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Ia & e-comm S L I D E 1 ©1999 Fábio Buchmann o agente vai às compras ia & e-comm.

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1 ia & e-comm S L I D E 1 ©1999 Fábio Buchmann o agente vai às compras ia & e-comm

2 S L I D E 2 ©1999 Fábio Buchmann conteúdo motivação inicial comércio eletrônico convencional evolução do comércio eletrônico modelo de comportamento de compra perspectivas conclusão

3 ia & e-comm S L I D E 3 ©1999 Fábio Buchmann mas por que e-comm? vendas no varejo on-line –1996 U$600 Milhões –1997 > U$2 Bilhões U$800 Milhões entre o Dia de Ação de Graças e o Natal –2001 U$17 Bilhões vendas on-line em atacado –1997: U$8 Bilhões –2002: U$327 Bilhões (Source: Forrester Research & Yankee Group 1997)

4 ia & e-comm S L I D E 4 ©1999 Fábio Buchmann e-comm convencional o processo é similar a um posto de auto-atendimento. nenhum comportamento inteligente é inserido. –Deve-se saber o que quer (o que?). –Deve-se saber os sites (onde?). –Não há como negociar (como?). quase todo controle está a cargo do usuário. –O site pode algumas vezes fazer sugestões

5 ia & e-comm S L I D E 5 ©1999 Fábio Buchmann e-comm convencional qualidades: –comodidade de não ter que sair de casa para comprar o que deseja. –grande variedade de título para a escolha. sempre se encontra o que deseja. problemas –existe pouca interação (sem negociação, sem ajuda à escolha, sem proposta de produto alternativo, etc.): SEM VENDEDOR –o usuário tem que pesquisar em várias lojas (cadastrando-se) para encontrar o que deseja e em melhores condições.

6 ia & e-comm S L I D E 6 ©1999 Fábio Buchmann (r)evolução do e-comm hoje: –informação –marketing –processamento do pedido amanhã: –shoppings eletrônicos –agentes fazendo lançes em leilões USUÁRIO = BUSCA DE INFORMAÇÕES, TOMADA DE DECISÃO & COMPRA AUTOMATIZADO = BUSCA DE INFORMAÇÕES, TOMADA DE DECISÃO & COMPRA

7 ia & e-comm S L I D E 7 ©1999 Fábio Buchmann novo mundo do e-comm oportunidades vendedor –canal eficiente –amplo mercado oportunidades consumidor –escolha –conveniência desafios vendedor –atenção do consumidor –lealdade do consumidor desafios consumidor –encontrar o que quer –segurança e privacidade

8 ia & e-comm S L I D E 8 ©1999 Fábio Buchmann tecnologia-chave: agentes mas por que agentes? –personalizados, pró-ativos, autônomos, adaptativos –agentes fazem a ligação entre consumidores e vendedores –agentes podem representar consumidores e vendedores

9 ia & e-comm S L I D E 9 ©1999 Fábio Buchmann ELECTRONIC MARKET CONSUMIDOR VENDEDOR... E OUTROS AGENTES AGENTE DE VENDA necessidades de compra, critérios e preferências, etc. regras de oferta de preços, info dos produtos, etc. AGENTE DE COMPRA tecnologia-chave: agentes NEGOCIAÇÃO !

10 ia & e-comm S L I D E 10 ©1999 Fábio Buchmann buying behaviour model várias teorias descritivas e modelos para capturar comportamentos de compra - buying behaviour. NICOSIA MODEL, HOWARD SHETH MODEL, ENGEL BLACKWELL MODEL BETTMAN INFORMATION- PROCESSING MODEL, ANDREASEN MODEL todos eles têm alguns - 6 - estágios em comum

11 ia & e-comm S L I D E 11 ©1999 Fábio Buchmann buying behaviour model need identification product brokering merchant brokering negotiation purchase and delivery product service and evaluation MEDIADOS POR AGENTES

12 ia & e-comm S L I D E 12 ©1999 Fábio Buchmann need identification agentes de notificação catálogo de itens perfil consum. John Grisham science fiction book x < $12.00... item1 item2 item3... gerenciamento de perfil CONSUMIDOR AGENTENEGÓCIO casamento perfil catálogo notificações por e-mail

13 ia & e-comm S L I D E 13 ©1999 Fábio Buchmann need identification agentes de notificação –exemplos: amazon.com (novos livros disponíveis) fastparts.com (novos lançes afetam os seus) classifieds 2000 (produto específico disponível por um preço específico) –produtos: Firefly, Microsoft, Oracle,...

14 ia & e-comm S L I D E 14 ©1999 Fábio Buchmann need identification amazon.com

15 ia & e-comm S L I D E 15 ©1999 Fábio Buchmann product brokering agentes de recomendação catálogo de itens zip, age, gender purchase history expressed preferences implicit preferences expressed constraints... item1 item2 item3... gerenciamento de perfil perfil do consumidor CONSUMIDORAGENTENEGÓCIO serviço de alto-nível, personalizado. (suporte a decisões, recomendações,...)

16 ia & e-comm S L I D E 16 ©1999 Fábio Buchmann product brokering agentes de recomendação –técnicas: baseadas em regras data-minig: –padrões relacionados a características de produtos –padrões entre consumidores filtros baseados em restrições –exemplos: amazon.com, barnesandnoble.com, ZDNet.com, mylaunch.com,...

17 ia & e-comm S L I D E 17 ©1999 Fábio Buchmann product brokering personalogic - AOL

18 ia & e-comm S L I D E 18 ©1999 Fábio Buchmann product brokering personalogic - AOL

19 ia & e-comm S L I D E 19 ©1999 Fábio Buchmann merchant brokering agentes de comparação. SITE expressed needs for a product, constraints & conditions,... item1 item2 item3... perfil do consumidor CONSUMIDORAGENTENEGÓCIO... extrai informação de múltiplos sites sobre produtos que o usuário deseja

20 ia & e-comm S L I D E 20 ©1999 Fábio Buchmann merchant brokering agentes de comparação. –exemplos: bargainfinder jango (excite) fido priceline … –produtos: agentsoft, Israel junglee

21 ia & e-comm S L I D E 21 ©1999 Fábio Buchmann merchant brokering jango - excite

22 ia & e-comm S L I D E 22 ©1999 Fábio Buchmann merchant brokering limitações dos agentes de comparação –qual a reputação desses vendedores? oferecem garantias, contratos de serviço? o produto está normalmente disponível? qual o tempo médio de entrega? quanto vai custar a mais? –um bom agente de vendas deveria responder a essas questões para ajudar o consumidor a tomar uma decisão de compra mais consciente...

23 ia & e-comm S L I D E 23 ©1999 Fábio Buchmann negotiation agentes de negociação. CONSUMIDOR VENDEDOR AGENTE DE VENDA necessidades de compra, critérios e preferências, etc. regras de oferta de preços, info dos produtos, etc. AGENTE DE COMPRA negociação sobre a transação

24 ia & e-comm S L I D E 24 ©1999 Fábio Buchmann negotiation como ocorre a negociação ontologias personalização reputação e confiança Nomes e características de produtos padronizados Modelos usuário/produto e preferência de serviços Mecanismos que garantam qualidade e confiança entrada NEGOCIAÇÃO

25 ia & e-comm S L I D E 25 ©1999 Fábio Buchmann negotiation automatizando a negociação. –pesquisa: Kasbah - MarketMaker (MIT Media Lab) Tete-a-Tete (MIT Media Lab) AuctionBot (Univ. of Michigan)... –produtos comerciais: Moai Technologies, Inc BusinessBots, Inc Veo Systems, Inc Optimark, Inc

26 ia & e-comm S L I D E 26 ©1999 Fábio Buchmann negotiation kasbah consumer agent Buy: Eva Luna by Isabel Allende –Description: paperback –Condition: new –Deadline: March 10th,1997 –Start price: $8.00; Max. price: $15.00 –Strategy: tough bargainer –Location: local –Level of Autonomy: check before transaction –Reporting Method: event based

27 ia & e-comm S L I D E 27 ©1999 Fábio Buchmann negotiation kasbah retailer agent Sell: paperback novel –determine price based on: # in stock how well been selling recently is customer loyal is customer buying other books is customer paying cash average price book on market quantity being bought –Level of Autonomy: check before transaction –Reporting Method: event based

28 ia & e-comm S L I D E 28 ©1999 Fábio Buchmann negotiation T @ T - MIT Media Lab

29 ia & e-comm S L I D E 29 ©1999 Fábio Buchmann negotiation T @ T : negociação integrada protocolo de negociação –negociação argumentativa (criticas & contra-propostas) –restrição de satisfação distribuída (DCSP) decision suporte a decisão –teoria de utilidade multi-atributo (MAUT) agente de compra consumidoragentes de venda lojas

30 ia & e-comm S L I D E 30 ©1999 Fábio Buchmann negotiation T @ T : negociação integrada

31 ia & e-comm S L I D E 31 ©1999 Fábio Buchmann negotiation AuctionBot

32 ia & e-comm S L I D E 32 ©1999 Fábio Buchmann negotiation AuctionWeb Auction Fever!

33 ia & e-comm S L I D E 33 ©1999 Fábio Buchmann abrangência

34 ia & e-comm S L I D E 34 ©1999 Fábio Buchmann iniciativas locais i-Shop (?) - http://www/~gep/shop –tete-a-tete –possui algumas características que não são encontradas em nenhum outro: oferta de produto alternativo, baseado em satisfação multivalorada negociação de preço variável pela quantidade formalizado descentemente e matematicamente, usando teoria dos jogos.

35 ia & e-comm S L I D E 35 ©1999 Fábio Buchmann perspectivas do e-comm agentes no servidor agentes na máquina do cliente sistemas integrados online/offline integração em computadores móveis: –pagers, telefones, carros, etc

36 ia & e-comm S L I D E 36 ©1999 Fábio Buchmann interoperabilidade Principais iniciativas que vão fazer a tecnologia se expandir –OPS [open profiling standard] –XML [extended markup language] –JEPI [joint eletronic payment initiative]

37 ia & e-comm S L I D E 37 ©1999 Fábio Buchmann conclusões preços mais baixos (em 87% dos casos, segundo a E&Y) maior eficiência marcas ficam menos importantes conhecer o consumidor = ter o consumidor

38 ia & e-comm S L I D E 38 ©1999 Fábio Buchmann conclusões agentes têm a potencialidade de reduzir drasticamente os custos de transação no comércio eletrônico e revolucionar o modo como faremos comércio no futuro

39 ia & e-comm S L I D E 39 ©1999 Fábio Buchmann referências [1] E-Commerce Study on MIT. URL: [2] Personalogic. URL: [3] Firefly. URL: [4] Market Maker. URL: [5] ActionBot. URL: [6] Tete-a-Tete. URL: [7] Jango. URL:

40 ia & e-comm S L I D E 40 ©1999 Fábio Buchmann referências [8] A. Moukas, R. Guttman, G. Zacharia and P. Maes. "Agent-mediated Electronic Commerce: An MIT Media Laboratory Perspective." To appear in International Journal of Electronic Commerce, 1999 Issue. [9] P. Maes, R. Guttman and A. Moukas. "Agents that Buy and Sell: Transforming Commerce as we Know It." Communications of the ACM, March 1999 Issue. [10] A. Moukas, R. Guttman, and P. Maes. "Agent-mediated Electronic Commerce: An MIT Media Laboratory Perspective." Proceedings of the First International Conference on Electronic Commerce (ICEC'98), Seoul, Korea, April 1998.


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