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Mobilização de Recursos no 3º Setor Facilitador Ricardo P. Maluf FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL.

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1 Mobilização de Recursos no 3º Setor Facilitador Ricardo P. Maluf FÓRUM DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL

2 Nunca duvide de que um pequeno grupo de cidadãos pensantes e comprometidos possa mudar o mundo. Na verdade, a única coisa que já mudou o mundo foi isso!... Margareth Mead, antropóloga norte-americana, séc. XX.

3 Captar recursos.. Custa! Custa antes! Captar para captar; Captar para planejar; Mobilização de Recursos Captar para uma estrutura PERMANENTE !

4 Qual é o sonho que precisa de recursos? Mobilizar –sonhos; –pessoas – fator humano; –serviços; –bens e materiais; Mobilização de Recursos e também recursos financeiros!

5 Caracterizar o problema (a demanda) Afinal, qual é o problema? (justificativa) Quem queremos beneficiar (públicos preferenciais) O Caminho O tamanho dos problemas É mpossível abordar o problema com um único projeto Assim que você começa a caminhar o caminho aparece. mestre Rumi, mestre sufi, século XII

6 Preliminares: - Planejar toma 4/5 do tempo; - Faça um plano, ainda que com um parágrafo; -Discuta o plano - colegas, conselho, pares; -Quanto tempo gastar em cada projeto? -Quais as melhores épocas do ano para captar? - O plano deve ser consultado sempre. Perguntas básicas: - Quem é concorrente (por recursos)? - Onde a concorrência obtém recursos? Como começar?

7 Potenciais parceiros: Qual a natureza? Quais os perfis possíveis? Qual o histórico? Existe impedimento ético? Quais as ferramentas a utilizar? Os perfis do público que sua organização pretende atingir coincidem com o público que o potencial patrocinador procura? Os valores da sua organização e do projeto proposto coincidem com os valores do potencial patrocinador? Há disponibilidade financeira do potencial patrocinador? Potenciais parceiros

8 Pré-condições para captar Verificação antes de levantar vôo: –A missão está bem enunciada? –As estratégias estão claras? –Os projetos estão alinhados? –Os demonstrativos financeiros estão prontos? –A documentação está em dia? –A casa está em ordem?

9 Passos para uma campanha vencedora de Mobilização Determinar as ferramentas de captação de recursos; Preparar orçamento aberto – demonstra transparência; Relatórios e atualização de banco de dados durante todo o processo; Apresentação, negociação e assinatura de contrato!!! Envolvimento dos parceiros, avaliação de resultados e correção de rumos; Prestação de contas (fundamental). Estar sempre mobilizando, o importante é.... semear, semear, semear....

10 EstágioComo age a organização Oportunidades? Defensivo Nega práticas, conseqüências ou responsabilidades Não cabe a nós resolver isso Nada disso ocorreu Não foi nossa culpa Sim, porém o trabalho será intenso e árduo: Palestras de conscientização Não importa o tamanho da empresa (pode ser um supermercado do bairro ou um banco, um posto de gasolina ou um shopping center) Como identificar parceiros? Fonte: Harvard Business Review – esquema gráfico adaptado de artigo de Simon Zadek

11 Como identificar parceiros? EstágioComo age a organização Oportunidades? Conformidade Pensam que cumprir leis ambientais e sociais é o suficiente Faremos só o estritamente necessário Sim, porém devemos mostrar na prática como se faz isso: Palestras de conscientização e apoio técnico para criação de programas sociais e ambientais exigidos por lei.

12 Como identificar parceiros? EstágioComo age a organização Oportunidades? Gerencial Reconhecem falhas e estão dispostos a melhorar O problema está na condução dos negócios Ótima oportunidade! Daremos a oportunidade de conhecerem soluções criativas!

13 EstágioComo age a organização Oportunidades? Estratégico Já incorporam estratégias de ajuda à comunidade Empresas nesta fase procuram organizações que lhes dêem visibilidade na mídia. Isso nos traz uma vantagem competitiva Boa oportunidade, porém trabalhosa. Uma maneira de abordá-los é: Planejar uma campanha nacional, queremos atingir nºX de pessoas em Y anos e estamos selecionando um parceiro forte. Como identificar parceiros?

14 EstágioComo age a organização Oportunidades? Civil Promove a ampla participação do setor na responsabilidade social empresarial Precisamos garantir que todos ajam assim Boa oportunidade para atuar em projetos ousados ou de difícil adesão. Projetos que garantam a promoção dos direitos humanos, de sociedade civil projetos ambientais. São para empresas, fundações, grupos exemplares, que não tem medo de se expor. Como identificar parceiros?

15 Materiais essenciais para captar Obrigatórios: Perfil institucional; Uma página do projeto; Projeto completo ou plano de negócios; Relatório anual; Cartão de visita; Relatório de projetos já concluídos. Também ajuda se houver: Relação de projetos em captação; Relatório de outros projetos e de mídia; Web-site.

16 Dicas práticas Olhar no espelho e sentir-se bem, poderoso. confiante; Chegar cedo ao local da reunião; Observar tudo e todos ao redor; Conversar com secretárias, funcionários, etc. buscando informações; Na sala de espera: ler o jornal ou revista interna caso exista; Na sala de reunião: observar tudo, quadros, prêmios, mural, etc. Falar em língua portuguesa; Não entregar nada de imediato;

17 Dicas práticas O tratamento (tu, você, o(a) senhor(a)); Olhar direto no olho; Como tratar um grupo; Eu não sei; Montar um discurso conciso e coerente; Linguagem direta, sem adjetivos; Quem levar? Como iniciar? Primeiro ouvir e perguntar, depois falar; Escala humana a seus projetos;

18 Personalizar documentos, cenários; Sua causa não é melhor que a dos outros; Causas emergenciais assustam; Causas muito grandes assustam - ex: 220 milhões de pobres na América Latina; Repetir a fala do interlocutor ao final; Definir quais serão os próximos passos; O videozinho de 20 minutos... Dicas práticas

19 A estratégia para mobilizar recursos 1. Alianças estratégicas 2. Em busca de marcas fortes; 3. Colaboração em bens e serviços; 4. Grupo piloto; 5. A estratégia da pirâmide

20 Publicação didática de caráter prático Lançamento em dezembro Para as organizações do terceiro setor a distribuição será feita gratuitamente mediante o preenchimento de uma pesquisa e um cadastro. Cada organização pagará o seu reembolso postal

21 Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las. Sêneca Obrigado por sua atenção


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