A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Andrew's File System1 Equipe: Allyson André Gustavo Antônio Neto Marcone Andrews File System.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Andrew's File System1 Equipe: Allyson André Gustavo Antônio Neto Marcone Andrews File System."— Transcrição da apresentação:

1 Andrew's File System1 Equipe: Allyson André Gustavo Antônio Neto Marcone Andrews File System

2 Andrew's File System2 AFS Similar ao Network File System (NFS), o Andrew File System (AFS) foi especificamente projetado para fornecer serviços de arquivo confiáveis em grandes ambientes distribuídos.

3 Andrew's File System3 O AFS cria ambientes distribuídos gerenciáveis com uma estrutura baseada em células. Uma célula é um grupo de sistemas de arquivos servidores e clientes dentro de uma área autônoma que é gerenciada por uma autoridade específica.

4 Andrew's File System4 Principal Objetivo. Fazer que os usuários recuperem informações igualmente de qualquer localização, permitindo aos usuários colaborarem e compartilharem informações.

5 Andrew's File System5 O que é bom nisso??? Remove-se as barreiras que separam os sistemas de arquivo de cada sistema operacional de rede diferente.

6 Andrew's File System6 História e Versões Em 1982 o pessoal do Information Technology Center, um laboratório de pesquisas patrocinado pela IBM, tentava imaginar como seria o uso da computação no campus da Universidade cinco anos à frente.

7 Andrew's File System7 A conclusão foi de que provavelmente haveria uma rede de centenas de computadores e que milhares de usuários teriam a necessidade de compartilhar arquivos.

8 Andrew's File System8 Na época não havia nenhuma implementação comercial de um sistema de arquivos distribuído de larga escala e isso motivou o início de um projeto.

9 Andrew's File System9 Este projeto foi batizado de Andrew, em homenagem aos fundadores da Universidade, Andrew Carnegie e Andrew Mellon.

10 Andrew's File System10 Investimento A IBM investiu mais de US$20 milhões em seis anos. Objetivo Desenvolver um sistema de arquivos distribuído, diferenciado, para o mundo UNIX.

11 Andrew's File System11 Ele deveria ter a capacidade de integrar milhares de estações de trabalho e computadores pessoais de diversos tipos em um ambiente comum.

12 Andrew's File System12 Abaixo estão versões atuais do AFS: CMU Transarc/IBM University of Michigan (OS/390) OpenAFS ARLA/milko

13 Andrew's File System13 Alguns requisitos do Sistema Este projeto começou com alguns requisitos associados às necessidades do campus Carnegie Mellon University (década de 80).

14 Andrew's File System14 São alguns deles. Porte do ambiente De início: 500 máquinas com 5000 a clientes.

15 Andrew's File System15 Renovação de usuários. Grande renovação de usuários devido entrada e saída deles na faculdade. Compartilhamento de equipamentos Um mesmo computador sendo usado por vários usuários.

16 Andrew's File System16 Compartilhamento de informações Necessidade de buscar informações em outros domínios. Tráfego de Rede Necessidade de não haver sobrecarga na rede.

17 Andrew's File System17 Segurança na rede Rigorosidade na identificação do usuário. Padrões de uso Os arquivos na década de 80 eram muito pequenos.

18 Andrew's File System18 Todos estes aspectos serviram como orientação para início do sistema desenvolvidos para os usuários e não para as máquinas.

19 Andrew's File System19 Arquitetura do Sistema São vários elementos, sendo eles: Do ponto de vista físico: * Equipamentos servidores * Máquinas clientes * Dispositivos de armazenamento * Comunicação de longa distância (meios).

20 Andrew's File System20 Entidades do Sistema * Arquivo * Diretório * Volume * Célula * Rede AFS * Usuário * Administrador * Cache * Vice * Vênus * FID

21 Andrew's File System21 Características do Sistema * Cliente / servidor * Independência de máquinas * Independência de localização * Performance * Replicação * Escalabilidade * Disponibilidade

22 Andrew's File System22 Funcionamento do Sistema Quando o AFS é instalado ele cria na máquina do usuário um gerenciador de cache (um processo do Venus). Esse gerenciador é o responsável pela comunicação com o servidor AFS, quando o usuário necessita acessar um arquivo.

23 Andrew's File System23 Segurança Controle de acesso: Para acessar os arquivos em um ambiente AFS, é necessário que o usuário prove sua identidade. Existe para isso um sistema de autenticação baseado no Kerberos.

24 Andrew's File System24 Níveis de acesso: O AFS estendeu a segurança padrão de ambientes UNIX, adicionando o controle de acesso ao nível de diretório.

25 Andrew's File System25 Administração Um administrador de ambiente, devidamente autenticado, pode submeter comandos de administração de qualquer estação de usuário.

26 Andrew's File System26 Procedimentos automáticos Os bancos de dados do sistema armazenam informações sobre a localização dos arquivos, autenticações e listas de controle de acesso.

27 Andrew's File System27 Ferramentas Uma ferramenta gráfica de monitoramento auxilia o administrador do sistema, indicando situações de alerta no servidor.

28 Andrew's File System28 AFS em outras plataformas Windows NT tornaram-se máquinas clientes de ambientes AFS (década de 90). Foram também usados por Mainframes da IBM, cerca de máquinas em um único ambiente.

29 Andrew's File System29 Autenticação O cliente se autentica usando suas informações de conta de usuário UNIX.

30 Andrew's File System30 Atualmente O AFS é atualmente distribuido com o kernel linux, mas ainda em versão experimental.

31 Andrew's File System31 Obrigado


Carregar ppt "Andrew's File System1 Equipe: Allyson André Gustavo Antônio Neto Marcone Andrews File System."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google