A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os profetas menores (I) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 04 Os caminhos do Senhor são retos Oséias 10 a 14 Oséias exorta ao arrependimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os profetas menores (I) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 04 Os caminhos do Senhor são retos Oséias 10 a 14 Oséias exorta ao arrependimento."— Transcrição da apresentação:

1 Os profetas menores (I) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 04 Os caminhos do Senhor são retos Oséias 10 a 14 Oséias exorta ao arrependimento

2 Estamos nos aproximando do final do primeiro livro deste trimestre. É bom fazer uma recordação e ver como chegamos até aqui. Será oportuno lembrar que aquilo que vamos ver na lição de hoje é a mensagem que complementa tudo que vimos até então: a bênção do chamado ao arrependimento!

3 Os cinco capítulos que estudaremos hoje, são como um resumo de tudo que vimos nos nove anteriores. O Senhor estará como que repisando os mesmos temas, para tornar mais impactante a chamada ao arrependimento que fará ao final com a promessa do perdão!

4 1. Mais uma vez os pecados de Israel vão ser descritos (10); 2. Mais uma vez a ingratidão de Israel vai ser lembrada (11); 3. Mais uma vez a contenda entre o Senhor e seu povo será abordada (12); 4. Mais uma vez o castigo para o pecado de Israel será evidenciado (13).

5 Tudo isto para tornar mais marcante a mensagem final que o livro contém no capítulo 14. É impressionante verificar que apesar de tantos erros, desvios e pecados, o Senhor tem para o seu povo uma mensagem de convite ao arrependimento e a promessa de perdão para aquele que se reconcilia com ele.

6 É isto que veremos hoje. Para tal, vamos recomendar que a classe esteja toda com a Bíblia aberta nestes 5 capítulos que são pequenos cada um deles, de forma a podermos acompanhar passo a passo a leitura que estaremos fazendo, com destaques para os versículos mais importantes.

7 Capítulo 10 Israel foi abençoado mas em vez de louvar e cultuar a Deus por isso, perverteu-se (v.1): Israel é vide frondosa que dá o seu fruto; conforme a abundância do seu fruto assim multiplicou os altares; conforme a prosperidade da terra, assim fizeram belas colunas.

8 ltid Ou seia, em vez de demonstrar ao Senhor a sua gratidão, foi cultuar os deuses pagãos. Procedendo impiamente, mais e mais Israel se afastou do Pai (v.13): Lavrastes a impiedade, segastes a iniqüidade, e comestes o fruto da mentira; porque confiastes no teu caminho, na multidão dos teus valentes

9 ltid Capítulo 11: O Senhor lamenta a ingratidão de seu povo. É triste um pai chorando pela ingratidão do filho. Deus fez isto (v.1,2): Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se afastavam de mim; sacrificavam aos baalins, e queimavam incenso às imagens esculpidas.

10 ltid Capítulo 11: Vejam que linguagem de amor e de bondade o Senhor usa para com Israel (v.3,4): Todavia eu ensinei aos de Efraim a andar; tomei-os nos meus braços... atrai-os com cordas humanas, com laços de amor... E me inclinei para lhes dar de comer.

11 ltid E diante de todo este amor e dedicação do Pai fica difícil entender a reação do filho (v.7,8): Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; ainda que clamem ao Altíssimo, nenhum deles o exalta... Está comovido em mim o meu coração, as minhas compaixões à uma se acendem.

12 ltid A ingratidão de Samaria é comparada com a fidelidade de Judá, no momento da profecia, ou pelo menos, com sua menor queda por ora (v.12): Efraim me cercou com mentira, e a casa de Israel com engano; mas Judá ainda domina com Deus, e com o Santo está fiel.

13 ltid Capítulo 13: A mensagem final sobre o pecado de Israel e o castigo que sobre ela virá (v.2,9): E agora pecam mais e mais, e da sua prata fazem imagens fundidas, ídolos segundo o seu entendimento, todos eles obras de artífices... Destruir-te-ei, ó Israel; quem te pode socorrer?

14 ltid O último versículo do anúncio da conseqüência do pecado de Israel é trágico e dramático (v.16): Samaria levará sobre si a sua culpa, porque se rebelou contra o seu Deus; cairá à espada; seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas

15 ltid Capítulo 14 O convite ao arrependimento se dá. Parece que no calendário do Senhor ainda havia tempo (v.1,2,4) Volta, ó Israel, para o Senhor, para o Senhor teu Deus... Voltai para o Senhor... Eu sararei a tua apostasia... Eu voluntariamente os amarei...

16 ltid O convite chega a ser comovente. O Senhor vislumbra para o seu povo uma nova égide (v.5,7) Eu serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio... Reverdecerão como o trigo... Florescerão como a vide... O seu renome será o vinho do Líbano

17 ltid E o versículo final do capítulo e do livro, o nosso texto áureo como que resume toda a história que lemos (v.9): Quem é sábio para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.

18 ltid Este versículo final, o texto áureo, deve servir de introdução à discussão em grupo, com perguntas e questões levantadas pela classe. Aproveite as duas perguntas para destacar na primeira a história. Na segunda pergunta, o procedimento que devemos ter diante da história.

19 ltid Aproveitando o texto áureo, vamos concluir meditando com ele. Com respeito à sua primeira pergunta: 1. Você foi sábio o suficiente para entender a história narrada no livro de Oséias? 2. Você compreendeu o porque de sua desdita conjugal? 3. Você alcançou a mensagem?

20 ltid E com respeito à sua segunda pergunta, o que você diria: 1. Você está caminhando em seu viver de forma prudente diante de Deus? 2. Como você tem procedido com respeito ás atrações do mundo? 3. Você será capaz de enfrentar tais tentações e subsistir nos caminhos do Senhor?


Carregar ppt "Os profetas menores (I) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas Estudo 04 Os caminhos do Senhor são retos Oséias 10 a 14 Oséias exorta ao arrependimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google