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A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE.

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Apresentação em tema: "A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE."— Transcrição da apresentação:

1 A POLÍTICA DE PESQUISA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE

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3 A preocupação com a pesquisa, como eixo básico da Instituição, gerou a necessidade da criação do Núcleo de Pesquisa da Faculdade/EDUVALE – NUPES, cuja tarefa permanente é consolidar a vocação da Faculdade/EDUVALE, não só para o ensino, tradição mais antiga, mas também para a pesquisa de alto nível.

4 A atuação do NUPES incide sobre as atividades: a)avaliação e acompanhamento dos projetos de pesquisa, através do Programa de Iniciação Científica – PIC b) organização de eventos científicos e normatizações científicas c) administração do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP)ou de outras fontes de subsídios d) Congregação de toda pesquisa científica da Faculdade mantida pela EDUVALE.

5 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE MANTIDA PELA EDUVALE PIC

6 A iniciação científica constitui um instrumento necessário à política geral de pesquisa das instituições de ensino superior, que visam atingir o grau de excelência desejado pela comunidade científica atual e contribuir para a qualidade da formação de seus alunos

7 Características e objetivos do PIC da Faculdade EDUVALE O Programa de Iniciação Científica (PIC) vem sendo desenvolvido desde 2001 Está incluso no Projeto Pedagógico de todos os cursos da Faculdade mantida pela Associação Educacional do Vale do São Lourenço - EDUVALE Disponibiliza a Bolsa de Iniciação Científica – BIC,

8 Trabalhos de Conclusão de Curso, tendo em vista o seu caráter de iniciação científica Os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) constituem uma exigência curricular para a obtenção de diploma em alguns cursos das universidades brasileiras. Diferentemente dos relatórios de estágio, os Trabalhos de Conclusão de Curso configuram monografias científicas, elaboradas sob a orientação de um professor, monografias essas de escolha do aluno e de seu orientador e que serão avaliadas por banca examinadora.

9 NORMAS PARA ENCAMINHAMENTO, ORIENTAÇÃO, APRESENTAÇÃO NORMAS DA FACULDADE/EDUVALE PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA, MONOGRAFIAS E TRABALHOS ACADÊMICOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

10 JULGAMENTO

11 E O PROFESSOR – ORIENTADOR ? 1)É CO-AUTOR DOS PROJETOS E TRABALHOS 2)É CO-RESPONSÁVEL 3)DEVE SER O MENTOR 4)DEVE CONDUZIR A QUESTÃO CIENTÍFICA DO TRABALHO 5)DEVE ASSUMIR A AVALIAÇÃO DO BOLSISTA 6)CUMPRIR PRAZOS

12 MITOS A DESMISTIFICAR 1. Todo Projeto de Pesquisa, dentro do PIC, deve ter uma terminalidade, segundo o cronograma apresentado e aprovado pelo NUPES. 2. A DESONESTIDADE CIENTÍFICA, incluindo o plágio e a compra de trabalho feito por terceiros, não será aceita. 3. A única maneira de manter o benefício da BIC será através do cumprimento das exigências do PIC, segundo os critérios estabelecidos para cada ETAPA ou momento de desenvolvimento do Projeto de Pesquisa. 4. A abertura à participação do aluno no PIC não é uma obrigação da Escola, nem um direito adquirido pelo aluno, mas um investimento que ambos fazem, no desenvolvimento intelectual e técnico de cada aluno, beneficiário do BIC. 5. Espera-se que o aluno, realize, durante sua formação acadêmica, pelo menos 03 projetos, do mais simples até um de maior complexidade, segundo a dedicação e interesse no seu próprio desenvolvimento, bem como das disponibilidades da EDUVALE.

13 NOVIDADES PARA 2007 ENTREGA DE PROJETO PRONTO PARA SER APROVADO PELO NUPES PARA CONTINUIDADE NO PROGRAMA

14 NOVIDADES PARA 2007 REMUNERÇÃO EM HORAS ATIVIDADES POR PROJETO DE PESQUISA EXECUTADO NA INSTITUIÇÃO E COM VERDADEIRA DEDICAÇÃO DO DOCENTE ENTREGA DE PROJETO DE PESQUISA PRÓPRIO POR TODOS OS PROFESSORES ORIENTADORES

15 OBRIGADO!!! EDUVALE


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