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GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO André Luiz Zambalde DCC/UFLA ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.

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1 GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO André Luiz Zambalde DCC/UFLA ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2 2 AGENDA Gestão do Conhecimento Portais Corporativos Inovação e Competitividade Considerações Finais 4

3 3 GESTÃO DO CONHECIMENTO CONCEITO BÁSICO É o processo de geração (criação – aquisição - fusão - síntese), codificação (captura - adaptação - representação) e transferência (difusão - movimento) de conhecimento TIPOS DE CONHECIMENTO EXPLÍCITO: transmitido por linguagem formal (processado) TÁCITO (IMPLÍCITO): transmitido a partir do exemplo, da convivência.

4 4 GESTÃO DO CONHECIMENTO OS MODOS DE CONVERSÃO ENTRE O CONHECIMENTO TÁCITO E O EXPÍCITO Socialização: criação do conhecimento tácito – compartilhamento de experiências – treinamento/reuniões/interações. Externalização: articulação (ligação – junção) do conhecimento tácito com o explícito - analogias/metáforas/modelos. Combinação: troca de informações explícitas, uso da tecnologia da informação – mídias/documentos/educação formal. Internalização: Aprendizado de um novo conhecimento, vivência pelos membros da organização – operacional/prática.

5 5 GESTÃO DO CONHECIMENTO CONHECIMENTO TÁCITO E EXPLÍCITO SOCIALIZAÇÃOTÁCITO PARA TÁCITO COMUNIDADE EXTERNALIZAÇÃOTÁCITO PARA EXPLÍCITO MEMÓRIA COMBINAÇÃOEXPLÍCITO PARA EXPLÍCITO SISTEMAS INTERNALIZAÇÃOEXPLÍCITO PARA TÁCITO TREINAMENTO GESTÃO DO CONHECIMENTO ESTA INTRINSICAMENTE LIGADA À CAPACIDADE DAS ORGANIZAÇÕES EM UTILIZAREM E COMBINAREM AS VÁRIAS FONTES DE CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS.

6 6 GESTÃO DO CONHECIMENTO AS SETE DIMENSÕES DA GC

7 7 GESTÃO DO CONHECIMENTO EXERCÍCIO Responda ao questionário de gestão do conhecimento em uma organização, baseado nas sete dimensões e explique como você faria a análise a partir de uma pesquisa em diversas organizações, ou seja, como você faria a interpretação dos resultados?

8 8 GESTÃO DO CONHECIMENTO CAPACIDADE DE RESPOSTA : habilidade de atender e acompanhar às demandas e mudanças do mercado. INOVAÇÃO : contínuo e sucessivo fomento à criatividade, compartilhamento de idéias e conhecimento. COMPETÊNCIA : captar/catalogar o conhecimento, a experiência e o saber e disponibilizar a todos. EFICIÊNCIA : saber o que as pessoas sabem para minimizar o esforço da reinvenção e do retrabalho.

9 9 GESTÃO DO CONHECIMENTO PROCESSOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO Identificação: competências essenciais para a organização. Captura: aquisição conhecimento, criar e manter competências. Seleção e validação: filtrar o conhecimento, qualidade e síntese. Organização e armazenagem: recuperação fácil rápida e correta. Compartilhamento: acesso e distribuição – difusão. Aplicação: efetivo uso do que se tem em situações reais. Criação do conhecimento: pesquisa, experimentação e inovação.

10 10 GESTÃO DO CONHECIMENTO FERRAMENTAS DA GC Ferramentas BI – Inteligência em Negócios: auxílio à tomada de decisão, análise de indicadores empresariais sob diferentes pontos de vista ou cenários, estimativas, estatísticas. Ferramentas de Colaboração: tecnologia de redes (internet), Chat, ICQ, e- mail, sistemas eletrônicos de reuniões, videoconferências, forums, IP Phone, etc. Ferramentas de transferência: treinamento baseado em midias digitais, EAD, Universidade corporativas. Ferramentas de descoberta: busca e classificação de conteúdo, navegação, gerenciadores de bibliotecas/conteúdos (ABNT). Mapas de conhecimento: arquivos de perfis (competência)

11 11 GESTÃO DO CONHECIMENTO EXERCÍCIOS 1) Imagine um simples diretório de um computador de sua empresa (o Drive C:), apresente uma idéia para melhor organizar e gerenciar o conjunto de informações que estão contidas nas pastas e nos arquivos de sua empresa. Utilize 10 pastas e em cada uma 3 arquivos. 2) Apresente a sua explicação, o que você pode perceber com relação à Figura 7 da página 19. 3) Organize a Ferramenta de Avaliação da Gestão do Conheciment da Figura 8 página 21, sob a forma de um questionário.

12 12 PORTAIS CORPORATIVOS INTERFACE WEB DE UMA ORGANIZAÇÃO QUE BASICAMENTE OFERECE ACESSO A INFORMAÇÃO ESTRUTURADA E NÃO- ESTRUTURADA, PERSONALIZA ACESSO (INTRANET) A INFORMAÇÃO, AUTOMATIZA E APERFEIÇOA CICLOS COMPLEXOS DE DECISÃO DE TRABALHO, FAVORECE ATIVIDADES DE NEGÓCIOS E PODE CRIAR NÍVEIS DE COLABORAÇÃO ENTRE FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES E CLIENTES, ALÉM DE DIFUNDIR INFORMAÇÃO GERAL (INTERNET). INFORMAÇÕES EXTERNAS, AO PÚBLICO EM GERAL E INTERNAS AO PÚBLICO CORPORATIVO – INCLUINDO SOFTWARE ADMINISTRATIVOS, BANCO DE DADOS E SISTEMAS CONTÁBEIS.

13 13 PORTAIS CORPORATIVOS COMPONENTES CHAVES DA ARQUITETURA

14 14 PORTAIS CORPORATIVOS EXERCÍCIO 1. Apresente e comente no mínimo três serviços ou softwares que um Portal Corporativo deve oferecer a comunidade de usuários de sua empresa ou de uma empresa fictícia. 2. Se você trabalha em uma empresa que possui todo um sistema integrado, inclusive com filiais externas e a empresa esta gastando muito com telefonemas entre central e filiais, apresente uma solução que você consideraria ideal dentro do contexto da Gestão do Conhecimento, comente a sua solução.

15 15 INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE CONCEITOS CIÊNCIA: é a tentativa sistemática de interpretação dos fenômenos naturais, visando o conhecimento de seus princípios. TECNOLOGIA: é a aplicação do conhecimento científico e empírico destinada ao aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos produtos, processos e/ou serviços. INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: introdução no mercado de produtos, processos, serviços, métodos ou sistemas não existentes anteriormente ou com características novas e diferentes das até então em existentes. POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: políticas destinadas a orientar as decisões sobre o montante dos investimentos em P & D. Fazer da Ciência e da Inovação um instrumento de desenvolvimento.

16 16 INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE EXERCÍCIO Comente um pouco sobre a política de científica e tecnológica do Governo Lula, ou sobre sua Política industrial..

17 17 INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE ASPECTOS TEÓRICOS DA INOVAÇÃO SCIENCE-PUSH: a ciência empurra/gera a inovação. Inovação originária da expansão dos novos conhecimentos, condicionando o lançamento de novos produtos e serviços. MARKET-PULL: o mercado puxa/influência a inovação. Inovação é determinada pela constante mudança nas necessidades e desejos dos consumidores – mercado. TEORIA: Inovação muito relacionada com desenvolvimento econômico. ALGUNS TEÓRICOS: Schumpeter, Freeman, Dosi, Porter, Lundvall e Teece.

18 18 INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE ASPECTOS TEÓRICOS DA INOVAÇÃO SCHUMPETER: Inovações radicais e incrementais. FREEMAN: Estratégias tecnológicas. DOSI: Paradigmas tecnológicos. PORTER: Competitividade entre nações e organizações. LUNDVALL: Aprendizagem das pessoas, valor do conhecimento. TEECE: Vantagens circulares, imitadores.

19 19 INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE ADMINISTRAÇÃO INOVADORA E COMPETITIVA EXERCÍCIO Explique a figura a seguir, com foco em sua empresa, se possível.

20 20 INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE ADMINISTRAÇÃO INOVADORA E COMPETITIVA EXERCÍCIO Explique a figura a seguir, com foco em sua empresa, se possível.


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