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Sobre a Possibilidade de Prevenção da Violência contra a Criança

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Apresentação em tema: "Sobre a Possibilidade de Prevenção da Violência contra a Criança"— Transcrição da apresentação:

1 Sobre a Possibilidade de Prevenção da Violência contra a Criança
Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams

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3 Laboratório de Análise e Prevenção da Violência - LAPREV
Departamento de Psicologia Desde 1998

4 LAPREV: Violência intrafamiliar e violência na escola
Pesquisa Ensino Extensão: 1. Delegacia da Mulher/USE 2. Conselho Tutelar 3. Casa Abrigo Gravelina Terezinha Lemes Integração

5 Trabalho de estágio Já atendeu até o final do ano 800 pessoas (mulheres, homens, crianças e adolescentes) Foi considerado uma Prática Exemplar com Perspectiva de Gênero/Etnia em Saúde pela OPAS em 2009, resultando em livro

6 Pressupostos Integração da Pesquisa, Ensino e Extensão
Violência contra a criança deve ser enfrentada juntamente ao fenômeno da violência contra a mulher O atendimento para ser eficaz precisa envolver toda a família O trabalho com o agressor é tão importante quanto a intervenção com a vítima Capacitação de profissionais (Saúde, Educação, Justiça, Rede de Proteção) é fundamental

7 Violência contra a mulher e o impacto na criança
60% dos femicídios brasileiros causado pelo ex-parceiro (Machado, 1998) Impacto disso para a sociedade é enorme

8 Exposição à violência pela criança
Não é um fenômeno homogêneo e unidimensional (Jouriles e cols., 1998). Mãe sofrer violência é risco para criança ser vitimizada: co-ocorrência taxas de 45 a 70% Um estudo de McDonald e cols., 2000 analisando crianças encaminhadas a serviços de saúde mental por problemas de comportamento 48% tinham mães que sofriam 1 a 2 episódios de violência por ano

9 Impacto no desenvolvimento (Holt e cols., 2008)
Ciclo da adversidade e violência (Cunningham & Baker, 2004) Bebês – irritabilidade, comportamento regressivo, distúrbio do sono, medo de ficar só (apêgo) Pré-escolares: mais problemas de comportamento, TEPT, problemas sociais (empatia), baixa auto-estima, ansiedade, problemas psicossomáticos.

10 Ciclo do desenvolvimento
Escolares: (Lundy & Grossman, 2005, amostra de crianças expostas) – 1/3 agressivas, 1/5 dificuldades em seguir regras na escola, depressão, bullying Adolescência: transmissão intergeracional: violência por parte dos meninos e vitimização pelas meninas. De modo geral: múltiplos estressores (abuso de substâncias, problemas de Saúde Mental, desemprego, pobreza, criminalidade, etc).

11 É importante ir além da descrição dos efeitos negativos e trabalhar com a resiliência

12 Intervenção com famílias: Prevenção
Para enfrentar a violência é preciso alterar a parentalidade Tripple P – Sanders e cols., 2000 – Capacitação Universal de Pais é um problema de Saúde Pública Laprev avaliações de intervenção com Famílias: Universal e Seletiva (pais com denúncia de maus tratos, mães de adolescentes em conflito com a lei, gravidez na adolescência, etc.)

13 Nossa inspiração: Programa Triple P - Positive Parenting Program
desenvolvido na Austrália por Sanders e cols. (Sanders, Markie-Dadds, Tully & Bor, 2000, Bor, Sanders & Markie-Dadds, 2002). objetivo - prevenção de problemas emocionais e comportamentais graves em crianças o programa é composto por níveis diferentes, mas apoiados, como os já citados, utilizando modelo cognitivo comportamental

14 Um exemplo de intervenção “0 a 6”
INTERVENÇÃO FOCADA NA FAMÍLIA: UM ESTUDO DE CASO COM MÃE ADOLESCENTE E CRIANÇA DE RISCO Cia, Williams & Aiello, 2005 – Revista Brasileira de Educação Especial.

15 Participantes Criança : sexo feminino, 20 meses (início), atraso em todas as áreas do desenvolvimento Mãe : 15 anos (início) - família monoparental de baixo nível socioeconômico, dona de casa, 1º grau incompleto Risco - viver em um ambiente com poucos recursos financeiros, filha de mãe adolescente e por viver com a privação da figura paterna O pai da criança tinha 17 anos e nunca teve contato com a filha A avó materna também morava com a mãe e a criança, sendo responsável pelo provimento do lar

16 Intervenção direcionada à mãe
3 sessões de 90 minutos cada, dois objetivos: 1) orientação sobre estudos, trabalho, a voltar a ter contatos sociais, enfrentamento da depressão 2) discriminar a importância de seu papel de mãe, oferecendo orientação por escrito e verbal sobre aspectos do desenvolvimento infantil e alimentação da criança

17 Intervenção Mãe Orientações sobre as prioridades da mãe quanto voltar a estudar e trabalhar Levantamento de escolas nas quais a mãe poderia estudar e dias de matrícula para o próximo ano Acompanhamento da mãe a duas escolas para que conhecesse e avaliasse qual delas seria adequada para retomar seus estudos Juntamente com a mãe, listagem de várias possibilidades de atividades sociais que ela poderia realizar, salientando que poderia conciliar o papel de mãe com a realização de atividades pessoais

18 Intervenção com Mãe Cartilha do Bebê – Fabiana Cia:
importância do papel da mãe para o desenvolvimento infantil fases do desenvolvimento infantil alimentação adequada para cada idade atividades que a mãe poderia realizar com a criança para maximizar o desenvolvimento da filha

19 Intervenção com a criança
9 sessões de 90’ cada, mãe presente Confeccionar brinquedos Estimular 5 áreas do desenvolvimento (Portage) Brinquedos (materiais disponíveis em casa): chocalho com garrafas PETs e pedrinhas, massa de modelar caseira e brinquedos de encaixes com potes plásticos (como de Danone, Yakult, potes de sorvetes, xampu, etc.) também utilizados para brincadeiras de faz de conta Material não disponível em casa: revistas, panos de diferentes texturas, papel e giz de cera.

20 Intervenção com a criança
Modelo para a mãe de como confeccionar brinquedos e como trabalhar com a criança Era também explicado para a mãe a importância de estar atenta aos sinais e interesses da criança, propor atividades estimuladoras para a criança, bem como os possíveis impactos de tais atividades no desenvolvimento infantil

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22 Exemplo de Projeto de Pesquisa
Projeto Parceria: desenvolver e avaliar um programa de intervenção a mães vítimas de violência pelo parceiro, de forma a prevenir problemas de comportamento (como por exemplo agressividade ou passividade) em seus filhos

23 Observação CAD-USE

24 Observação

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27 Projeto de Extensão: Capacitação
Rachel Brino Dissertação de Mestrado e Doutorado Maria da Graça Padilha Doutorado

28 Eventos: I Encontro Internacional de Violência: Abuso Sexual Infantil

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