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N.O.i.S Núcleo Operacional de Implementação de Sistemas

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Apresentação em tema: "N.O.i.S Núcleo Operacional de Implementação de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 N.O.i.S Núcleo Operacional de Implementação de Sistemas
A sua melhor solução em TI.

2 N.O.i.S Sistema de Gerenciamento de Supermercado Nosso Cliente
KiBarato Projeto: Sistema de Gerenciamento de Supermercado N.O.i.S

3 Projeto KiBarato Sumário do Projeto Descrição do Sistema
Plano de Projeto Requisitos Casos de uso Analise e Diagramas Arquitetura e Modelagem Testes Implementação Demonstração

4 Descrição do Projeto KiBarato
Consistência Desenvolvimento de um software para armazenamento de dados e informações para um supermercado. Foco Gerenciamento de vendas/compras e na alocação dos funcionários por departamento. Objetivos A meta do software é automatizar a manipulação dos dados, provendo um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, bem como disponibilizar a criação de relatórios.

5 Plano de projeto Recursos Humanos Bruno Florêncio Pinheiro(Gerente)
Vinicius Cezar Monteiro de Lira (Sub-Gerente) Rafael Barbosa Gonçalves (Sub-Gerente) Danilo Torres Ferreira (Desenvolvedor) Antônio Carlos da Silva Júnior (Desenvolvedor)

6 Plano de projeto Recursos Utilizados – Hardware
Computadores dos laboratórios do Centro de Informática. Computadores pessoais de cada integrante.

7 Plano de projeto Recursos Utilizados – Software
Eclipse GanyMede – IDE de Java Java SE Development Kit (JDK) 6.0 – biblioteca de Java. Oracle – Banco de Dados Relacional SQL. OpenProj – utilizada no acompanhamento do projeto MS Project 2007 – utilizada no acompanhamento do projeto Jude – ferramenta UML JUnit – realização de testes Br Modelo – modelagem do BD Assembla.com – portal de controle de versão e processos

8 Plano de projeto Padrões e Políticas Modularização
Monitoramento do Cronograma Uso de padrões de Codificação Java e de Qualidade de Software. Usabilidade

9 Análise de riscos Classificação do Risco Impacto e Descrição do Risco
Estratégia de Diminuição e/ou Plano de Contingência Alta Conflitos com atividades de outras disciplinas. Alocação de um horário extra nos finais de semana. Médio Indisponibilidade de horário de alguns dos desenvolvedores. Se ocorrer a indisponibilidade de um dos componentes para a realização de uma tarefa, ela poderá ser alocada para outros. Pouca experiência em Banco de Dados. Treinar durante a disciplina de Gerenciamento de Dados e Informação.

10 Análise de riscos Classificação do Risco Impacto e Descrição do Risco
Estratégia de Diminuição e/ou Plano de Contingência Médio Tempo de desenvolvimento limitado. Gerenciamento e fiscalização do cronograma. Alta Pouca experiência nas ferramentas escolhidas Alocação de um horário semanal específico para estudos das ferramentas desde a fase de concepção. Média Doença do pessoal da equipe Reorganizar a equipe de maneira que haja mais superposição de trabalho e, portanto todos os membros compreendam as tarefas uns dos outros.

11 Análise de riscos Classificação do Risco Impacto e Descrição do Risco
Estratégia de Diminuição e/ou Plano de Contingência Alta Escolha Errada de Componente da Arquitetura Estudo prévio da viabilidade do desenvolvimento em cada possível ferramenta. Atraso Motivar a equipe a manter a pontualidade. Caso ocorram atrasos, alocação de horários extra. Médio Requisitos instáveis Boa concepção do documento e projeto.

12 requisitos Requisitos Não-Funcionais 1. Requisitos do Processo Ident.
Descrição RNF/PROC-01 Deverá rodar em desktop em qualquer Sistema Operacional, utilizando o SGBD Oracle. RNF/PROC-02 Deverá ser feita uma documentação que contenha o diagrama de classes e as informações sobre o código-fonte. RNF/PROC-03 Deverão ser utilizadas ferramentas CASE e a criação da modelagem deverá utilizar a linguagem UML.

13 requisitos Requisitos Não-Funcionais Requisitos do Produto Ident.
Descrição RNF/SEG-04 O software possuirá um sistema de restrição de acesso dos usuários aos dados de acordo com o nível hierárquico administrativo (Administrador e Funcionário). RNF/USA-07 A interface com o usuário deverá ser amigável e intuitiva para permitir a utilização de todas as funcionalidades do sistema, sem precisar para tanto algum treinamento intensivo prévio. RNF/MAN-08 Um bom tratamento de exceções é extremamente necessário para facilitar atividades de manutenção.

14 requisitos Requisitos Funcionais
Cadastros , consultas, atualizações e visualizações de informações [Cliente, Produto, Fornecedor, Funcionário, Estoque, Departamento] Geração de Relatórios Efetuar Login Efetuar e Visualizar Pedidos e Fornecimentos

15 Casos de uso (Funcionário)

16 Casos de uso (Administrador)

17 Casos de uso (Administrador)
RF-31 Nome: Efetuar Pedidos Descrição: O ator registrará os pedidos do cliente. Atores: Funcionário e Administrador. Prioridade: Essencial Requisitos Não Funcionais Associados: RNF/USA-07 RNF/PER-05 RNF/MAN-08 RNF/SEG-04 Entradas e pré-condições: Ter login cadastrado no sistema Login e senha correspondente Saídas e pós-condições: Pedido registrado no sistema. Fluxos de eventos Fluxo principal: O ator efetua o login no sitema. Lista os produtos escolhidos pelo cliente. Registra no sistema a lista de produtos. Fluxo secundário: Caso no passo 2, o sistema verificar que o cliente não esta cadastrado no sistema, uma mensagem de erro é enviada. Fluxo secundário 2: Caso no passo 2, o sistema verificar que algum produto escolhido não se encontra no estoque será enviada uma mensagem de erro para o usuário. Detalhamento de um caso de uso

18 Análise e diagramas Identificar as classes
Identificar as responsabilidades das classes Identificar os relacionamentos Identificar atributos

19 Análise e diagramas Detalhamento da seqüência de um caso de uso
Ex.: Cadastrar Produto

20 Análise e diagramas Detalhamento da seqüência de um caso de uso
Ex.: Cadastrar Produto

21 Arquitetura Camadas GUI Fachada Negócios Repositório Básicas

22 Arquitetura

23 Modelagem do banco de dados

24 Testes Teste do Banco de Dados Teste Funcional
Teste do Ciclo de Negócios Teste da Interface Teste de Segurança e de Controle de Acesso Teste de Carga

25 Caso de teste Detalhamento de um caso de teste Ex.: Efetuar Login ID
CT_030 Tipo do teste Funcional Objetivo Verificar se a tarefa logar no sistema está executando de maneira correta. Requisito [RF-30] Efetuar Login Pré-condição Login Senha Ter login cadastrado Nº. do Passo Passos Resultados Esperados 1 O Funcionário ou Administrador executará o software O sistema será iniciado e a tela de login será mostrada. 2 O Funcionário ou Administrador digitará no campo login o seu login e no campo senha a sua senha. O sistema deverá mostrar a tela de login com sucesso.

26 JUNIT

27 Demonstração

28 Perguntas?

29 Obrigado!


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