A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perfil Social dos trabalhadores do Grande ABC na segunda metade da década de 70.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perfil Social dos trabalhadores do Grande ABC na segunda metade da década de 70."— Transcrição da apresentação:

1 Perfil Social dos trabalhadores do Grande ABC na segunda metade da década de 70

2 Na segunda metade da década de 1970, o ABC paulista tornou-se o palco das manifestações dos trabalhadores contra os baixos salários nas grandes fábricas automobilísticas da região (Scania, Volkswagen, Ford e Mercedes Benz) e se alastrou para os demais setores produtivos (eletrônicos, eletrodomésticos, alimentício e outros). Na segunda metade da década de 1970, o ABC paulista tornou-se o palco das manifestações dos trabalhadores contra os baixos salários nas grandes fábricas automobilísticas da região (Scania, Volkswagen, Ford e Mercedes Benz) e se alastrou para os demais setores produtivos (eletrônicos, eletrodomésticos, alimentício e outros). Naquela época, o ABC paulista passou a ser conhecido nacionalmente como a região da luta contra o arrocho salarial e contra a ditadura, através, sobretudo das organizações sindicais que lideravam os trabalhadores. Naquela época, o ABC paulista passou a ser conhecido nacionalmente como a região da luta contra o arrocho salarial e contra a ditadura, através, sobretudo das organizações sindicais que lideravam os trabalhadores. Esta pesquisa procurará identificar o perfil social dos trabalhadores desta região que participaram, ou não, das greves daquele período. Esta pesquisa procurará identificar o perfil social dos trabalhadores desta região que participaram, ou não, das greves daquele período.

3 O CUFSA, através deste grupo de pesquisa, poderá colaborar para o entendimento do período da história recente brasileira onde o ABC paulista esteve em evidência no cenário nacional. O CUFSA, através deste grupo de pesquisa, poderá colaborar para o entendimento do período da história recente brasileira onde o ABC paulista esteve em evidência no cenário nacional. Pretendemos com esta pesquisa no campo do ensino, evidenciar o papel exercido pela região do ABC nas lutas sociais brasileiras, no que tange à industrialização, urbanização, perfil dos trabalhadores da região (político, econômico e ideológico) daquela época. Pretendemos com esta pesquisa no campo do ensino, evidenciar o papel exercido pela região do ABC nas lutas sociais brasileiras, no que tange à industrialização, urbanização, perfil dos trabalhadores da região (político, econômico e ideológico) daquela época. Com isto, posteriormente, novas pesquisas poderão ser realizadas até chegarmos ao perfil atuais dos trabalhadores desta região que, por ventura, fazem parte da maior parte do corpo docente, discente e administrativo pertencente a este Centro Universitário. Com isto, posteriormente, novas pesquisas poderão ser realizadas até chegarmos ao perfil atuais dos trabalhadores desta região que, por ventura, fazem parte da maior parte do corpo docente, discente e administrativo pertencente a este Centro Universitário.

4 Metas Elaboração de Questionário Sobre Perfil dos Trabalhadores do ABC Elaboração de Questionário Sobre Perfil dos Trabalhadores do ABC Aplicação e tabulação dos dados Aplicação e tabulação dos dados Análise dos dados numa perspectiva crítica sob a forma de artigo. Análise dos dados numa perspectiva crítica sob a forma de artigo.

5 Foram desenvolvidas duas monografias no curso de História: Foram desenvolvidas duas monografias no curso de História: 1) Caio da Silveira – O papel do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema nas Greves do Triênio 1978/ ) Caio da Silveira – O papel do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema nas Greves do Triênio 1978/ ) Walmor Francisco Neto – O triênio grevista no ABC paulista: as reivindicações e as táticas operárias no período de 1978 a ) Walmor Francisco Neto – O triênio grevista no ABC paulista: as reivindicações e as táticas operárias no período de 1978 a 1980.

6 Próximas Atividades 1)Participação da organização do X Congresso História do ABC onde: 1)Participação da organização do X Congresso História do ABC onde: a) exporemos painéis sobre o Movimento Operário no final da década de 70; a) exporemos painéis sobre o Movimento Operário no final da década de 70; b) realizaremos entrevistas com os participantes do congresso que trabalhavam em fábricas naquele período. b) realizaremos entrevistas com os participantes do congresso que trabalhavam em fábricas naquele período. 2) Levantamento de depoimentos e/ou entrevistas de lideranças sindicais e políticas da época 2) Levantamento de depoimentos e/ou entrevistas de lideranças sindicais e políticas da época


Carregar ppt "Perfil Social dos trabalhadores do Grande ABC na segunda metade da década de 70."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google