A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de Enfermagem Verdades e Desafios: Gestão Hospitalar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de Enfermagem Verdades e Desafios: Gestão Hospitalar"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Enfermagem Verdades e Desafios: Gestão Hospitalar
As necessidades de saúde geram o processo de trabalho que se divdem em assistencial e gerencial para uma única finalidade atenção integral à saúde do individuo; a atividade gerencial tem o objeto de trabalho composto pelos recursos humanos e a organização do trabalho que juntas vão formar as condições adequadas de assistência e de trabalho 2. As Verdades e os Desafios para a utilização do PE muitas vezes se fundem ou confundem ora são verdades ora são desafios,; estas precisam ser vencidas ou melhor superadas para a realização do PE; Selma R. Axcar Salotti Instituto Lauro Souza Lima

2 Enfermeiro gestor teoria e prática;
aspectos preventivos, curativos e de promoção a saúde; PE instrumento de comunicação de informações; equalização da enfermagem com os serviços multiprofissionais; melhores condições aos usuários A gerencia em saude é a atividade MEIO o enfermeiro quando gestor é o articulador da TEORIA E DA PRÁTICA por ter conhecimento tecnico cientifico de mostrar a importância da implementação da SAE tanto nas instituições públicas ou privadas( hospitalar, ambulatorial, de saude publica, visando modificar os ASPECTOS PREVENTIVOS, CURATIVOS E DE PROMOÇÃO A SAÚDE pelo planejamento, coordenação e avaliação das ações. E o PE é um INSTRUMENTO de COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÕES relevantes e pertinentes aos cuidados com os usuários. O enfermeiro gestor busca harmonizar e interagir a enfermagem com a equipe multiprofissional e equaliza suas ações sendo o elo desta corrente(o enfermeiro permanece 24 horas ao lado do doente, organizando as ações para a saúde); possibilitando assim MELHORES CONDIÇÕES AOS USUÁRIOS com uma Assistência que propõe resultados esperados e avalia os resultados atingidos.

3 Sistematização da Assistência de Enfermagem:
Verdades/Desafios : Resolução 272 do COFEN,2002 organização do cuidado saber técnico qualidade do cuidado Resolução 272 do COFEN, 2002, trata da obrigatoriedade da implantação do Processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem em todas as instituições de saúde, pública ou privada, onde se desenvolvam ações de enfermagem. O fazer da Enfermagem é um processo e para compreendê-lo podemos usar três elementos: objeto (aquilo sobre o que incide a atividade que será transformado no decorrer do Processo), os meios (Processo de Enfermagem transforma o objeto de trabalho com o saber técnico) os instrumentos (recursos materiais, humanos) e a atividade (trabalho propriamente dito que se organiza de uma forma especifica). A organização do cuidado reunindo dados importantes para elaborar a declaração diagnóstica, escolha das intervenções para atingir resultados esperados Qualidade do cuidado não deve ser visualizada só como meta, mas como um processo contínuo na busca de melhoramentos, visando uma prestação de serviços que atenda cada vez mais e melhor a clientela que dele se utiliza. Saber técnico buscado em Seminários, Jornadas, Congressos, Reuniões científicas ( discussão de artigos); Projetos de pesquisa;Cursos de Pós-graduação Publicações de Artigos Científicos .

4 Sistematização da Assistência de Enfermagem:
Verdades/Desafios :  pré-conceito  despreparo/insegurança  desvalorização do método  falta de tempo pré-conceito: que alguns enfermeiros acham que o PE afasta o profissional da assistência pela complexidade na sua elaboração (tempo gasto). despreparo/insegurança; desconhece como elaborar as etapas do PE {HE( ex. físico e entrevista), DE(elaborar) , IE (tomada de decisão), RE(avaliação)} desvalorização do método falta de tempo {otimização do tempo,( não prioriza atividades de assistência e valoriza atividades administrativas que poderiam ser delegadas)}.

5 Sistematização da Assistência de Enfermagem:
Verdades/Desafios : registros insuficientes alta rotatividade e absenteísmo dos profissionais número reduzido de profissionais falta de material registros com dados insuficientes de interesse para os enfermeiros ou até nada justificarem seu trabalho técnico cientifico. alta rotatividade( preparo dos profissionais e mudança do trabalho) e absenteísmo dos profissionais, numero reduzido de profissionais, e mesmo com estes aspectos o enfermeiro gestor deve buscar estratégias para manter uma assistência de qualidade;  Falta de material de consumo e permanente também é um desafio para atingirmos os resultados esperados;

6 A busca pela verdade é um contínuo desafio...
                                           Muito Obrigada!


Carregar ppt "Processo de Enfermagem Verdades e Desafios: Gestão Hospitalar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google