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SCPC, CRÉDITO E CONSUMO Marcel Domingos Solimeo Economista e Superintendente Institucional da ACSP AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR.

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1 SCPC, CRÉDITO E CONSUMO Marcel Domingos Solimeo Economista e Superintendente Institucional da ACSP AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR CÂMARA DOS DEPUTADOS Brasília 19 de Setembro de 2007

2 SCPC - SERVIÇO CENTRAL DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO Fonte: SCPC / IEGV - ACSP

3 CONSULTAS AO SCPC E PRODUÇÃO INDUSTRIAL (IBGE) Fonte: IEGV / ACSP - IBGE

4 ACESSO AOS BENS DE CONSUMO Fonte: PNAD / IBGE Brasil(em %)

5 TEMPO ENTRE O DÉBITO E O REGISTRO AGOSTO / 2007 Fonte: SCPC / ACSP

6 COMUNICAÇÃO POR FAC Fonte: CORREIO a) 45,4% Endereço errado b) 18,4% Mudou-se c) 18,2% Não existe o número indicado d) 7,2% Desconhecido e) 1,4% Não encontrado f) 8,2% Outros g) 1,2% Sem Motivo Definido Devolução média de 10% das cartas Motivos da devolução:

7 FAIXA DE VALORES DE EXCLUSÕES NO SCPC DE 01/08 A 31/08/2007 – (PRINCIPAIS CÓDIGOS) Fonte: SCPC / ACSP

8 Fonte: DCI / IEGV - ACSP EDITAIS DE PROTESTOS

9 Fonte: CORREIO CUSTO DA POSTAGEM FAC NORMAL = R$ 0,90 FAC COM AR LOCAL = R$ 4,93 FAC COM AR ESTADUAL = R$ 5,20 FAC COM AR NACIONAL = R$ 5,48

10 CREDIBILIDADE DOS CORREIOS “Finalmente, é importante registrar, ainda, que a prova sobre o envio da correspondência é oriunda dos correios, que gozam de altíssima credibilidade perante a sociedade, sendo a instituição pública em que as pessoas mais confiam. Confirma tal assertiva a seguinte notícia publicada no site; http://www.an.com.br/2001/mai/30/0opi.htmhttp://www.an.com.br/2001/mai/30/0opi.htm, acessado em 21/3/2006: Levantamento da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA/USP). Realizado no ano passado e só agora divulgado, mostra o grau de confiabilidade dos brasileiros nas principais instituições do País.

11 CREDIBILIDADE DOS CORREIOS O quadro é interessante, pois revela no que e quanto a população de fato confia, ou desconfia. Em seguida, com 93% - recorde nos últimos anos – vêm os Correios como instituição nacional em que a população mais acredita A Família é a instituição que mantém a liderança do ranking de credibilidade dos brasileiros, com índice de 94%. Em seguida, com 93% - recorde nos últimos anos – vêm os Correios como instituição nacional em que a população mais acredita. Registre-se, ainda, que a estatal acaba de instalar sua 5.561ª agência, cobrindo, portanto, todo o território nacional. Presente em cada um dos municípios brasileiros, mantém ainda mais de 12 mil outros postos de atendimento.

12 CREDIBILIDADE DOS CORREIOS Assim, o envio da notificação pelos correios, como restou provado nestes autos, goza de presunção de credibilidade no sentido de ter chegado ao conhecimento do consumidor, ante a confiabilidade dos serviços prestados por referida instituição.” TJRO, 2ª Câmara Cível, Apelação Cível nº 100.001.2005.012495-0.

13 OBRIGADO !!! msolimeo@acsp.com.br


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