A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 1 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS POR QUE EXISTEM SISTEMAS AUTOMÁTICOS AS PESSOAS SEMPRE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 1 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS POR QUE EXISTEM SISTEMAS AUTOMÁTICOS AS PESSOAS SEMPRE."— Transcrição da apresentação:

1 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 1 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS POR QUE EXISTEM SISTEMAS AUTOMÁTICOS AS PESSOAS SEMPRE QUISERAM TRANSFERIR PARA OS SISTEMAS AS ATIVIDADES REPETITIVAS, CANSATIVAS E NÃO CRIATIVAS, SOBRANDO-LHES ASSIM MAIS TEMPO PARA O LAZER. O SOCIÓLOGO ALVIN TOFFLER (A TERCEIRA ONDA) MOSTROU QUE ISSO CAUSOU TRÊS GRANDES REVOLUÇÕES NA SOCIEDADE:

2 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 2 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 1 – REVOLUÇÃO DA AGRICULTURA (HÁ ANOS), QUANDO AS PESSOAS TROUXERAM PARA PERTO DE SI SEUS ALIMENTOS (E SURGIRAM AS CIDADES). ANTES DISSO, ERAM NÔMADES, SEMPRE ANDANDO ATRÁS DA COMIDA. 2 – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA, 1789), QUANDO AS MÁQUINAS MECÂNICAS SUBSTITUIRAM OS MÚSCULOS DAS PESSOAS. OS HOMENS MUSCULOSOS DEIXARAM DE TER UTILIDADE ECONÔMICA. 3 – REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO: APÓS A 2A. GUERRA (1945), QUANDO OS COMPUTADORES COMEÇARAM A SUBSTITUIR O CÉREBRO, PASSANDO A REALIZAR CÁLCULOS, ORGANIZAR ARQUIVOS E TOMAR DECISÕES.

3 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 3 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS COMO CHEGAMOS À REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO ÁBACOS PRIMEIRA MÁQUINA DE CÁLCULO: AS PEDRINHAS (CALCULUS, EM LATIM). DEPOIS CRIOU-SE O ÁBACO (ABACUS = TABULEIRO DE JOGO, EM LATIM), AINDA HOJE USADO PARA ENSINAR AS CRIANÇAS A FAZER CONTAS.

4 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 4 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS NO SÉCULO XVI OS CHINESES APRIMORARAM O ÁBACO, CRIANDO O SOROBAN.

5 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 5 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS CALCULADORAS MECÂNICAS JUNTO COM A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, SURGIRAM AS PRIMEIRAS MÁQUINAS MECÂNICAS PARA REALIZAR AS QUATRO OPERAÇÕES. ATÉ 1980 AINDA HAVIA CALCULADORAS FACIT, REMINGTON E OLIVETTI NO COMÉRCIO.

6 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 6 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS COMPUTADORES ANALÓGICOS COM A INVENÇÃO DA VÁLVULA ELETRÔNICA POR LEE DE FOREST (1906), APARECERAM OS COMPUTADORES ANALÓGICOS. NESTES, OS DADOS SÃO ASSOCIADOS A VOLTAGENS ELÉTRICAS. EXEMPLO: ZERO VOLTS = NÚMERO ZERO; 15 VOLTS = NÚMERO 15; ETC. EXEMPLO DO MAIS SIMPLES COMPUTADOR ANALÓGICO: UM DIVISOR POR 2: UMA PILHA E DOIS RESISTORES IGUAIS EM SÉRIE. OS APARELHOS DE SOM E TV USAM COMPUTADORES ANALÓGICOS PARA PROCESSAR OS SINAIS DE SOM E VIDEO. SÃO OS COMPUTADORES MAIS RÁPIDOS QUE EXISTEM HOJE. OS SINAIS ANALÓGICOS VARIAM CONTINUAMENTE, E PODEM TER QUALQUER VALOR.

7 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 7 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS COMPUTADORES DIGITAIS FOI INVENTADO NO FIM DA 2A. GUERRA (1945), NA CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA BOMBA ATÔMICA. SUA INVENÇÃO SÓ FOI POSSIVEL DEVIDO À CRIAÇÃO DA LÓGICA BOOLEANA POR GEORGE BOOLE ( ). COM ELE, OS NÚMEROS E LETRAS SÃO SEMPRE REPRESENTADOS POR STRINGS DE BITS.

8 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 8 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O QUE É A LÓGICA BOOLEANA USO DE SIMBOLOS NAS REGRAS QUE USAMOS PARA PENSAR. EXISTEM QUATRO OPERAÇÕES BOOLEANAS: NOT AND OR XOR. NOT = NEGAÇÃO DE UMA FRASE: MARIA É MORENA = 1 (ADMITIMOS COMO VERDADE) NOT (MARIA É MORENA) = 0 (SÓ PODE SER FALSO) NOT 1 = 0 NOT 0 = 1 (TABUADA DO NOT) POR CONVENÇÃO, VERDADEIRO = 1 E FALSO = 0

9 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 9 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS AND: RESULTADO DA COMBINAÇÃO SIMULTÂNEA DE DUAS FRASES MARIA É MORENA (=1) AND MARIA NÃO É MORENA (=0) = 0 (FALSO: CONTRADIÇÃO) MARIA NÃO É MORENA (=0) AND MARIA É MORENA (=1) = 0 (FALSO: CONTRADIÇÃO) MARIA É MORENA (=1) AND MARIA É MORENA (=1) = 1 (VERDADEIRO) MARIA NÃO É MORENA (=0) AND MARIA NÃO É MORENA (=0) =0 (FALSO) TABUADA DO NOT 1a. Variável Booleana 2a. Variável Booleana Operação AND OBSERVE QUE ELA É PARECIDA COM A MULTIPLICAÇÃO ARITMÉTICA. DO MESMO MODO SE CONSTROEM AS TABUADAS DO OR (UMA COISA OU OUTRA OU AMBAS) E DO XOR (UMA COISA OU OUTRA, MAS NÃO AMBAS).

10 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 10 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS QUALQUER OPERAÇÃO ARITMÉTICA OU LÓGICA PODE SER OBTIDA COM UMA COMBINAÇÃO DE NOTs E ANDs APENAS. USAMOS DIARIAMENTE OPERAÇÕES BOOLEANAS PARA RACIOCINAR. OU QUANDO QUANDO UTILIZAMOS O GOOGLE: PROCURAR COMPUTADORES OU CALCULADORAS E QUE NÃO TENHA PREÇO E QUE NÃO TENHA $.

11 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 11 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS O PRIMEIRO COMPUTADOR DIGITAL: ENIAC (1945) PESAVA 30 TONELADAS, E FAZIA SOMAS POR SEGUNDO (HOJE UM NOTEBOOK FAZ 2 BILHÕES DE SOMAS POR SEGUNDO). A PROGRAMAÇÃO ERA FEITA LIGANDO-SE CABOS A CONECTORES, DE ACORDO COM AS OPERAÇÕES A SEREM EXECUTADAS. FOI CRIADO NO FIM DA 2A. GUERRA, PARA AUXILIAR NO PROJETO DA 1A. BOMBA ATÔMICA AMERICANA. (PRÓXIMO SLIDE)

12 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 12 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS

13 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 13 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS AS TRÊS GERAÇÕES DE COMPUTADORES DIGITAIS O DESENVOLVIMENTO DA ELETRÔNICA FOI MUDANDO A MANEIRA DE SE CONSTRUIR COMPUTADORES. 1A. GERAÇÃO: USO DE VÁLVULAS ELETRÔNICAS ( )

14 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 14 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS 2A. GERAÇÃO: USO DE TRANSISTORES ( )

15 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 15 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS A CADA GERAÇÃO, O TAMANHO DIMINUIU, A VELOCIDADE AUMENTOU E O PREÇO FOI REDUZIDO 3A. GERAÇÃO: USO DE CIRCUITOS INTEGRADOS (1964 ATÉ HOJE)

16 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 16 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS TIPOS DE COMPUTADORES DIGITAIS MAINFRAMES COMPUTADORES GRANDES, USADOS ONDE HÁ GRANDE VOLUME DE TRANSAÇÕES (BANCOS, RESERVA DE PASSAGENS ETC.)

17 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 17 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS IBM /370, DA DÉCADA DE 70 MAINFRAMES DE 3A. GERAÇÃO IBM /390, DA DÉCADA DE 90 (USADOS ATUALMENTE)

18 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 18 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS MICROCOMPUTADORES PARA USO PESSOAL, DE PEQUENO PORTE. PRIMEIRO MICRO, DA APPLE (1976), VENDIDO POR US$ , PARA COMBATER OS MAINFRAMES. FEITO POR WOZNIAK NA GARAGEM DE SUA CASA. USAVA TECLADO COMUM, FITA K-7 E TV BRANCO E PRETO.

19 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 19 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS OS MICROS SURGIRAM NA DÉCADA DE 70, PARA COMBATER O MAINFRAME. A IBM, MAIOR PREJUDICADA, CRIOU O IBM-PC EM 1981, PARA USO EM EMPRESAS, AO CUSTO DE US$ 5.000, AO PERCEBER A TENDÊNCIA DO MERCADO. DOWNSIZING COM O MAINFRAME CUSTANDO MILHÕES DE DÓLARES, HOUVE UMA REVOLUÇÃO NAS EMPRESAS, QUE COMEÇARAM A TROCAR (INDISCRIMINADAMENTE) SEUS MAINFRAMES POR PCs. A IBM TEVE O PRIMEIRO GRANDE PREJUIZO DE SUA HISTÓRIA (DÉCADA DE 80). APÓS A QUEBRA DE ALGUMAS EMPRESAS (COMO O BANCO BAMERINDUS) SURGIU O RIGHTSIZING, ISTO É, O TAMANHO CORRETO DO COMPUTADOR DEVE SER ANALISADO CASO A CASO. NEM SEMPRE O MICRO É UMA BOA SOLUÇÃO.

20 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 20 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS SUPERCOMPUTADORES USADOS EM APLICAÇÕES ONDE SE EXIGE EXTREMA RAPIDEZ DE CÁLCULO, COMO NO PENTÁGONO, NASA, BOEING (PROJETO DE ENGENHARIA) ETC. CONSEGUEM EXTREMA RAPIDEZ USANDO MILHARES DE CPUs TRABALHANDO EM PARALELO. ALGUNS MODELOS SÃO TÃO PODEROSOS QUE SÃO CLASSIFICADOS COMO ARMAS MILITARES, E SÓ O PENTÁGONO PODE COMPRÁ-LOS. HÁ UMA TENDÊNCIA DE SE LIGAR MICROS EM PARALELO (GRID COMPUTING), COMO NO SUPERCOMPUTADOR DA MSCF (DNA), QUE É UMA REDE COM MICROS HP RODANDO LINUX.

21 CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 21 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS SUPERCOMPUTADOR CRAY YMP (1992), RODANDO LINUX REDE HP RODANDO LINUX, PARA PESQUISAS DE BIOLOGIA MOLECULAR (2004), CONTENDO MILHARES DE MICROS HP CONECTADOS EMGRID COMPUTING


Carregar ppt "CAP. 02 – TIPOS DE COMPUTADORES E SUAS HISTÓRIAS 1 DE 21 SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS POR QUE EXISTEM SISTEMAS AUTOMÁTICOS AS PESSOAS SEMPRE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google