A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rafaela Rios e Alexandre Borba de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rafaela Rios e Alexandre Borba de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Rafaela Rios e Alexandre Borba de Oliveira
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC TREINAMENTO DE SIAFI PARA BOLSAS Elaborado por Rafaela Rios e Alexandre Borba de Oliveira Junho de 2010

2 Contatos: PRAEC – praec@unipampa.edu.br
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC Contatos: PRAEC – Rafaela Rios – Administradora – Coordenadoria de Contabilidade e Finanças – Márcio Machado Rocha – Contador –

3 Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC SIAFI Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal

4 Serão demonstradas as seguintes transações do SIAFI:
Cadastro de bolsistas (>ATUCREDOR) Consulta de domicílio bancário (>CONDOMCRED) Atualização de dados bancários (>ATUDOMCRED) Atualização de listas de credores (>ATULC) Consulta de listas de credores (>CONLC) Consulta da Ordem Bancária (>CONOB) Cadastro de bolsistas (>ATUCREDOR) Consulta de domicílio bancário (>CONDOMCRED) Atualização de dados bancários (>ATUDOMCRED) Atualização de listas de credores (>ATULC) Consulta de listas de credores (>CONLC) Consulta da Ordem Bancária (>CONOB) Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC Serão demonstradas as seguintes transações do SIAFI: Cadastro de bolsistas (>ATUCREDOR) Consulta de domicílio bancário (>CONDOMCRED) Atualização de dados bancários (>ATUDOMCRED) Atualização de listas de credores (>ATULC) Consulta de listas de credores (>CONLC) Consulta da Ordem Bancária (>CONOB)

5 Cadastro de servidores:
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC Cadastro de servidores: Nome completo do servidor CPF Endereço do campus onde o servidor está lotado Lembrete: acesse o SIAFI, pelo menos, uma vez por semana, para não perder a senha.

6 Processo de lançamento das bolsas PBDA e PBP:
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC Processo de lançamento das bolsas PBDA e PBP: Primeiro lançamento é mais demorado, pois envolve cadastramento de alunos novos; Os próximos lançamentos deverão ser feitos até dia 5, para que o pagamento possa ser feito até o 10º dia útil de cada mês; Tempo dos correios, tempo de execução financeiro pelo Setor Financeiro, tempo de execução pelo Banco.

7 Cadastramento de bolsista:
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC Cadastramento de bolsista: Recomenda-se que seja solicitado ao bolsista: Declaração para Cadastramento de Domicílio Bancário; Xerox do cartão bancário (ou do comprovante de abertura da conta); Xerox do CPF; Informação de endereço. Então, para receber a bolsa: CPF regularizado; Aluno titular de conta corrente (qualquer instituição financeira);

8 Fluxo do processo: Cadastramento de bolsistas no SIAFI;
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC Fluxo do processo: Cadastramento de bolsistas no SIAFI; Lançamento das bolsas no SIAFI; Impressão das LCs; Rubricar LCs; Memorando de encaminhamento das LCs; Encaminhar para Setor Financeiro (Execução) e PRAEC (Registro e Controle). Lembretes: Planilhas em Excel; Listas separadas do PBP (subdividido por modalidade) e do PBDA; A partir de maio, as bolsas passaram a ser pagas no próprio mês de vigência.

9 Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC
Problemas: Memorandos com data e referência de mês incorreta, sem numeração; Alunos informando contas poupança; Alunos com CPF pendente de regularização; Faltam páginas nas LCs; LCs fora do padrão recomendado; Esquecer de lançar bolsas de alguns alunos (atrasados); Incompatibilidade dos números constantes no Memo e nas LCs; Alunos com problemas nas contas, com bolsas sendo lançadas duas vezes.

10 Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC
Acesso a Rede Serpro: https://acesso.serpro.gov.br/HOD10/jsp/logonID.jsp

11 Principais teclas F1 (Opções de “Ajuda”) F12 (Retorna) F2 (Detalha)
Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC Principais teclas F1 (Opções de “Ajuda”) F12 (Retorna) F2 (Detalha) F3 (Sai) F8 (Avança) TAB (Intercala campos) CONTROL (Destravar tela) ENTER

12

13 Preencher na tela o CPF e a senha rede.

14 Repetir na tela abaixo o CPF e a senha rede.
Obs.: No primeiro acesso será necessária a criação de uma nova senha.

15 Preencher na linha de comando, “SF” ou “SIAFI” e dê Enter.

16 Preencher o CPF e a senha SIAFI.
Obs.: No primeiro acesso será necessária a criação de uma nova senha. No campo sistema, preencher “SIAFI2010” (≠ “SIAFI2009”).

17 Após o acesso com a senha SIAFI, aparecerá a tela para utilização dos comandos.

18 TRANSAÇÃO ATUCREDOR Permite a inclusão e a exclusão de PFs ou PJs no Cadastro de Credores, bem como a alteração dos dados. Permite também a inclusão do domicílio bancário do credor quando for a primeira inclusão.

19 Preencher na tela o CPF do aluno.

20 Realizar o cadastro dos dados como endereço, município, motivo, etc.
Obs.: 1) Para preencher o município, posicione o cursor e aperte a tecla F1. 2) No campo motivo colocar “INCLUSÃO”. Aparecerá a tela de dados bancários, no caso da primeira inclusão, ou o pedido de confirmação.

21 TRANSAÇÃO CONDOMCRED Permite a consulta ao Domicílio Bancário do Credor

22 Preencher com o CPF. Aparecerá a tela com os dados bancários cadastrados.

23 Código dos Bancos: 001 – Banco do Brasil 104 – Caixa Econômica Federal 041 – Banrisul 237 – Bradesco 341 – Itaú 409 – Unibanco 399 – HSBC 356 – Banco ABN AMRO Real 151 – Banco Nossa Caixa 033 – Banco Santander Banespa 748 – Banco Cooperativo Sicredi

24 TRANSAÇÃO ATUDOMCRED Permite a inclusão, a alteração, a exclusão ou a reinclusão dos Domicílios Bancários de credores.

25 Preencher com o CPF. E no campo Opção: “I” – Inclusão; “A” – Alteração; “E” – Exclusão; “R” - Reinclusão

26 Se utilizar a opção Inclusão aparecerá a tela abaixo:
Para a inclusão de domicílio bancário deverá ser preenchido o código do banco (BCO), a agência sem o dígito (AG) e a conta com o dígito (CONTA). No tipo de conta colocar “1” e no motivo preencher “INCLUSAO”.

27 TRANSAÇÃO ATULC Permite relacionar todos os credores a serem pagos, através de uma única Ordem Bancária de Banco (OB), e tendo como favorecido o domicílio bancário da UG emitente. O pagamento fecha a LC para alteração.

28 Preencher no campo Tipo de Pagamento “1” (Credita) e dê Enter.

29 Preencha o campo Credor/Favorecido com o CPF do aluno e no campo domicílio pressione F1 para localizar os dados bancários. Utilize a tecla TAB entre as linhas até chegar ao sétimo credor, quando então poderá ser pressionado Enter para a confirmar a lista.

30

31

32

33

34 Após o término do preenchimento e a confirmação dos dados aparecerá o nº da lista, que deverá ser anotado. O sistema irá então para a próxima página, até a inclusão total dos nomes.

35

36

37 Como imprimir listas: Ou, a cada página, pressionar CTRL + P após o Enter, quando aparecem os nomes dos credores.

38 Devem ser impressas todas as páginas da LC e o total em nº e R$ (CONLC).

39 Copiando uma lista existente:
Use o comando ATULC. Preencha o Número da Lista e pressione F4.

40 Marcar com “X” no campo ano corrente e Enter (2X) e confirmar com “S”.

41

42 Símbolo de que travou. Use CTRL.

43 Retornará para a tela do ATULC e aparecerá no campo Número da Lista, a lista gerada após a cópia. Após isso é só dar Enter e verificar e/ou alterar os dados.

44 Para excluir uma lista, use ATULC, coloque o Número da Lista e pressiona F5.

45 Exclusão “E” / Alteração “A”:

46 Inclusão:

47

48 TRANSAÇÃO CONLC Permite a consulta das listas de credores registradas em uma determinada Unidade Gestora (UG).

49 Colocar o número da lista a ser consultada.

50 Após preencher o número da lista a ser consultada e dar Enter, aparecerá a relação de listas geradas.

51 Essa tela deve ser impressa junto às páginas da LC.

52 Com o CONLC dá para consultar também: OB e Favorecido.

53 Ao pressionar F2 dá para detalhar a lista gerada.

54 Cancelamento Parcial: quando há problema com o CPF ou domicílio bancário de um ou alguns dos bolsistas de uma LC. Nesses casos, deve se regularizar a situação junto à Coordenadoria de Contabilidade e Finanças, o que não implica em envio de LC específica.


Carregar ppt "Rafaela Rios e Alexandre Borba de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google