A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas
Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP

2 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
Em que consiste a ordem na política mundial? Ordem em oposição à desordem “Ordem mundial como uma situação futura e desejável” Como essa ordem é mantida dentro do atual sistema de estados soberanos? O sistema de estados soberanos ainda constitui um caminho viável para a ordem mundial? Conceito de “global governance”

3 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
Certas instituições da sociedade, e suas funções com relação à ordem: Equilíbrio de poder Direito internacional Diplomacia Guerra Grandes potências (“hegemons”)

4 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
A ordem Não é necessariamente um valor supremo Deve estar subordinada à liberdade, na política internacional Exigências da justiça Que justiça? Bull explicitamente limita o escopo da sua análise (p. 3)

5 Bull e Rawls “(...) Falar sobre a ordem como um valor supremo seria escamotear a questão do seu relacionamento com outros valores, o que não pretendo fazer. Um exame da justiça na política mundial (...) proporcionaria perspectivas muito diferentes das aqui adotadas. (...) Não estou empenhado em estudar a justiça, e sim a ordem na política mundial. Ao longo deste estudo não deixo de considerar o modo como essa ordem se relaciona com as exigências de justiça, (...) mas essas incursões na teoria da justiça só são feitas porque são essenciais ao tratamento da ordem em si mesma.” A Sociedade Anárquica, p. 3

6 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
A ordem internacional e o direito internacional Função de outras normas, que não as normas do Direito Internacional “Na minha opinião, uma das falhas do modo como vemos hoje a política mundial é o fato de que não reúne sob um foco comum as regras de ordem ou coexistência que podem ser derivadas do direito internacional e as que pertencem à esfera da política internacional”

7 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
A ordem na vida social Estrutura de conduta que leve a um resultado particular Promove determinadas metas e valores Proteção da vida Cumprimento das promessas Garantia da propriedade Ou, “vida, verdade, e propriedade”

8 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
A ordem pode existir sem a necessidade de regras “É melhor considerar [as regras] como um meio bastante difundido , quase ubíquo, de criar ordem na sociedade humana, e não como parte da própria definição dessa ordem.”

9 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
Sistema internacional e sociedade internacional Proximidade e interação Consciência de certos valores e interesses comuns Exemplo da Turquia e os estados europeus Tratado de Paris (1856) Tratado de Lausanne (1923) “Uma sociedade internacional pressupõe um sistema internacional, mas pode haver um sistema internacional que não seja uma sociedade.”

10 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
Objetivos elementares da ordem social (e universais!) Proteção da vida, cumprimento dos contratos, preservação da propriedade (posse) “Vida, verdade e propriedade” A Sociedade Anárquica, p. 9

11 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
Objetivos de uma sociedade de estados: Preservação do próprio sistema e da sociedade de estados Ameaças por parte de atores estatais, atores supra-estatais, atores sub-estatais, ou ainda atores trans-estatais Manter a soberania dos estados individuais Manutenção da paz Objetivo secundário? “Vida, verdade e propriedade”

12 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
Ordem social e ordem científica “Conformidade da conduta com leis científicas que permitem prever o comportamento futuro.” A Sociedade Anárquica, p. 12 Ordem internacional Padrão de atividades que sustenta os objetivos elementares da sociedade internacional Ordem internacional e ordem mundial A ordem mundial é mais ampla A ordem mundial é mais fundamental A ordem mundial precede moralmente a ordem internacional

13 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
A guerra e a ordem internacional Perspectivas para o entendimento das funções da guerra: O estado O sistema de estados Guerra como manifestação da desordem Guerra como instrumento de política do estado A sociedade de estados (ou sociedade internacional)

14 A Sociedade Anárquica Hedley Bull
A guerra e a democracia Por que regimes democráticos são mais pacíficos entre si? Como democracias resolvem conflitos? Causas justas da guerra, segundo Hugo Grotius Autodefesa Recuperação da propriedade Punição

15 Leitura Complementar Mikael Trento Martin Wight Hedley Bull,
Guerra como uma instituição internacional (em Martin Wight), juntamente com a diplomacia, as alianças, as garantias e a neutralidade Martin Wight Influência religiosa Butterfield e o British Committee on the Theory of International Politics Hedley Bull, “Martin Wight and the Theory of International Relations”

16 Intuições Teóricas e suas Aplicações Metodológicas
Quais os conceitos centrais da abordagem exposta? Como esses conceitos podem ser operacionalizados? Eles podem ser observados? Eles podem ser mensurados? “International Relations in the US Academy” Maliniak, Oakes, Peterson, and Tierney (2011) International Studies Quarterly, vol. 55


Carregar ppt "Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google