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1ª REUNIÃO 2011 SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SEJAM BEM VINDAS.

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Apresentação em tema: "1ª REUNIÃO 2011 SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SEJAM BEM VINDAS."— Transcrição da apresentação:

1 1ª REUNIÃO 2011 SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS SEJAM BEM VINDAS

2 PAUTA DA REUNIÃO SRM DIA 30 DE MARÇO DE 2011 Muitas vezes os problemas não são tão grandes e complexos quanto parecem, mas a forma como estamos encarando-os pode não ser a mais correta. O nosso olhar é que precisa ser modificado.[1][1] 1.Apresentação da nova equipe da Divisão de Programas Especiais. 2.Leitura da Ata da Reunião. 3.Leitura do texto: Andaimes e Construção. 4.Mostra do Power Point contendo as Políticas Públicas que norteiam o AEE. 5.Intervalo para um cafezinho. 6.Exercício compartilhado. 7.Discussão sobre os documentos a serem preenchidos pelas recursistas. 8.Preenchimento da ficha de atualização das recursistas e recolhimento das relações solicitadas (durante a reunião). 9.Avaliação do encontro (durante a reunião). 10.Mensagem final. [1][1] Desequilíbrios. Cezar Braga Said. Prefeitura de Petrópolis Secretaria de Educação Subsecretaria de Educação do Ensino Fundamental Assistência de Educação Especial Divisão de Programas Especiais

3 Andaimes e Construção Nos fundos do pátio onde eu moro,está surgindo um edifício. Faz quase um ano que um punhado de valentes pedreiros lá trabalha, dia após dia, noite adentro. O edifício sobe aos poucos, palmo a palmo, metro a metro. Eu nunca acompanhara, assim de perto, todo o complexo e lento do ritual de um grande edifício em construção, desde sua base inicial. Ultimamente fixei-me num detalhe: os andaimes do edifício vêm surgindo, nos fundos do pátio onde eu moro. Os andaimes sobem à medida que o prédio se eleva. Andaimes modernos com todas as cautelas de segurança. Empilhar, embutir janelas e aprumar paredes a 50, 80 ou 130 metros de altura, tem lá seus riscos, suas vertigens, seus perigos constantes. São uns valentes, esses obreiros das grandes altitudes. O prédio que eu vi surgir, desde seus fundamentos, está quase pronto: 32 andares e os andaimes estão desaparecendo gradativamente. Foram úteis mas já estão sobrando agora. Cumpriram sua tarefa, na parte externa o edifício foi concluído. O acabamento interno, onde os operários trabalham agora, não reclama andaimes. Andaimes e construções... Acompanhando de perto o nascimento daquele grande edifício de 32 andares, a ilação brotou espontaneamente... Deus é o verdadeiro arquiteto do universo! O grande engenheiro do mundo, da vida, mas ele convidou-nos a colaborar na construção do mundo, da história, da civilização. Gente séria, comprometida com a obra, dos pés à cabeça. Penso em mim mesmo. E sinto-me com jeito de andaimes... Andaime ajuda. Andaime cumpre serviço. O prédio da vida, do mundo, da história...é Deus que constrói basicamente. Como arquiteto-mor, como engenheiro principal. Nós, homens e mulheres, entramos como andaimes... O andaime não é essencial, mas ajuda, complementa e suplementa. Por isso mesmo, o andaime é humilde. Faz o serviço, cumpre sua tarefa e depois se retira ou é retirado... Algumas vezes, penso em realizar tudo sozinho, sem buscar e oferecer ajuda a quem necessita de mim! Que eu aprenda a lição dos prédios: meu papel é ser andaime. Andaime não tem serventia para uma tarefa isolada, ele só se faz necessário como parte integrante de uma construção, mas é tão gratificante ser andaime... Um simples andaime. Nada mais!!! Autor desconhecido

4 CONJUNTO DE ATIVIDADES E RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE, ORGANIZADOS INSTITUCIONALMENTE, PRESTADO COMPLEMENTARSUPLEMENTAR DE FORMA COMPLEMENTAR OU SUPLEMENTAR À FORMAÇÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, MATRICULADOS NO ENSINO REGULAR. O QUE É AEE? SEESP

5 COMPLEMENTAR - COMPLETAR, FAZER ÍNTEGRO - PROPOSTAS ALTERNATIVAS ÀS DA SALA DE AULA E NÃO REPETITIVAS - AÇÕES E PARTICIPAÇÃO ATIVA SUPLEMENTAR - ACRESCENTAR, ADICIONAR - QUE AMPLIA, POTENCIALIZA E NÃO ESTACIONA - SUPRIR OU COMPENSAR A FALTA, DANDO A MAIS

6 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO POLÍTICAS PÚBLICAS DECRETO Nº DE 17/09/2008 – Dispõe sobre o AEE RESOLUÇÃO Nº 4 DE 02/10/2009 – Diretrizes Operacionais para AEE NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 9/2010 – Orientações para a Organização dos Centros de AEE NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº11/ Orientações para AEE em Salas de Recursos Multifuncionais, nas escolas regulares

7 DECRETO Nº DE 17/09/2008 AMPLIAÇÃO DE ATENDIMENTO AEE (Implantação SRM) ENVOLVER A FAMÍLIA (Contraturno) PROMOVER A INCLUSÃO (Acesso, transversalidade, continuidade, CE) FORMAÇÃO CONTINUADA (cursos) DISTRIBUIÇÃO DE RECURSOS FUNDEB (Matrícula na escola e na SRM)

8 RESOLUÇÃO Nº 4 DE 02/10/2009 PÚBLICO ALVO DO AEE DISLEXIA NÃO ENTRAM: TDA-H – TRANSTORNO DE CONDUTA – DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM – DISLEXIA – DISORTOGRAFIA – DISCALCULIA – PROBLEMAS EMOCIONAIS – EPILEPSIA. DEFICIÊNCIA MENTAL (Hidrocefalia, Microcefalia, Síndrome de Down, Déficit Global do Desenvolvimento) DEFICIÊNCIA VISUAL (Cegueira, Baixa Visão) DEFICIÊNCIA AUDITIVA (Surdez) SURDOCEGUEIRA DEFICIÊNCIA FÍSICA (Paralisia Cerebral, Problemas de Locomoção em Membros Superiores e Inferiores) DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA (Paralisia Cerebral + DM + Outros) TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO (Autismo, Síndrome de Rett, Asperger, Psicose Infantil) ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

9 FUNÇÃO DO AEE: CONTRATURNO A) OFERTA DE FORMA NÃO SUBSTITUTIVA À ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, NO CONTRATURNO; B) ORGANIZAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE RECURSOS E SERVIÇOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE PARA ATENDIMENTO ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DESTES ALUNOS; C) A INTERFACE COM AS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR, PROMOVENDO OS APOIOS NECESSÁRIOS QUE FAVOREÇAM A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS CLASSES COMUNS, EM IGUALDADE DE CONDIÇÕES COM OS DEMAIS ALUNOS. NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 9/2010

10 NOTA TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 11/2010 ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE ELABORAR, EXECUTAR E AVALIAR O PLANO DE AEE DO ALUNO PROGRAMAR, ACOMPANHAR E AVALIAR A FUNCIONALIDADE E A APLICABILIDADE DOS RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE NO AEE, NA SALA DE AULA COMUM E NOS DEMAIS AMBIENTES DA ESCOLA PRODUZIR MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS

11 ESTABELECER A ARTICULAÇÃO COM OS PROFESSORES DA SALA DE AULA COMUM E COM DEMAIS PROFISSIONAIS DA ESCOLA ORIENTAR OS DEMAIS PROFESSORES E AS FAMÍLIAS SOBRE OS RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE ACESSIBILIDADE UTILIZADOS PELO ALUNO DESENVOLVER ATIVIDADES PRÓPRIAS DO AEE, DE ACORDO COM AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DOS ALUNOS


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