A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a ciência afinal? CAP. 1: INDUTIVISMO-CIÊNCIA COMO CONHECIMENTO DERIVADO DOS DADOS DA EXPERIÊNCIA Aluno:Juliano Jantsch Aluna:Andrieli Licenciatura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a ciência afinal? CAP. 1: INDUTIVISMO-CIÊNCIA COMO CONHECIMENTO DERIVADO DOS DADOS DA EXPERIÊNCIA Aluno:Juliano Jantsch Aluna:Andrieli Licenciatura."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a ciência afinal? CAP. 1: INDUTIVISMO-CIÊNCIA COMO CONHECIMENTO DERIVADO DOS DADOS DA EXPERIÊNCIA Aluno:Juliano Jantsch Aluna:Andrieli Licenciatura em química

2 Segundo o indutivismo o que é ciência? Ciência é como conhecimento derivado dos dados da experiência. Ciência é como conhecimento derivado dos dados da experiência.

3 Concepções aceitas sobre a ciência: Conhecimento cientifico é conhecimento provado; Conhecimento cientifico é conhecimento provado; A ciência é provada no que podemos ver,ouvir e tocar; A ciência é provada no que podemos ver,ouvir e tocar; A ciência é objetiva; A ciência é objetiva;

4 O que Galileu e Newton observaram sobre a experiência: A experiência é como fonte de conhecimento. A experiência é como fonte de conhecimento.

5 Primeira afirmação Indutivismo ingênuo: A ciência começa com a proposições de observação; A ciência começa com a proposições de observação; Exemplo; Exemplo; A meia-noite de 1ª de janeiro de 1975,marte apareceu em tal e tal posição no céu; A meia-noite de 1ª de janeiro de 1975,marte apareceu em tal e tal posição no céu; O papel do tornassol ficou vermelho ao ser imerso no liquido. O papel do tornassol ficou vermelho ao ser imerso no liquido.

6 Segunda afirmação do indutivismo ingênuo: Que todas as observações tem que ter afirmações ( teorias),mais essas teorias tem que ser cuidadosamente selecionada. Que todas as observações tem que ter afirmações ( teorias),mais essas teorias tem que ser cuidadosamente selecionada. Exemplos: Exemplos: 1. Da astronomia: os planetas se movem em elipses em torno de seu sol. 2. Da química: os ácidos fazem o tornassol ficar vermelho.

7 Terceira afirmação do indutivismo ingênuo: As condições que devem ser satisfeita para tais genelizações serem consideradas indutivistas: As condições que devem ser satisfeita para tais genelizações serem consideradas indutivistas: 1. O numero de proposições de observação que forma a base de uma generalização deve ser grande; 2. As observação devem ser repetidas sobre uma ampla variedade de condições; 3. Nenhuma proposição de observação deve conflitar com a lei universal derivada.

8 Raciocínio lógico:

9 Raciocínio lógico e dedutivo através da observação Quando um cientista tem leis e previsões em suas mãos,ele capaz de derivar delas várias explicações e previsões. Um tipo de derivação é chamada de raciocínio dedutivo. Quando um cientista tem leis e previsões em suas mãos,ele capaz de derivar delas várias explicações e previsões. Um tipo de derivação é chamada de raciocínio dedutivo. Exemplo: Exemplo: 1.Todos os livros de filosofia são chatos. 2.Este livro é um livro de filosofia. 3.Este livro é chato. O (1) e (2) são premissas e (3) é a conclusão O (1) e (2) são premissas e (3) é a conclusão

10 Previsões e explicações no relato indutivistas: A forma geral de todas as explicação e previsões pode ser assim resumida. A forma geral de todas as explicação e previsões pode ser assim resumida. 1. leis e teorias; 2. condições iniciais; 3. previsões e explicações.

11 A atração de indutivismo ingênuo: São mantidas do caráter da ciência; São mantidas do caráter da ciência; O indutivismo ingênuo justifica o poder da ciência de explicar e prever; O indutivismo ingênuo justifica o poder da ciência de explicar e prever; Raciocínio indutivo são objetivos; Raciocínio indutivo são objetivos; O conhecimento dedutivo a partir de deduções de observação. O conhecimento dedutivo a partir de deduções de observação.


Carregar ppt "O que é a ciência afinal? CAP. 1: INDUTIVISMO-CIÊNCIA COMO CONHECIMENTO DERIVADO DOS DADOS DA EXPERIÊNCIA Aluno:Juliano Jantsch Aluna:Andrieli Licenciatura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google