A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIOLÊNCIAS Do que falamos? Em busca de um roteiro prá prosa...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIOLÊNCIAS Do que falamos? Em busca de um roteiro prá prosa..."— Transcrição da apresentação:

1 VIOLÊNCIAS Do que falamos? Em busca de um roteiro prá prosa...

2 » Pressupostos: a) pau que nasce torto e morre torto é pau, não é gente; b) a universidade é um lugar de aprender, sobretudo de desaprender; c) a violência é olhada pelos olhos que fomos criados, recriados, mas é possível mudar.

3 » MAS O PRESSUPOSTO MAIS IMPORTANTE: NÃO ESTAMOS FALANDO DOS OUTROS, MAS DE NÓS MESMOS!

4 » QUE VIOLÊNCIAS ESTAMOS FALANDO? Violência Física? Psicológica?Sexual?Gênero? Social (religiosa, étnica, geração, origem...) Estrutural?Institucional?

5 » PERGUNTAS INCOMODANTES: » O que fazer? » Como fazer? » Para que fazer?... enfrentamento da violência...

6 » Enfrentar a Violência. Para quê?

7 menos desigual, mas colorida com a diversidade, mais solidária, com gentes mais felizes e com direitos humanos, todos os direitos, » Se decidirmos que queremos enfrentar a violência para construir uma sociedade menos desigual, mas colorida com a diversidade, mais solidária, com gentes mais felizes e com direitos humanos, todos os direitos, » Então, já podemos perguntar: Como enfrentar as violências...?

8 » Se queremos enfrentar as violências » com responsabilização (sem culpabilização), » com mobilização desejosa (não obrigatória), » com trabalho em redes (sem um pendurar no outro!) » Com os direitos de Crianças e Adolescentes preservados, garantidos, reconquistados (todos os direitos!) » Com crianças e adolescentes com projetos de vida, sonhando e construindo novos viveres...

9 » Então, se já sabemos o projeto ético, » Se já sabemos como... » Ficamos preparados para responder: » Enfrentar as violências, o que fazer?

10 » Ações permanentes substituir os projetos pontuais » Processos educativos com todos que estão fisicamente ou simbolicamente na escola » Garantia dos direitos dos trabalhadores de serem felizes no que trabalham » Projeto político pedagógico que enfrente todas as formas de discriminação e preconceitos » A Escola deixar de ser ressonância, mas ser sonância na vida da comunidade!

11 Por fim, Nos perguntarmos: » Qual o tamanho dos nossos sonhos e das nossas coragens? sim´bora conversá? Estela Márcia Rondina Scandola estelascandola@yahoo.com.br


Carregar ppt "VIOLÊNCIAS Do que falamos? Em busca de um roteiro prá prosa..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google