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Agência de Inovação da UNICAMP Roberto A Lotufo

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Apresentação em tema: "Agência de Inovação da UNICAMP Roberto A Lotufo"— Transcrição da apresentação:

1 Agência de Inovação da UNICAMP Roberto A Lotufo

2 Unicamp, 2003 Criada em Alunos Alunos de graduação Alunos de graduação formados Alunos de pós-graduação dissertações de mestrado 743 teses de doutorado 20 Unidades de ensino e pesquisa 53 Cursos de graduação 111 Cursos de pos-graduação Professores – 94,6% Doutorado Parcial: 43 (2,4%) Completo: 187 (10,4%) Integral: 1.559(87,2%)

3 Indicadores de desempenho acadêmico desde 1974 Dedicação integral com doutorado: 1989: 40% 2003: 87%

4 Publicações Científicas da UNICAMP

5 INPI, Principais patenteadores

6 Patentes Requeridas na UNICAMP 35 agraciadas com Prêmio Governador do Estado – Invento Brasileiro

7 Indicadores Academicos Por professor, por ano –1 artigo internacional –1.2 aluno de graduacao formado –1 aluno de mestrado formado –0.5 aluno de doutorado formado Propriedade intelectual (global) –4 patentes depositadas por mes

8 Unicamp e Empresas Comunicações ópticas no Brasil 1971: pesquisa em Comunicações Ópticas começa na Unicamp: prof. J.E. Ripper 1973: contrato Unicamp-Telebrás: Estudo de Sistemas de Comunicações Ópticas 1976: Centro de P&D Telebrás 1982: ABC Xtal (agora XTal FCore) 1986: AsGa Microeletrônica 2000: Centro de Pq em Óptica e Fotônica; + 10 companies Today: the spin-off companies born from the Physics Institute at Unicamp have revenues in excess to US$ PPP 300 million

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10 Agência de Inovação da UNICAMP Entrou em operação em ago/set 2003 Órgão diretamente ligado à Reitoria Missão: Fortalecer as parcerias da Unicamp com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País.

11 Diretorias na Agência Diretoria de Parcerias e Projetos Colaborativos –Workshops de Parceria Diretoria de Propriedade Intelectual –Política de PI na UNICAMP –Banco de Patentes na Internet –Programa Diligência da Inovação Diretoria de Incubadoras e Parques Tecnológico –Estudo de implantação do Parque Tecnológico (Polo II) –Incubadora de EBT: Incamp –Projeto Filhas da UNICAMP

12 Importância da Interação Universidade – Empresa Na UNICAMP, representa aprox. 3,5% do orçamento total Contribuição para a universidade: –Melhoria do ensino e da pesquisa Contribuição para a empresa: –Acesso a tecnologia de ponta –Identificação de talentos

13 Workshops de Parceria 2 fases: –fase I: a empresa apresenta sua área de interesse e temas para parceria com a UNICAMP –A Agência faz uma chamada de resumo de propostas –fase II: a UNICAMP vai até a empresa apresentar suas propostas (caderno de resumos)

14 Workshop de Parceria Características Forte elo institucional entre a empresa e UNICAMP Contato entre os pesquisadores da empresa e da UNICAMP Ambiente fértil para apresentar e discutir idéias e propostas Espera-se que após o workshop, diversas negociações sejam iniciadas

15 Workshops de Parceria 2 workshops: I : UNICAMP II: empresa 15 em menos de 1 ano Caderno de resumos de propostas

16 Diretoria de Parcerias: outras ações Parcerias multi-institucionais –Elementos comuns a diversas empresas –Ex: setor automotivo Pesquisador na Empresa –Licença sabática –Licença prêmio

17 Diretoria de Propriedade Intelectual 1989 a 2003: –276 patentes depositadas, –49 concedidas no Brasil, –7 licenciadas (~ 1 milhão reais em 8 anos) Banco de patentes (organização e seleção) –publicado na Internet (jan04) Média de mais de 4 patentes por mes Licenciamento de 1 contrato por mes

18 Diretoria de Propriedade Intelectual Brasil tem pouquíssima cultura no setor UNICAMP é grande depositária de patentes (1 patente por semana) Grande esforço de licenciamento –Feitos 7 licenciamentos últimos 10 anos –Meta era de 10 licenciamentos para este ano 22 realizados

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20 Diretoria de Propriedade Intelectual 9 contratos de licenciamentos nos últimos 7 meses: (jan-jul 2004) –1) Fitoterápicos, 2) agronegócios em cana- de-açúcar, 3) stents para veias e artérias, 4) fármacos (anestésicos), 5) cadeira infantil para automóveis, 6) tratamento de efluentes, 7) teste e 8) kit diagnóstico surdez congênita, 9) análise laboratorial –Envolvendo 22 patentes

21 Importância Licenciamento Autores: F.Eng.Alimentos/UNICAMP –Park, Scamparini, Sato e Alencar Título: Processo de extração e transformação de isoflavonas glicosiladas de soja em isoflavonas agliconas Publicado revista FAPESP nov/2001 Licenciado em maio 2004 Empresa: Steviafarma Royalties: 6% receita líquida

22 Vantagens Licenciamento Método formal de transferência de tecnologia Interfere pouco com a vida acadêmica Importância da patente para o disseminamento da tecnologia Forte atração do investimento privado Motivo para empreender

23 Publicação Artigos x Patentes Patentes: –Instituto Química: 48,6% –Fac. Eng. Mecânica: 12,1% Publicações em Periódicos Internacionais –Instituto Química: 3,07/ano-pesquisador –Instituto Física: 2,86 –Fac. Eng. Mecânica: 0,96

24 Programa Diligência da Inovação na UNICAMP avaliação do potencial de mercado da tecnologia desenvolvida por pesquisadores da UNICAMP análise detalhada da tecnologia, o entendimento dos modelos de introdução da tecnologia no mercado, bem como os melhores caminhos para a comercialização e transferência tecnológica

25 Programa Diligência da Inovação na UNICAMP Objetivos: –Capacitar 40 profissionais para fazer a diligência da inovação na UNICAMP –Fazer a diligência de 60 patentes da UNICAMP –Envolver a comunidade da UNICAMP Curso Agente da Inovação

26 Diretoria de Parques e Incubadoras Incubadora Incamp (10 empresas) Implantação da incubadora de produtos naturais Implantação de incubadora virtual com ênfase em software Projeto filhas da UNICAMP Parque Tecnológico de Campinas

27 Incubadora Incamp Criada em 2001

28 Parque Tecnológico: (DEFINIÇÃO OFICIAL DA IASP) Um Parque Tecnológico é uma organização gerida por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar a riqueza da comunidade, através da promoção da cultura da inovação e da competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas. Para alcançar estes objetivos, um Parque Tecnológico estimula e gerencia o fluxo de conhecimentos e de tecnologias entre Universidades, instituições de P&D, empresas e mercados; facilita a criação e o crescimento de empresas baseadas na inovação através da incubação e de processos de spin-off; e fornece outros serviços de valor agregado, bem como espaços e serviços de apoio de elevada qualidade.

29 Alguns Serviços disponíveis em Parques Tecnológicos Apoio administrativo Gestão estratégica do negócio Treinamento Acesso a financiamento –Capital semente e de risco (VC) Consultoria em Propriedade Intelectual Facilidades de Laboratórios Incubação de empresas

30 Unicamp Lab. Síncrotron CPqD Ericsson Ci&T Via D. Pedro I Rod. Campinas – Mogi Mirim PUC Nortel Positron XTal Fiber TBS Pharma Lucent SONAE Pólo Tecnológico de Campinas : 8 milhões de m2 Estudo de implantação: - Finep, MCT; Governo ESP; Prefeitura Campinas Parceria: Federal Estadual Municipal

31 Projeto: Filhas da Unicamp > 90 companies R$700 mi –IT: 40 –Biotech: 10 –Lasers & optics: 13 –Eng, Food, Cons.:27 fibras ópticas

32 MIT – Impacto da Inovação empresas (ex-alunos e professores) 150 novas empresas/ano 1,1 milhão de pessoas empregadas Faturamento anual: US $ 232 bilhões –24 a maior economia do mundo Fonte: MIT- The Impact of Innovation, Bank Boston 1997


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