A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN: Igreja Evangélica Assembléia de Deus São.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN: Igreja Evangélica Assembléia de Deus São."— Transcrição da apresentação:

1 Ev. Sérgio Lenz Fones (48) ou MSN: Igreja Evangélica Assembléia de Deus São José - SC Lição 6 – 05/02/2012

2 O Espírito do SENHOR é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou- me a curar os quebrantados do coração (Lc 4:18) VERDADE PRÁTICA A verdadeira prosperidade não reside no acúmulo de bens materiais, mas se encontra na abundância dos bens espirituais que a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo nos proporciona.

3 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Mateus 5: Jesus, pois, vendo as multidões, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discípulos, 2 e ele se pôs a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

4 I N T R O D U Ç Ã O O SENHOR Jesus sempre escandalizou os religiosos de plantão. Suas declarações possuem um conteúdo espiritual não suportado por duas classes de pessoas: 1. Os religiosos ascéticos. 2. Os legalistas materialistas. Hoje ainda, seus ensinos são pesados para muitas igrejas, que, por conseguinte, já abandonaram a verdadeira doutrina bíblica e estão seguindo seus falsos mestres em busca do materialismo. Vamos entender isso?

5 1 – Ter paz e comunhão com Deus (I Co 1:9). 2 – Ser regenerado (Tt3:5). 3 – Experimentar uma mudança interior (2 Co 5:17). 4 – É ter certeza de que Jesus supre todas as necessidades (Sl 23:1) 5 – É ter alegria em toda e qualquer situação (I Ts 1:6; Hc 3:17,18) 6 – É cantar e adorar o SENHOR em todo o tempo (At 16:23-25).

6 1.1 – O significado das bem-aventuranças: Do hebraico – Esher – feliz por amar ao SENHOR Do latim – Beatus – originou o termo beatitudes Do grego – Makarios – felicidade, alegria divina e perfeita

7 Bem-aventurados os pobres Bem-aventurados os que choram Bem-aventurados os mansos Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça Bem-aventurados os misericordiosos Bem-aventurados os limpos de coração Bem-aventurados os perseguidos Tratam da pessoa em relação a Deus Tratam do relacionamento com outras pessoas. Este é o centro das bem-aventuranças Serão fartos!

8 1.2 – Bem-aventurados os pobres (Mt 5:3): Com o passar do tempo a pobreza adquiriu valores espirituais, porém não é pobreza material. Não é uma questão de cultura e nem financeira, mas de coração. É uma atitude interior. Ser humilde de Espírito é ser livre do orgulho. Reconhecer que em você não há recursos, há uma total dependência de Deus. É a primeira coisa que se espera de um homem de Deus, de um cidadão do reino.

9 1.2 – Bem-aventurados os que choram (Mt 5:4): O que Jesus quis dizer ao proferir essa surpreendente frase? O que significa aqui chorar? Qual é o tipo de choro que abençoa? O que essa afirmação não significa? Chorar não quer dizer ficar triste, ter um semblante de piedade. Chorar não é fazer uma cara de miserável ou pobre. Esse choro também não é o choro pela perda de um ente querido. Qual é então o choro que será consolado? É aquele cuja qualidade espiritual é desenvolvida a partir de uma visão de Deus e de si mesmo. É aquele que mostra ter um profundo senso de sua pecaminosidade. A pessoa que chora no sentido que Jesus quer dar nesta bem- aventurança reconhece que a alegria e a felicidade não vem necessariamente através das circunstâncias ou situações. Hb

10 1. O que significa ser bem-aventurado? 2. Como é vista a pobreza no Sermão da Montanha?

11 2.1 – Bem-aventurados os mansos (Mt 5:5): Uma pessoa mansa é aquela que não reclama qualquer direito para si. Ela está disposta a submeter todos os seus bens e direitos pessoais a Deus e passa a considerar tudo o que tem como lhe tendo sido emprestado por Deus para o seu trabalho e glória (Larry Coy).

12 2.2 – Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça: Essa bem- aventurança nos mostra a real causa de todos os nossos problemas: nossa condição de pecadores. Não são os outros a causa de nossos problemas, mas nossa natureza pecaminosa, e a nossa maneira errada de reagir aos acontecimentos que todos os dias nos cercam. A descoberta dessas verdades nos motiva a querermos uma vida espiritual num nível mais elevado. É isso que significa: ter fome e sede de justiça.

13 2.3 – Bem-aventurados os misericordiosos (Mt 5:7): Vamos fazer um auto-exame para saber como anda nossa misericórdia? 1.Quando Deus desperta misericórdia em mim por outro, faço algo por essa pessoa? - Tg 2.15,16. 2.Procuro servir as pessoas por pena ou por compaixão? 3.Meu orgulho às vezes me impede de mostrar compaixão? 4.Considero fraca a pessoa que mostra misericórdia? 5.Geralmente as mulheres são mais misericordiosas do que os homens? 6.Sinto-me culpado por me abster de mostrar misericórdia? 7.A miséria dos outros normalmente desperta em mim sentimentos de misericórdia? 8.Sou capaz de mostrar misericórdia por pessoas cujos problemas me irritam? 9.Como expresso misericórdia? 10. Faço do amor pelos outros o maior alvo de minha vida? 11. Estou cooperando com Deus para me tornar um instrumento do seu perfeito amor?

14 3. De acordo com o contexto das bem- aventuranças, o que é ser manso? 4. Segundo a lição, quem são os verdadeiros prósperos?

15 3.1 – Bem-aventurados os limpos de coração (Mt 5:8): A palavra grega para Limpos é katharós, que tem uma variedade de usos: 1. Em sua origem queria dizer simplesmente limpo, e podia ser usado referindo-se a roupa suja que após ser lavada tornava-se limpa. 2. Usa-se freqüentemente ao trigo que era depurado após ter tirado a palha e estar limpo. No sentido figurado também é usado para referir-se a um exército que limpou de suas fileiras soldados descontentes, fracos e covardes, formando um pelotão de elite e lutadores de primeira categoria. 3. Aparece correntemente na companhia de outro adjetivo grego: akêratos, que se refere ao leite e ao vinho não adulterados, e para o metal que possui autenticidade que não possui a mais ligeira alteração. Katarós, então, refere-se a algo sem mistura, sem mescla, adulteração ou alienação. Porém esta bem-aventurança é exigente. Poderia ser traduzida assim: Bendita é a pessoa cujos motivos são sempre totalmente sem mistura, porque verão a Deus.

16 3.2 – Bem-aventurados os pacificadores (Mt 5:9): Antes que alguém possa ser um pacificador, terá de ser inteiramente liberto do próprio eu, dos interesses próprios e da preocupação consigo mesmo. Antes de ser um pacificador será necessário esquecer-se de si próprio, porquanto em todo o tempo em você estiver pensando em si, não poderá ser um pacificador. (D. Martyn Lloyd-Jones)

17 3.3 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça: É bem provável que você nunca tenha sofrido fisicamente por causa da justiça ou pelo nome de Cristo. Mas talvez já tenha sido perseguido de outras maneiras. Abaixo há algumas possíveis situações nas quais você pode ter sido perseguido. Identifique-as: 1.Ridicularizado ou insultado na escola por ter dado o seu testemunho. 2.Rejeitado por seu grupo no trabalho ou na família. 3.Mal interpretado por seus colegas por haver tomado certa atitude ou posição. 4.Perdeu o seu emprego em consequência do seu testemunho. 5.Desprezado por querer ser honesto, sincero. 6.Esposa(o) crente que ouve de seu marido (esposa) descrente: Escolhe: ou eu ou a igreja.

18 3.3 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça: Passos para me tornar um sofredor por amor a justiça: Desenvolver humildade. Aprender a chorar o pecado: meu e do meu próximo. Desenvolver mansidão - renúncia de direitos. Ter fome e sede de justiça. Tornar-me misericordioso. Ter um coração limpo. Tornar-me um pacificador.

19 5. Qual ensino você pode extrair para a sua vida pessoal depois de ter estudado esta lição?

20 As bem-aventuranças de Jesus contrariam totalmente os conceitos da Teologia da Prosperidade. A grande lição que aprendemos com o Mestre é que o homem realmente próspero não é aquele que pode ser avaliado de forma superficial e materialista, mas aquele que encontrou a paz em Cristo (Rm 5:1). Isso não significa que Deus não queira que os seus filhos prosperem materialmente. Mas a prosperidade material nada representa sem a espiritual.


Carregar ppt "Ev. Sérgio Lenz Fones (48) 8856-0625 ou 8855-0110 MSN: Igreja Evangélica Assembléia de Deus São."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google