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Aspectos Psico-Sócio-Económicos Metro do Porto FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa.

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1 Aspectos Psico-Sócio-Económicos Metro do Porto FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

2 “Nunca uma utopia esteve tão próxima da realidade” (Comércio do Porto, 7.Dez.2003) FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

3 Ansiedade melhorar a mobilidade na AMP; metro de Lisboa (sentimento de inferioridade); processo demorado: – primeira proposta de Metro surge em 1989; – obras começam em 1999; – início da exploração comercial em Janeiro de 2003 – previsão de conclusão de troços não cumprida FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

4 Promessas [1]... melhoria da qualidade de vida; preservação do ambiente; adequação aos fluxos da mobilidade da AMP; adaptação a passageiros de mobilidade reduzida; segurança; atenuação das periferias; agradável, confortável e ergonómico; FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

5 Promessas [2]... aumento da autoconfiança dos utentes da AMP; rapidez e pontualidade; contribuição para a reabilitação dos espaços da AMP; intermodalidade; contributo para o aumento generalizado do padrão de mobilidade das pessoas; Fontes: declarações em notícias/reportagens – imprensa e internet FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

6 Expectativas confortável; bonito; preços acessíveis; rápido e pontual; revitalizador do comércio tradicional; silencioso; Fontes: declarações em notícias/reportagens – imprensa e internet FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

7 Um ano depois... “É a maior obra pública estruturante de toda a União Europeia e algo que orgulha muito não só o Porto como todo o país.” Presidente da Metro, SA e da CMP (Rui Rio) Fonte: revista da Câmara Municipal do Porto (2004-05-31) FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

8 FACTOS (Metro do Porto, SA) mais de 6 milhões de passageiros; acentuado acréscimo na procura (29%); regularidade (apenas em 2,4 por cento dos casos, se registou um atraso superior a um minuto na chegada de veículos às estações); segurança (taxa de sinistralidade reduzida (18 acidentes; nenhum por causa imputável ao Metro do Porto); Fonte: site do metro FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

9 Opiniões (Autarcas) [1] desenvolvimento das áreas mais suburbanas (pobres) e fixação das populações; diminuição do uso de transportes particulares; a cidade ficou mais bonita; temos orgulho em ser o primeiro conselho a utilizar o transporte; moderno, mais seguro, mais rápido e ambientalmente recomendável, ultrapassou as nossas expectativas (Matosinhos); FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

10 Opiniões (Autarcas) [2] melhoria de mobilidade, qualidade de vida e a nível urbanístico; pontualidade, segurança, regularidade, baixa sinistralidade sucesso quantitativa e qualitativamente avançado tecnologicamente Fonte: declarações em notícias/reportagens – imprensa e internet FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

11 Opiniões (Outras entidades) «contributo para um sistema de transportes mais eficiente, moderno e responsável». «socialmente injusto, nos títulos de transporte de valor bonificado, tratar tarifariamente de igual forma o universo de passageiros, quando as suas possibilidades de pagamento são claramente diferenciadas» Amândio Oliveira, Presidente da Comissão Instaladora da AMT Fonte: site da Câmara Municipal do Porto FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

12 Opiniões (Utentes) ASPECTOS POSITIVOS: percurso mais curto; viagem mais rápida; maior frequência/regularidade; reaproveitamento de tempo; maior comodidade / acessibilidade: – no metro “cabe tudo”; – dá para ler; mais económico (estacionamento, um único passe); FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

13 Opiniões (Utentes) ASPECTOS NEGATIVOS: preços elevados (mais caro que em Lisboa e os preços dos autocarros também aumentaram...); não há passes sociais (falta de desconto para estudantes,…); não há caixotes de lixo nas estações do metro; poucas máquinas validadoras (às vezes perdem-se ligações;) ainda serve pouca gente / problema das obras / dos traçados / caso Póvoa... Fontes: declarações em notícias/reportagens – imprensa e internet FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa

14 Conclusões [1] FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa Não encontrámos estudos que consubstanciem um impacto generalizado do metro na vida dos habitantes da AMP; As fontes de informação que reunimos referem-se essencialmente às questões directamente direccionadas com os fluxos de mobilidade, em termos globais; Além de artigos de imprensa com pequenas entrevistas a utentes, não descobrimos informação relativa ao impacto do metro em termos psico-sócio-económicos; Não conseguimos apurar se o metro já influência os hábitos culturais na AMP;

15 Conclusões [2] FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa MAS... Se limitarmos o enfoque aos utentes, consideramos ser possível afirmar que: - Há uma satisfação generalizada; -Mantém-se a expectativa nas populações que aguardam a chegada do metro; -O metro está a contribuir para a qualidade de vida dos seus utentes;

16 Sugestões FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa Reformular o estudo de caso: - restringir o enfoque do objecto de estudo; (habitantes > utentes); - reavaliar as perguntas; - por exemplo, como mudaram/estão a mudar os hábitos das pessoas por causa do metro ;

17 Método FEUP, 16 de Novembro, 2004 Ana, Jorge, Margarida, Pedro, Rosa Inquérito Observação participante Entrevistas Análise documental


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