A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Pesquisa Histórica e Documentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Pesquisa Histórica e Documentação"— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Pesquisa Histórica e Documentação
PROJETO PILOTO Centro de Pesquisa Histórica e Documentação CEPEHID Coordenação, Elaboração e Execução: Profª. Marly Maria Cammarosano Kopczynski 2010 Apoio Técnico: Bibliotecária Daniela Foppa Colaboração: Alfredo Félix Pinto – 2º ano de Relações Internacionais

2 1 - Enunciado do Projeto Projeto-Piloto de Heurística (coleta), seleção, avaliação e recuperação do acervo documental e histórico da Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas – FAECO.

3 2 – OBJETIVO GERAL: Preservar e organizar os documentos da FAECO (primeira unidade de ensino superior de Santo André) para resgatar a sua história e memória, que forjam a sua identidade cultural.

4 3 – OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Localizar, higienizar, restaurar e catalogar a documentação escrita e fotográfica; Instalar um espaço físico para sediar o acervo documental; Publicar um guia do acervo; Fomentar a cultura do trabalho voluntário; Criar o Centro de Pesquisa Histórica e Documentação (CEPEHID), disponibilizando o acervo à comunidade acadêmica do Centro Universitário e à comunidade em geral.

5 4 – DOCUMENTOS SELECIONADOS
4.1 – Relatórios semestrais, contendo os seguintes assuntos: atividades docentes e discentes, notas dos alunos, exames vestibulares, atas da Congregação, termo de visitas das autoridades escolares, transferências de alunos, adaptações e freqüência do corpo discente, programas das disciplinas, normas pedagógicas, balanço contábil e orçamento das despesas, eleições do diretor da FAECO, colação de grau, Decreto do Presidente da República reconhecendo o Curso de Ciências Econômicas, remuneração dos docentes, reuniões do Diretório Acadêmico, seleção de professores, relatórios de estágio, relação de pontos de exame final. Atas do Conselho Técnico Administrativo, demissão do diretor da FAECO, expedição de diplomas e outros assuntos.

6 4 – DOCUMENTOS SELECIONADOS (cont.)
Regimento da FAECO – 1980; processo do curso de Administração ; Lei instituindo a Fundação Santo André; deliberação do C.E.E. vinculando a Fundação Santo André à sua jurisdição; pedido de funcionamento do Curso de Administração – 1985; Parecer do Tribunal de Contas – exercício 1994; Balanço Patrimonial e outros assuntos.

7 4 – DOCUMENTOS SELECIONADOS (cont.)
Escritura da Fundação Santo André; Primeiro Estatuto; Primeira Ata; primeiros ofícios da Fundação; Lei da criação da FAECO; instalação do Colégio; criação da FAENG; decretos de reconhecimento da FAFIL e FAECO; fotos da Casa Amarela e outros.

8 4 – DOCUMENTOS SELECIONADOS (cont.)
Bilhetes do Professor Nelson Zanotti sobre o processo de criação da FAECO; carta ao prefeito Zampol, informando sobre o processo da FAECO; recortes de jornais com notícias da Instituição; Parecer nº 260, reconhecendo o Curso de Ciências Econômicas; Parecer nº 115, da comissão de Estatuto e Regimento sobre o Estatuto da FAECO; ofício do Presidente da Fundação Santo André ao Diretor da FAECO e outros assuntos. Correspondências oficiais e particulares dos diretores da FAECO; convites para palestras e colações de grau, inaugurações, etc...

9 5 – PLANO DE ATIVIDADES 5.1 – Higienização e encadernação dos documentos arrolados – (Maio) 5.2 – Fichas catalográficas; revisão e digitação – (junho) 5.3 – Restauração de 4 volumes (R$ 8.604,00) – aguardando disponibilidades de recursos. 5.4 – Pastas com documentos diversos dos diretores da FAECO; Documentos Institucionais e correspondência pessoal; Fichas catalográficas em revisão; (setembro) Digitação de fichas; (outubro) Em estudo – pastas para preservação dos documentos; (outubro).

10 Armários e fichários - (maio)
6 – Espaço físico para instalação do CEPEHID – andar térreo da FAECO (antigo colégio). Pintura (março) Armários e fichários (maio) (serviços realizados pelo serviço de manutenção e marcenaria da Fundação Santo André).

11 7 – Folheto com o rol dos documentos do
CEPEHID, em fase de elaboração - (novembro)

12 8 – Inauguração do CEPEHID
Data em estudo Obs.: O trabalho terá seqüência com a procura e seleção do acervo fotográfico e objetos de interesse para a Instituição.

13 “A Instituição que não preserva sua memória, sua história e documentação, perde sua identidade cultural.”


Carregar ppt "Centro de Pesquisa Histórica e Documentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google