A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de coorte retrospectivo Título: Variação dos limiares audiométricos em trabalhadores submetidos a ruído ocupacional / Variation of audiometric thresholds.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de coorte retrospectivo Título: Variação dos limiares audiométricos em trabalhadores submetidos a ruído ocupacional / Variation of audiometric thresholds."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de coorte retrospectivo Título: Variação dos limiares audiométricos em trabalhadores submetidos a ruído ocupacional / Variation of audiometric thresholds among workers subjected to occupational noise Objetivo: Analisar a variação dos limiares entre as audiometrias de referência e final, ou seja, até o momento da realização do estudo para cada média de freqüências; comparar os limiares e as variações dos limiares audiométricos entre gêneros, idade, tempo de serviço e função ocupacional. Método: Foi realizado um estudo de coorte retrospectivo, individual, comparativo, através de um banco de dados de trabalhadores que tinham pelo menos duas audiometrias. Para análise estatística, foram utilizados os testes Qui-Quadrado, Fisher, Mann-Whitney, Spearman e de Wilcoxon.

2 Estudo de coorte prospectivo Título: Riscos associados ao processo de desmame entre crianças nascidas em hospital universitário de São Paulo, entre 1998 e 1999: estudo de coorte prospectivo do primeiro ano de vida. Objetivo:descrever a prática do aleitamento materno de crianças nascidas em um hospital universitário em São Paulo, e identificar fatores associados com a duração do aleitamento materno e aleitamento materno exclusivo. Criou-se uma coorte potencial de 506 recém-nascidos, destas, foi possível utilizar informações de 450 que tinham dados sobre alimentação, pelo menos, até o segundo mês de vida. A mãe anotava diariamente, em um questionário de freqüência alimentar, os alimentos consumidos pela criança Método:Estudou-se uma coorte de crianças nascidas na maternidade de um hospital universitário, situado no Município de São Paulo. Concordaram em participar da pesquisa 609 mães (limite da factibilidade operacional), selecionadas quatro ao dia, na ordem de internação por ocasião do parto, a partir de outubro de No período de um ano, foram realizadas oito entrevistas com a mãe, sendo a primeira no hospital e as seguintes no domicílio, programadas para as idades de 15, 30, 60, 90, 180, 270 e 360 dias de vida da criança. Cada mãe recebeu, periodicamente, um questionário de freqüência alimentar qualitativo, desenhado na forma de planilha de leitura ótica, para anotação diária da alimentação da criança. O primeiro questionário de freqüência alimentar era deixado com a mãe na entrevista inicial no hospital, para que ela anotasse, diariamente, em sua casa, os alimentos e preparações consumidos pela criança. Nas visitas domiciliares, a entrevistadora revisava as anotações, recolhia os questionários e entregava um novo para o período seguinte; cada questionário permitia anotações de um período de 60 dias.

3 Estudo Descritivo Título: Prevalência da Hipertensão Arterial Sistêmica na População Urbana de Passo Fundo (RS) OBJETIVO: Avaliar a prevalência de hipertensão arterial sistêmica (HAS) na população urbana da cidade de Passo Fundo (RS). MÉTODOS: Estudo observacional, descritivo e transversal de base populacional de uma amostra aleatória significativa da população em estudo. O critério para HAS foi 160/95mmHg. A média das últimas três aferições da pressão arterial (PA) foi utilizada nas análises. A amostra foi composta por 206 indivíduos. Houve correção dos níveis pressóricos em relação ao diâmetro do braço. A entrevista foi feita com questionários estandardizados.

4 Estudo Analítico PERFIL EPIDEMIOLÓGICO, TRATAMENTO E SOBREVIDA DE PACIENTES COM CÂNCER BUCAL EM TAUBATÉ E REGIÃO Objetivo: delinear o perfil epidemiológico dos pacientes com câncer bucal atendidos de 1993 a 1998, na Clínica de Diagnóstico Bucal do Departamento de Odontologia da UNITAU, além de avaliar dados relacionados ao estadiamento clínico, tratamento proposto e sobrevida. Método: análise retrospectiva dos prontuários de 35 pacientes com diagnóstico de câncer bucal, considerando-se as variáveis gênero, idade, raça, procedência, hábitos, localização, tempo de evolução e diagnóstico histológico da lesão, estadiamento da doença, tipo de tratamento e sobrevida do paciente. Foi utilizado o teste exato de Fisher para testar a dependência entre a variável sexo e o restante dos dados avaliados (p<5%).

5 Estudo Ecológico Correlação Mortalidade infantil por causas evitáveis no Brasil: um estudo ecológico no período Objetivo Métodos Trata-se de um estudo ecológico, cujas unidades de análise foram os 296 municípios brasileiros que apresentaram no censo do ano 2000 população superior a 80 mil habitantes. Variável dependente Coeficiente de mortalidade infantil ( Variáveis independentes Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM)CMI) por causas evitáveis, Coeficiente de Gini (Gini), Produto Interno Bruto (PIB) per capita, Acesso a serviços básicos, Estabelecimentos de saúde por 10 mil Habitantes, Despesa total com saúde por habitante, Médicos por mil habitantes.

6 Transversal Doenças sexualmente transmissíveis e gênero: um estudo transversal com adolescentes no Rio de Janeiro. Objetivo: identificar possíveis fatores de risco às DST na adolescência Método: estudo observacional, do tipo transversal cuja população alvo foi o público adolescente que procurou atendimento médico no NESA entre agosto de 2001 e julho de Amostra estudada foi de conveniência e a escolha dos participantes foi aleatória (não probabilística) entre os adolescentes que aguardavam atendimento em sala de espera. Desconhecia-se de antemão o motivo da consulta e se o adolescente era ou não sexualmente ativo. Na análise estatística das respostas às perguntas estruturadas utilizamos o teste Qui-quadrado com nível de significância de 95%.

7 Caso-controle Estudo caso-controle de indicadores de abandono em doentes com tuberculose Objetivos: Comparar características de pacientes que abandonaram o tratamento com os que não o abandonaram (controle), matriculados no CS-EPM/Unifesp, no período de 1995 a 1997, e verificar se os grupos educativos de sala de espera diminuíram a oco Método: Foi realizado estudo retrospectivo controlado com 100 pacientes (38 abandonos pareados para 62 controles) matriculados para tratamento de tuberculose, em que se verificaram as variáveis mais relacionadas ao abandono.

8 Caso-controle Aninhado Marcadores e fatores de risco para queratoses actínicas e carcinomas basocelulares: um estudo de caso-controle Objetivo identificar fatores de risco e marcadores de risco para lesões cutâneas prémalignas e malignas em uma população adulta de 50 anos ou mais de idade, em uma cidade do Sul do Brasil. Métodos O delineamento utilizado foi um caso-controle aninhado num inquérito de prevalência realizado em amostra de base populacional na cidade de Pelotas, RS. Detalhes do cálculo do tamanho da amostra e da metodologia do estudo de prevalência (ou transversal), de onde se originaram os casos e controles para o atual estudo, estão publicados em outro artigo. No inquérito de prevalência foi aplicado um questionário, em domicílios, aos adultos com mais de 50 anos (n = 1.292), com questões gerais demográficas (cor da pele, cor dos olhos, cor dos cabelos, sensibilidade da pele ao sol e idade); socioeconômicas (renda e escolaridade); hábitos de vida em geral (tempo de exposição ao sol no trabalho, fumo e álcool), bem como questões específicas sobre o aparecimento de lesões de pele nos últimos seis meses.

9 Estudo Clínico Randomizado Tratamento da Vaginose Bacteriana com Gel Vaginal de Aroeira (Schinus terebinthifolius Raddi): Ensaio Clínico Randomizado. Objetivo: comparar os resultados do tratamento da vaginose bacteriana com o gel de aroeira em relação a um placebo. Método: Realizou-se ensaio clínico randomizado incluindo 48 mulheres com queixa de corrimento vaginal e diagnóstico de vaginose bacteriana atendidas no Centro de Atenção à Mulher (CAM) do Instituto Materno-Infantil de Pernambuco, no período de junho de 2000 a junho de 2001.

10 Revisão Sistemática Apoio social e emocional durante a gestação para mulheres com risco aumentado de ter bebês com baixo peso ao nascer. Objetivos Avaliar os efeitos dos programas que oferecem suporte social adicional para gestantes com risco de ter bebês prematuros ou com baixo peso ao nascer. Método Estratégia de pesquisa The Cochrane Pregnancy and Childbirth Group Trials Register (30 de janeiro de 2003). Critério de seleção Ensaios clínicos randomizados que compararam o apoio adicional durante gestação de risco - realizado por um profissional (assistente social, obstetriz ou enfermeira) ou por um leigo com treinamento especial - com o tratamento de rotina. Suporte adicional foi definido como alguma forma de apoio emocional (ex.: aconselhamento, apoio emocional, escuta compreensiva) e informação/conselho por meio de visitas domiciliares ou durante consultas médicas, podendo incluir assistência material (ex.: transporte para o local das consultas médicas e tratamento de outras crianças em casa. Recompilação e análise de dados Os revisores independentemente avaliaram a qualidade dos estudos e extraíram os dados. Os dados foram analisados no programa RevMan duas vezes. Os autores dos estudos foram contados para a solicitação de informações adicionais.


Carregar ppt "Estudo de coorte retrospectivo Título: Variação dos limiares audiométricos em trabalhadores submetidos a ruído ocupacional / Variation of audiometric thresholds."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google