A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema Geral do 4T10 As Epístolas Gerais II As Cartas de Tiago / 1/2Pedro 1/2/3João e Judas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema Geral do 4T10 As Epístolas Gerais II As Cartas de Tiago / 1/2Pedro 1/2/3João e Judas."— Transcrição da apresentação:

1 Tema Geral do 4T10 As Epístolas Gerais II As Cartas de Tiago / 1/2Pedro 1/2/3João e Judas

2 As Epístolas Gerais: Tiago, Pedro, João e Judas Essas cartas são assim reconhecidas porque não tendo um destinatário específico, foram identificadas como cartas escritas às igrejas e líderes da época de forma genérica. Daí, o nosso sub-título: Ensinos específicos para igrejas em geral

3 Por que Epístolas Gerais II ? Porque, todos sabemos que esta classificação Cartas Gerais, no Novo Testamento, abrange também a Epístola aos Hebreus. Ela não está incluída aqui, porque dado o seu volume e conteúdo, mereceu um trimestre à parte, quando se estudou as Epístolas Gerais I, que foi objeto de nossa meditação no 4T08.

4 Panorama histórico Essas cartas são de notável valor histórico pois foram escritas por pessoas que conviveram pessoalmente com o Senhor Jesus. Dois deles, como discípulos de Cristo: Pedro e João. E os dois outros como irmãos carnais do Mestre. Pelos estudiosos tem-se como datas das epístolas: a de Tiago (em 70 +/-); as de Pedro (em 64/66 e 67/68); a de Judas (em 68/70); e as de João no final do primeiro século da Era Cristã (95/98).

5 Click to add title Click to add textClick to add text Israel © EBibleTeacher.com Roma Judá BretanhaBretanha Roman Empire ÍNDICE Panorama geográfico à época das Cartas O Império Romano Espanha Grécia Ásia Egito Cartago As Epístolas Gerais se prestavam a ajudar a todas as igrejas de Cristo que se constituiam no mundo conhecido da época.

6 Introdução (I) Desde o terceiro século da Era Cristã que os pais da Igreja começaram a identificar estas sete cartas como as Epístolas Gerais. Em alguns manuscritos são elas reconhecidas também como universais, ou mesmo católicas no sentido latino da palavra de universalidade. Não abordam pontos teológicos ou doutrinários relevantes, mas sim, aspectos comportamentais, conselhos práticos, reação diante das perseguições, os falsos mestres, e algumas heresias da época.

7 Introdução (II) A primeira carta que estudaremos é uma carta de cunho eminentemente social, como seria próprio de um pastor escrevendo à sua igreja. Vamos abrir as nossas Bíblias e durante dois domingos estaremos meditando nos conselhos do primeiro pastor da primeira igreja cristã do mundo,escrevendo sobre a conduta cristã do crente daquela época e de todas as épocas, presente e futura. Nos capítulos 1 a 3 o nosso autor, vislumbra 10 ideais de Deus para nós.

8 Estudo 01 DEZ IDEAIS DE DEUS PARA OS SEUS FILHOS O que Deus deseja de mim e de você Texto bíblico - Tiago 1 a 3 1.Que sejamos alegres (1.1,2); 2.Que sejamos maduros (1.3,4); 3.Que sejamos sábios e prudentes (1.5,19,20,26;3.1-17); 4. Que sejamos convictos (1.6-8); 5.Que sejamos livres do materialismo (1.9-11); 6. Que sejamos perseverantes ( ); 7. Que sejamos puros (1.21,27b); 8. Que sejamos praticantes da Palavra ( ; ); 9. Que sejamos generosos (1.27a); 10. Que sejamos imparciais (2.1-13).

9 1. Deus deseja que sejamos alegres Como está escrevendo aos crentes em geral, atingidos que foram pela dispersão, ele queria conclamá-los a que não se abatessem. Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da dispersão, saúde. Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações. (Tg 1.1,2) Esta deve ser uma característica do cristão. Mesmo em meio à dificuldade não perder de vista a presença do Senhor de forma a não cair.

10 2. Deus deseja que sejamos maduros Toda igreja deve buscar com intensidade a maturidade cristã de seus integrantes. Tiago desejava isto em sua igreja: Sabendo que a provação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos não faltando em coisa alguma. (Tg 1.3,4) Um crente maduro é aquele que persiste mesmo em meio a problemas. Isto é ter integridade de vida.

11 3. Deus deseja que sejamos sábios e prudentes Ele não nos quer ingênuos e inocentes diante de um mundo tendencioso. Precisamos ter o bom senso espiritual para enfrentar o mundo. Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus… Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e para se irar… Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Se alguém cuida ser religioso… mas não refreia a sua língua… a sua religião é vã. (Tg 1.5,19,20,26; ) Eis aí um manual prático para nós. O capítulo 3 deve ser lido todo.

12 4. Deus deseja que sejamos convictos Uma das melhores características da vida cristã é a sua firmeza moral e espiritual. Tiago desejava isto em suas igrejas. Peça com fé (sabedoria)… Aquele que duvida é semelhante à onda do mar… Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos. (Tg 1.6-8) A firmeza cristã se respalda na fé que o crente possua. Paulo aconselhava isto também em 1Co

13 5. Deus deseja que sejamos crentes espirituais Livres do materialismo que campeia no mundo. Não nos gloriemos nas coisas fúteis e passagerais do mundo, mas sim nas espirituais. Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos. (Tg ) Cristo já ensinava isto (Mt ).

14 6. Deus deseja que sejamos perseverantes Já falamos de maturidade cristã… Já falamos de convicção cristã… Agora falamos de perseverança… parece a mesma coisa mas não é! Bem-aventurado o homem que suporta a provação… Ninguém sendo tentado, diga: sou tentado por Deus… Cada um é tentado … por sua própria concupiscência… dá à luz ao pecado. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. (Tg ) Você pode ser maduro… Ser convicto… Mas ainda assim, dar lugar ao pecado!

15 7. Deus deseja que sejamos puros Livres do materialismo que campeia no mundo. Não nos gloriemos nas coisas fúteis e passagerais do mundo, mas sim nas espirituais. Pelo que despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal recebei com mansidão a palavra em vós implantada a qual é poderosa para salvar as vossas almas… A religião pura e imaculada é esta… e guardar-se isento da corrupção do mundo. (Tg 1.21,27b) Davi já ensinava isto também. Veja Salmo

16 8.Deus deseja que sejamos praticantes da Palavra Conhecer a palavra de Deus todo judeu conhecia… Como cristãos agora, não é somente conhecer… Mas, praticá-la, vivendo-a! E sede cumpridores da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos… Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita… e nela persevera… este será bem-aventuradeo no que fizer… Que proveito há… Se alguém disser que tem fé e não tiver obras… A fé, senão tiver obras é morta em si mesma. (Tg , ) Como está a fé operando em sua vida?

17 9. Deus deseja que sejamos generosos Quase que como uma conseqüência das obras na vida do crente, ele assume diante de Deus uma vida voltada para a solidariedade. A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições. (Tg 1.27a) Jesus já ensinava isto em suas parábolas (Lc ) e ações (At 1038).

18 10.Deus deseja que sejamos imparciais O crente deve tomar cuidado com respeito à discriminação… aos partidarismos. Não sermos extremistas, mas moderados. Irmãos, não tenhais… acepção de pessoas... Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a Escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. (Tg ) Devemos ter cuidado com qualquer tipo de preconceito… Que nossas convicções a respeito de pessoas ou grupos, não nos levem a desprezá-los ou discriminá-los.

19 Conclusões Você vive a alegria cristã? Você se considera maduro? E convicto?... E perseverante?... Você vive sabiamente?... E espiritualmente?... Você pratica a Palavra?... É possível ser puro?... E quanto às boas obras?... Mas a sabedoria que vem do altoé, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.


Carregar ppt "Tema Geral do 4T10 As Epístolas Gerais II As Cartas de Tiago / 1/2Pedro 1/2/3João e Judas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google