A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle."— Transcrição da apresentação:

1

2 Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle

3 Lei Complementar 131/2009 Art. 1 o O art. 48 da Lei Complementar n o 101, de 4 de maio de 2000, passa a vigorar com a seguinte redação: Art Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante: Parágrafo único I -... II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A. (NR)

4 Lei Complementar 131/2009 Art. 48-A. Para os fins a que se refere o inciso II do parágrafo único do art. 48, os entes da Federação disponibilizarão a qualquer pessoa física ou jurídica o acesso a informações referentes a: Art. 48-A. I – quanto à despesa: todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização mínima dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado; II – quanto à receita: o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários.

5 Lei Complementar 131/2009 Art. 73-B. Ficam estabelecidos os seguintes prazos para o cumprimento das determinações dispostas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e do art. 48-A: Art. 73-B. I – 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de (cem mil) habitantes;... Parágrafo único. Os prazos estabelecidos neste artigo serão contados a partir da data de publicação da lei complementar que introduziu os dispositivos referidos no caput deste artigo.

6 Lei Complementar 131/2009 Art. 73-C. O não atendimento, até o encerramento dos prazos previstos no art. 73-B, das determinações contidas nos incisos II e III do parágrafo único do art. 48 e no art. 48-A sujeita o ente à sanção prevista no inciso I do § 3 o do art. 23. Art. 73-C. Traduzindo: se o portal e o sistema integrado não estiverem no ar até 27 de maio de 2010 o Estado não recebe transferências voluntárias da União

7 Desafios! Construir portal de transparência do Estado até junho/2010 Integrar neste portal informações de todos os órgãos, que estão distribuídas em diversos sistemas Não é para uma Secretaria, mas para todo o Governo! As informações devem ser disponibilizadas em tempo real!

8 Quem poderá nos ajudar? SWS

9 Web Services - Tradicional B BI E A D C

10 PROCESSO REGRAS DE INTEROPERAÇÃO Novo Paradigma B BI EADC CAMADA DE INTEROPERABILIDADE

11 Relembrando...

12 Novo Paradigma Orientado a serviços (SOA) Estruturado por processos (BPMS - ESB) Interoperável (WEB SERVICES) Interfaces separadas de regras, separadas dos sistemas Bases compartilhadas Certificação entre sistemas Login único e certificado

13 Fases da Implantação Etapa 1 Piloto de integração 1 mês Etapa 2 Plataforma de integração Novas integrações de dados Robot para interface comum Inteligência Nível 1 6 meses Etapa 3 Novas integrações de dados e processos Uma única interface Inteligência Nível 2 12 meses Etapa 4 Inteligência Nível 3 Continuado

14 E... Quando executar? Onde começar? Quem Já está fazendo? Quem –Modela? –Executa? –Monitora? DEVEMOS REALIZAR, JÁ!

15 Dúvidas?

16 Obrigado! Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal Adm. Antonio Celso Albuquerque Filho Assessor Presidência Av. Professor Lineu Prestes, 913 Cidade Universitária – São Paulo (SP)

17


Carregar ppt "Modelo Estadual para Interoperabilidade de Sistemas Ferramenta de transparência e controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google