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Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) : Legislação Reunião Conjunta: Associação dos Municípios Alagoanos e COSEMS/AL Alagoas,

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1 Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) : Legislação Reunião Conjunta: Associação dos Municípios Alagoanos e COSEMS/AL Alagoas, 20/01/2014

2 Sistema de informação que coleta, recupera, processa, armazena, organiza e disponibiliza dados e informações sobre receitas totais e despesas com ações e serviços públicos de saúde, para possibilitar o monitoramento da aplicação de recursos pelos entes da Federação As informações prestadas estão no sítio do SIOPS - http://siops.datasus.gov.br 2

3  Manter registro eletrônico centralizado das informações de saúde referentes aos orçamentos públicos da União, estados, DF e dos municípios, incluída sua execução, garantido acesso público às informações. (LC 141/12, Art. 39). 3

4 Subsidiar o planejamento, a gestão e a avaliação das políticas públicas de saúde Dar visibilidade às informações sobre financiamento e gastos em saúde Contribuir para a padronização das informações contábeis Instrumentalizar o controle social 4

5  Não é possível fazer qualquer discussão sobre necessidade de financiamento sem saber quanto recurso é alocado em ações e serviços públicos de saúde (ASPS) 5 SIOPS possibilitou a consolidação dos dados para estados e municípios Somados aos dados da União, tem-se o montante de recursos alocados em ASPS no Brasil

6 Portaria Conjunta MS/Procuradoria Geral da República nº. 1163, de 11/10/2000, retificada pela Portaria Interministerial nº446, de 16/03/ 2004. Legislação pertinente ao SIOPS Constituição Federal Emenda Constitucional nº29/2000 Resolução nº. 322/03 do CNS Portaria GAB/MS 2.047/02 Lei Complementar 101/00 Lei 4.320/64 Lei Complementar 141/2012 Decreto 7.827 de 16/10/12 Portaria 53 de 16/01/13 6

7 I - obrigatoriedade de registro e atualização permanente dos dados pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios; II - processos informatizados de declaração, armazenamento e exportação dos dados; III - disponibilização do programa de declaração aos Gestores do SUS no âmbito de cada ente da Federação, preferencialmente em meio eletrônico de acesso público; IV - realização de cálculo automático dos recursos mínimos aplicados em ações e serviços públicos de saúde previstos nesta Lei Complementar, que deve constituir fonte de informação para elaboração dos demonstrativos contábeis e extracontábeis; Requisitos Mínimos SIOPS Art. 39 da Lei Complementar nº 141/2012 (1)

8 V - previsão de módulo específico de controle externo, para registro, por parte do Tribunal de Contas com jurisdição no território de cada ente da Federação, das informações sobre a aplicação dos recursos em ações e serviços públicos de saúde consideradas para fins de emissão do parecer prévio divulgado nos termos dos arts. 48 e 56 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, sem prejuízo das informações declaradas e homologadas pelos gestores do SUS; VI - integração, mediante processamento automático, das informações do SIOPS ao sistema eletrônico centralizado de controle das transferências da União aos demais entes da Federação mantido pelo Ministério da Fazenda, para fins de controle das disposições do inciso II do parágrafo único do art. 160 da Constituição Federal e do art. 25 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Requisitos Mínimos SIOPS Art. 39 da Lei Complementar nº 141/2012 (2)

9 Principais Modificações do Sistema

10 10 CADASTRO DE USUÁRIOS PARA TRANSMISSÃO DE DADOS EC 29/2000 (ANTES)LEI COMPLEMENTAR 141/2012 (ATUAL) Comunicação do usuário (envio de documento com firma reconhecida à Coordenação do SIOPS/CGES/DESID/SE/ MS para autenticação e liberação no SIOPS) Certificação digital dos dados (prefeitos, governadores, secretários de saúde e substitutos)

11 11 HOMOLOGAÇÃO DOS DADOS EC 29/2000 (ANTES) LEI COMPLEMENTAR 141/2012 (ATUAL) Não existiaArt. 39 § 2o Atribui-se ao gestor de saúde declarante dos dados contidos no sistema especificado no caput a responsabilidade pelo registro dos dados no SIOPS nos prazos definidos, assim como pela fidedignidade dos dados homologados, aos quais se conferirá fé pública para todos os fins previstos nesta Lei Complementar e na legislação concernente.

12 03/07/2012 12 CONTROLE E MONITORAMENTO DA APLICAÇÃO MÍNIMA EM ASPS EC 29/2000 (ANTES) LEI COMPLEMENTAR 141/2012 (ATUAL) Aplicação mínima de estados e municípios 15% municípios 12 % estados 15% municípios 12 % estados Vale a Lei Orgânica caso o % seja maior Precedência de mínimo apurado pelos Tribunais de Contas Não existiaPrevalece o mínimo apurado pelos Tribunais de Contas e registrado no Módulo de Controle Externo Aplicação do montante que deixou de ser alocado em ASPS Não havia previsãoÉ obrigatório no exercício subsequente

13 13 MÓDULO DA UNIÃO EC 29/2000 (ANTES) LEI COMPLEMENTAR 141/2012 (ATUAL) Não existiaArt. 39 § 1o O Sistema de Informação sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS), ou outro sistema que venha a substituí-lo, será desenvolvido com observância dos seguintes requisitos mínimos, além de outros estabelecidos pelo Ministério da Saúde mediante regulamento: I - obrigatoriedade de registro e atualização permanente dos dados pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios.

14 14 MÓDULO DE CONTROLE EXTERNO EC 29/2000 (ANTES) LEI COMPLEMENTAR 141/2012 (ATUAL) Não existiaArt. 39 §1º inciso V - previsão de módulo específico de controle externo, para registro, por parte do Tribunal de Contas com jurisdição no território de cada ente da Federação, das informações sobre a aplicação dos recursos em ações e serviços públicos de saúde consideradas para fins de emissão do parecer prévio divulgado nos termos dos arts. 48 e 56 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, sem prejuízo das informações declaradas e homologadas pelos gestores do SUS.

15 15 ADAPTAÇÕES DO SISTEMA EC 29/2000 (ANTES) LEI COMPLEMENTAR 141/2012 (ATUAL) PeriodicidadeSemestral/anualBimestral DemonstrativosAnexo XVI do RREOAnexo XVI do RREO modificado (monitoramento do montante que deixou de ser aplicado em ASPS) Sítio eletrônicoReformulação InteroperaçãoSIOPS → STN SIOPS → SARGSUS SIOPS ↔ STN FNS → SIOPS SIOPS → SARGSUS TSE → SIOPS SIOPS ↔ BANCO DO BRASIL

16 Art. 3º O SIOPS será estruturado pelo Ministério da Saúde, observados os seguintes requisitos mínimos: VI - integração das informações do SIOPS, por meio de processamento automático, ao sistema eletrônico centralizado de controle das transferências da União aos demais entes da Federação mantido pelo Ministério da Fazenda, para fins de controle do cumprimento do disposto no inciso II do parágrafo único do art. 160 da Constituição e no art. 25 da Lei Complementar nº 101, de 2000.

17 Art. 7º Sem prejuízo das atribuições próprias do Poder Legislativo e dos Tribunais de Contas, a verificação do cumprimento de aplicação dos percentuais mínimos em ações e serviços públicos de saúde pelos entes federativos, para fins de condicionamento das transferências constitucionais e suspensão das transferências voluntárias, em cumprimento ao disposto no § 1º do art. 26 da Lei Complementar nº 141, de 2012, será realizada por meio das informações homologadas no SIOPS. Parágrafo único. A ausência de homologação das informações de que trata o caput no prazo de até trinta dias após o encerramento do último bimestre de cada exercício será considerada, para todos os fins, presunção de descumprimento de aplicação dos percentuais mínimos em ações e serviços públicos de saúde.

18 Art. 10. O descumprimento da aplicação efetiva do montante que deixou de ser aplicado em ações e serviços públicos de saúde em exercícios anteriores será informado ao Ministério da Fazenda, por meio de processamento automático das informações homologadas no SIOPS ao agente financeiro responsável pela operacionalização das transferências constitucionais da União aos demais entes federativos, para fins de suspensão das transferências constitucionais de que trata a Subseção II da Seção I do Capítulo IV. § 1º O SIOPS enviará ao agente financeiro responsável pela operacionalização das transferências constitucionais da União, por meio eletrônico, a relação dos entes federativos que não comprovaram a aplicação efetiva do montante que deixou de ser aplicado em ações e serviços públicos de saúde em exercícios anteriores.

19 Art. 11. Em caso de verificação de descumprimento da aplicação dos percentuais mínimos em ações e serviços públicos de saúde e de não aplicação efetiva do montante que deixou de ser aplicado em ações e serviços públicos de saúde em exercícios anteriores, na forma dos arts. 7º a 10, a União: I - condicionará o repasse de recursos provenientes das receitas de que tratam o inciso II do caput do art. 158, as alíneas “a” e “b” do inciso I e o inciso II do caput do art. 159, da Constituição, após processadas as retenções, destinações, deduções e bloqueio de seu interesse; einciso II do caput do art. 158, alíneas “a” e “b” do inciso I inciso II do caput do art. 159, da Constituição, II - suspenderá as transferências voluntárias.

20 Art. 12. O condicionamento das transferências constitucionais de que tratam o inciso II do caput do art. 158, as alíneas “a” e “b” do inciso I e o inciso II do caput do art. 159, da Constituição ocorrerá por meio de: I - medida preliminar de direcionamento das transferências constitucionais para a conta vinculada ao Fundo de Saúde do ente federativo beneficiário; ou II - suspensão das transferências constitucionais.

21 Art. 15. A limitação do direcionamento das transferências de que trata o inciso I do caput do art. 12 ao montante não aplicado em ações e serviços públicos de saúde no exercício anterior para os Municípios considerará as restrições efetivadas pela União e pelos Estados. Parágrafo único. A atuação complementar e interativa da União e dos Estados na aplicação do direcionamento a que se refere o inciso I do caput do art. 12 será viabilizada por meio de : I - consulta ao SIOPS, pelo Estado em cujo território se localize o Município, do valor em moeda corrente depositado pelo agente financeiro da União na conta corrente do Fundo de Saúde; e II - registro no SIOPS, pelo Estado em cujo território se localize o Município, do valor em moeda corrente pelo Estado depositado na conta corrente do Fundo de Saúde.

22 Art. 16. As transferências de recursos constitucionais de que trata o art. 12 serão suspensas quando: I - adotada a medida preliminar a que se refere a Subseção I, o ente federativo não comprovar no SIOPS, no prazo de doze meses, contado do depósito da primeira parcela direcionada ao Fundo de Saúde, a aplicação efetiva do montante que deixou de ser aplicado em ações e serviços públicos de saúde em exercícios anteriores; ou II - não houver declaração e homologação das informações no SIOPS, transcorrido o prazo de trinta dias da emissão de notificação automática do Sistema para os gestores a que se refere o art. 4º.

23 Art. 20. As transferências constitucionais de que trata o art. 12 e as transferências voluntárias da União serão restabelecidas quando o ente federativo beneficiário comprovar, por meio de demonstrativo das receitas e despesas com ações e serviços públicos de saúde do RREO, a aplicação efetiva do adicional relativo ao montante não aplicado em ações e serviços públicos de saúde em exercícios anteriores. § 1º Cumprido o disposto no caput, o prazo para restabelecimento das transferências constitucionais e voluntárias da União será de cinco dias úteis. § 2º A suspensão decorrente da ausência de informações homologadas no SIOPS, conforme disposto no inciso II do caput do art. 16, perderá efeito após a homologação das informações no sistema.

24  Estabelece diretrizes para o funcionamento do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) e fixa prazos para registro e homologação de informações, em observância ao art. 39 da Lei Complementar nº 141, de 13/01/2012, e ao Capítulo I do Decreto nº 7.827, de 16/10/2012. 24

25 25 Informações a serem trocadas entre o SIOPS e o sistema do Banco do Brasil (em fase de discussão)

26 26 Vinculada ao CNPJ dos Fundos de Saúde, com identificação própria, respeitada a seguinte nomenclatura, ASPS-LC141- FMS/FES-CÓDIGO IBGE-UF, para: I depósito das transferências constitucionais condicionadas pela União; II depósito das parcelas de transferências constitucionais que eventualmente sejam condicionadas pelos estados; III depósito da integralidade do montante necessário ao cumprimento da aplicação dos percentuais mínimos em ações e serviços públicos de saúde no exercício anterior, pelo próprio ente da Federação, nos termos do § 3º do art. 13 do Decreto nº 7.827, de 2012.

27 27 I - para condicionamento de transferências constitucionais:  código IBGE do ente da Federação; e  valor total sujeito a condicionamento. II - para fins de suspensão e restabelecimento de transferências constitucionais:  código IBGE do ente da Federação.

28 28 I – quando do CONDICIONAMENTO:  código IBGE do ente da Federação;  valor em moeda corrente que foi condicionado naquele decêndio;  dados da conta corrente do fundo de saúde utilizada para depósito da parcela condicionada;  data e hora do depósito;  identificador da operação (para saber se o depósito foi da União, do estado ou do município); e  número do processamento ou da transação. II – quando do DEPÓSITO DE VALORES por parte do ente da Federação sujeito ao condicionamento:  código IBGE do ente da Federação;  valor em moeda corrente depositado;  data e hora do depósito;  identificador da operação (para saber se o depósito foi da União, do estado ou do município); e  número do processamento ou da transação. III – quando do condicionamento efetuado pelo estado:  código IBGE do ente da Federação;  valor em moeda corrente depositado;  data e hora do depósito;  identificador da operação (para saber se o depósito foi da União, do estado ou do município); e  número do processamento ou da transação. IV – quando da SUSPENSÃO e RESTABELECIMENTO das transferências constitucionais:  código IBGE do ente da Federação;  data e hora da operação.

29 29 Condicionamento de Transferências Constitucionais e Suspensão de Transferências Constitucionais e Voluntárias

30 30 Transmitiu ≥ 15% se município ou ≥ 12% se estado dentro do prazo Nenhuma medida a ser adotada junto ao BB Informação repassada ao CAUC/MF Prazo: 30 de janeiro + 30 dias de notificação automática

31 31 Transmitiu < 15% se município ou < 12% se estado Informação repassada ao CAUC/MF → Transferências voluntárias suspensas Informação repassada ao BB → Transferências constitucionais condicionadas

32 32 Não transmitiu Notificação automática do SIOPS Prazo de 30 dias para transmitir Transmitiu < 15% se município ou < 12% se estado Informação repassada ao CAUC/MF → Transferências voluntárias suspensas Informação repassada ao BB → Transferências constitucionais condicionadas

33 33 Não transmitiu Notificação automática do SIOPS Prazo de 30 dias para transmitir Não transmitiu Informação repassada ao CAUC/MF → Transferências voluntárias suspensas Informação repassada ao BB → Transferências constitucionais suspensas

34 34 Não transmitiu Notificação automática do SIOPS Prazo de 30 dias para transmitir Transmitiu ≥ 15% se município ou ≥ 12% se estado Nenhuma medida a ser adotada junto ao BB Informação repassada ao CAUC/MF

35 35 Implicações legais Entenda as implicações e consulte a situação do ente federado em relação à aplicação de sanções pelo descumprimento da LC 141/2012 + Leia mais

36 36 MENU IMPLICAÇÕES – LEI COMPLEMENTAR Nº 141/2012 TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS São chamadas de transferências constitucionais da União aos demais entes da federação... + Leia mais ENTENDA AS MEDIDAS PRELIMINARES A Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2013, estabelece como medidas preliminares pela não aplicação dos recursos mínimos em saúde ou pela não declaração das despesas no SIOPS algumas medidas preliminares como o condicionamento de transferências constitucionais e a suspensão de transferências voluntárias e constitucionais + Leia mais FLUXOGRAMA Veja como funciona o processo de condicionamento de transferências constitucionais e suspensão de transferências voluntárias e constitucionais a partir das informações declaradas no SIOPS + Leia mais RELAÇÃO ENTRE SIOPS, CAUC E BB O CAUC, Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, é mantido pelo Ministério da Fazenda e funciona como uma ferramenta de apoio aos entes federados quando da celebração de convênios com a União + Leia mais RELATÓRIOS Acesse relatórios sobre o condicionamento e suspensão de transferências constitucionais + Leia mais CONSULTAS Consulte a situação dos entes federados em relação ao condicionamento e suspensão de transferências constitucionais no Módulo de Monitoramento das Transferências Constitucionais Condicionadas e Suspensas do SIOPS + Leia mais O QUE FAZER PARA REGULARIZAR Entenda o que precisa ser feito para regularizar as transferências constitucionais e voluntárias da União aos demais entes da federação + Leia mais INFORMAÇÕES DO CONTROLE EXTERNO O Módulo de Controle Externo do SIOPS... + Leia mais

37 37 MÓDULO DE MONITORAMENTO DAS TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS CONDICIONADAS E SUSPENSAS

38 Ao Clicar em CONSULTAS a Página deve ser semelhante a imagem abaixo: 38

39 Ao selecionar o ente federado a Página deve ser semelhante a imagem abaixo: 1. Situação do Ente Federado 39

40 Ao selecionar o ente federado a Página deve ser semelhante a imagem abaixo: 2. Transmissões realizadas – 6º bimestre 40

41 Ao selecionar o ente federado a Página deve ser semelhante a imagem abaixo: 3. Detalhes do condicionamento 41

42 42

43 43 MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DA SAÚDE, INVESTIMENTOS E DESENVOLVIMENTO COORDENAÇÃO-GERAL DE ECONOMIA DA SAÚDE Coordenação do SIOPS - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde Esplanada dos Ministérios Anexo B – Sala 474B. CEP: 70.058-900 - Brasília DF Telefone: (61) 3315-3173/3172/2901/3176 Site: http://siops.datasus.gov.br E-mail: siops@saude.gov.brsiops@saude.gov.br Obrigada!


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