14 Atividades Ed. Física Escolar
Atividades Rítmicas: dança e GRD; Atletismo; Ginástica Escolar; Judô; Goal-ball; Ginástica Postural e corretiva; Futebol de Salão; Recreação.


Carregar ppt "Deficiência Sensorial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google